25 setembro 2014

CURSO DE MEDICINA EM BACABAL É UMA REALIDADE PRÓXIMA.

Apesar das dificuldades e do pouco apoio politico de seus representantes (Bacabal tem 01 senador, 02 deputados federais e 01 deputado estadual, mas somente um federal apoia o governo municipal), o Ministério da Educação (MEC) publicou na primeira semana deste mês de setembro de 2014, a lista de cidades selecionadas na segunda etapa para receber o curso de Medicina.

No Maranhão, Bacabal é a única cidade selecionada.

O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), começou em outubro de 2013. No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49 municípios. Destes, 39 preencheram os requisitos para receber os cursos e sete possuem pendências.

Bacabal está entre as cidades com pendências, elas têm prazo de seis meses para implementar as adequações recomendadas na rede pública de saúde. Só então poderão se habilitar a sediar os cursos.

A oferta desses cursos de Medicina será feita por instituições particulares. Em Bacabal, a provável instituição que pretende oferecer o curso de Medicina é a Faculdade de Educação de Bacabal (FEBAC), que já oferta os cursos de Enfermagem e Nutrição, dentre outros.

O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou que o país está inaugurando um novo modelo.

“Estamos assegurando que serão cursos de qualidade, com o apoio do poder público municipal.”

Um comentário:

  1. Mas será que realmente vem este tão sonhado e esperado curso de medicina para Bacabal?Ou é apenas mais uma historia qualquer?

    ResponderExcluir

Comente aqui. Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.