PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

segunda-feira, abril 27, 2015

Advogado tatuado... pode?

Publicado por Camila Arantes Sardinha.

Tatuagens são um grande tabu, sobretudo em meios como o do Direito, conhecido por seu caráter conservador e tradicionalista. Frequentemente esse assunto vem à tona, sendo que para muitas pessoas permeia a dúvida se seria um empecilho para exercer a advocacia ou cargo público no âmbito jurídico ter uma parte do corpo tatuada. 
Uma quantidade considerável de clientes espera, ainda que inconscientemente, encontrar o advogado vestido de terno e gravata, com cara de pessoa experiente e estudiosa. Frequentemente ouvimos comentários como "nossa, mas você é advogado? Não parece", simplesmente porque não estamos vestidos "a caráter".
Sendo assim, uma tatuagem em um local muito visível pode, sim, atrapalhar profissionalmente o advogado, especialmente se o cliente for pessoa mais conservadora ou de mais idade.
Cristalina a presença de um pré-julgamento e preconceito (de pré conceito, conceito formado preliminarmente, sem análise dos fatos). Afinal, é óbvio que o fato de um advogado ser tatuado não influencia em absolutamente nada em seu profissionalismo e sua competência (no sentido de capacidade). Entretanto, quando lidamos com pessoas, é bom levarmos em consideração algumas cautelas, a fim de não nos prejudicarmos, já que a primeira imagem que passamos ao cliente pode ser muito mais importante do que imaginamos.
Certa vez, em uma festa de batizado, estava conversando com um senhor de cerca de 70 anos, e depois de muitas horas de conversa ele me indagou a respeito da minha profissão. Quando comentei que era advogada, ele se espantou e disse: "mas com tatuagem?".
Já ouvi explicitamente de muita gente que "sei que é bobeira, mas tenho preconceito contra gente tatuada". Então, infelizmente, sou forçada a admitir que tatuagem, ainda hoje, é um tabu. E que uma tatuagem muito grande ou muito visível pode, sim, atrapalhar sua vida profissional, ao menos na advocacia.

É bobeira? Sim. Mas é um fato e deve ser considerado.

Um comentário:

e disse...

A TATUAGEM.

Pois é, importante que a tatuagem represente algo que faz parte da sua "essência" algo que represente o seu, existem muitas tatuagens legais por aí porém pouquíssimas tem significado para as pessoas, acho não vale a pena fazer uma tatuagem só porque você a achou legal, você precisa fazê-la tendo em mente que aquilo ficará para sempre em seu corpo então faça uma tatuagem simbolizando algo que ficará para sempre no seu coração, ou na sua mente, seja algo que você aprendeu, uma lição da vida que você jamais esquecerá talvez, sei que tem gente que diz que tatuagem é burrice já que o ser humano não sabe o que quer, mas digo “Se você fizer algo que estará para sempre em você". que lhe complete, que represente fisicamente algo dentro de você? Se você consegue se sentir mais completo com aquilo e que pode receber a admiração dos demais por enxergarem isso. Pois é uma tatuagem bem pensada nunca será motivo de arrependimento. Pois alguém que tenha tatuagens ou até mesmo que já tenha feito o seu primeiro desenho, não é mesmo? Esse tipo de situação pode fazer com que algumas pessoas pensem que esse tipo de arte corporal seja algo novo e comum ou que esteja “na moda” há pouco tempo. Contudo quero dizer, a história da tatuagem é bem antiga, mais como bem disse o Dr. ROGÉRIO ALVES. É bobeira? Sim. Mas é um fato e deve ser considerado.

Edmilson Moura,
Blog REBELDE SOLITÁRIO.

SUSTENTABILIDADE