O polemico e bem informado blog do Cabo Brito informou que o Ministério da Saúde constatou varias irregularidades no prédio que funciona o SAMU de Bacabal e na gestão dos salários, diárias, equipamentos de proteção individual, etc. Segundo o blog, se num prazo de 60 dias a Secretaria Municipal de Saúde de Bacabal não fizer as devidas correções nos erros encontrados e coloque em praticas as adequações sugeridas pelo o Ministério da Saúde, o SAMU Bacabal poderá ser transferido para a cidade de Santa Inês/MA.
A Secretaria então expediu a seguinte nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Vimos pelo presente esclarecer sobre a real situação do SAMU 192 de BACABAL. Tendo em vista que o programa SAMU 192 é financiado TRIPARITE, ou seja, recursos federais, estadual e municipal ; o ESTADO esteve em uma visita técnica entre os dias 10 e 11 de abril/2015, o qual constatou as condições de funcionamento do mesmo. Percebeu ali que a frota de ambulâncias encontra-se necessitando de ser renovada (atribuição federal), bem como que o prédio, no que diz respeito às instalações físicas, seja adaptado conforme a portaria 2048 do ministério da saúde(atribuição municipal) para que o MS possa renovar a frota muito breve.
As medidas estão sendo tomadas pelo GOVERNO MUNICIPAL, readequando a planta física e realizando as orientações feitas pela então, visita técnica. A Secretaria de Saúde enfatiza da magnitude que é o atendimento de urgência por este serviço juntamente com a administração municipal, incluindo também os esforços do Deputado Federal Alberto Filho que nos contemplou, através de EMENDA PARLAMENTAR,com 02 ambulâncias de apoio ao SAMU 192, ate que o Ministério da Saúde renove a nossa frota.Tais ambulâncias estão em fase de caracterização visual para então, nos dar suporte aos atendimentos.
Márcia Regina Souza Batista
Secretária Municipal de Saúde.
Opinião do
Não entendi se realmente existe o risco de Bacabal perder o SAMU para a cidade de Santa Inês.
Já perdemos o Hemomar. O Hospital de referência já é em Presidente Dutra. O hospital estadual é em Alto Alegre e Matões do Norte. Como bem lembrou um amigo, perdemos também a globo e a ferrovia para Santa Inês.
Daqui a pouco não vai restar nada para Bacabal. É saúde "made in fora".
Senhor Prefeito, grite, peça socorro. Senhores parlamentares, não esperem a hora da morte de Bacabal para segurarem o caixão.
Um comentário:
Mais uma compra premiada dá calote milionario em Viana Ma. dessa vez foi a vez da compra premiada eletronossa do tão conhecido chico do tote.
o mesmo está escondido em Bacabal.
ele deu um calote em Viana onde tinha uma compra premiada eletronossa onde funcionou ainda 3 anos e 7 meses, faturando por mes 300 mil reais.
Postar um comentário