31 outubro 2016

DIA DAS BRUXAS. EXPLORANDO O LÚDICO.


A autora e ilustradora Eva Furnari é um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira, nasceu em Roma, Itália, em 1948, e veio para o Brasil aos dois anos de idade.

Com uma admirável capacidade de encantar pequenos e grandes leitores, Eva consegue criar a magia entre a história e a ilustração, o fascínio que prende a atenção e a emoção que enche corações. Essa magia (ou seria feitiço?) podem ser encontrados em livros da autora, sendo muitos deles com bruxinhas. Em comemoração ao Dia das Bruxas, vale conhecer algumas dessas obras.

Uma das mais famosas personagens de Eva, a Bruxinha Zuzu, oferece uma incrível experiência para aqueles que estão começando a dar seus primeiros passos no mundo da leitura. Os livros dessa simpática bruxinha são compostos por tirinhas onde coisas divertidas e engraçadas acontecem. Junto de sua varinha e também do gatinho Miú, a Bruxinha Zuzu leva aos leitores uma maneira muito diferente de ler um livro: imaginando os diálogos. Com a ausência de falas ou mesmo de uma história escrita, os livros Bruxinha Zuzu e Bruxinha Zuzu e gato Miú (Editora Moderna) oferecem contato com um tipo diferente de linguagem que diverte e estimula a imaginação.

Eva também criou a Bruxa Zelda, que adora criar confusão. Com o Professor Bóris e seu assistente, Nicolino, os três vivem aventuras para lá de atrapalhadas lá na cidadezinha que moram chamada Piririca da Serra. Sempre atrás dos mais diversos feitiços e poções mágicas, a Bruxa Zelda conta com tudo aquilo que uma boa bruxa tem: caldeirão, vassoura voadora, ingredientes secretos, chapéu pontudo e muitas outras coisas. As aventuras dessa turma podem ser encontradas nos livros A Bruxa Zelda e os 80 docinhos e O feitiço do sapo (Editora Moderna).

Fonte: jornal O Estado.

Nenhum comentário:

CONCILIAÇÃO ITINERANTE EM BOM LUGAR.

 O  Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do projeto Conciliação está oeferencendo um serviço itinerante para  a população de Alt...