É #FAKE foto de Lula beijando as mãos de Xi Jinping; imagem foi criada com inteligência artificial
Ferramenta de detecção aponta que imagem foi criada com IA. Foto enganosa começou a circular após Lula ter dito que não aceitaria ordens de um "gringo" durante declaração contra tarifaço de Donald Trump.
Circula nas redes sociais uma foto que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beijando as mãos de Xi Jinping, presidente da China. É #FAKE.
Selo #FAKE — Foto: G1
🛑Como é a imagem?
Ela exibe Lula se curvando, segurando as mãos de Xi Jinping e levando-as até a boca, como em um gesto de reverência. No cenário atrás dos líderes, há duas bandeiras, uma do Brasil e a outra da China.
A foto aparece em posts do X e do Instagram desde 17 de julho deste ano. Na data, Lula afirmou durante uma reunião com a UNE (União Nacional dos Estudantes), em Goiânia, que não aceitaria ordens de um "gringo".
"Não é um gringo que vai dar ordem a este presidente da República", disse após criticar a taxação de Donald Trump a produtos brasileiros.
Veja dois exemplos de legendas que têm circulado com a foto:
- "'Não é gringo que vai me dar ordens'. - Lula, vassalo do ditador chinês".
- "É bem simples! Ou somos aliados dos EUA ou da China! Eu prefiro ser aliado de um país onde existe liberdade de expressão!".
⚠️ Por que isso é mentiroso?
A foto não é verdadeira — ela foi criada com inteligência artificial.
O Fato ou Fake submeteu o conteúdo ao Hive Moderation, ferramenta que detecta o uso de IA em imagens e vídeos. Resultado: há 99,9% de chances de o conteúdo ter sido produzido com esse recurso.
O material apresenta sinais de manipulação, que podem ser percebidos em distorções dos dedos de Lula e erros ortográficos na bandeira do Brasil.
O lema "Ordem e Progresso" não está escrito corretamente, algo comum em textos de imagens produzidas com IA (veja abaixo).
Foto criada com inteligência artificial apresenta distorções nas mãos de Lula e na bandeira do Brasil. — Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.