As "emendas Pix" ganharam essa alcunha por permitirem o repasse de recursos federais a estados e municípios por meio de transferência direta aos cofres do ente federado, sem que fosse identificado o político responsável pela indicação.
![]() |
Flávio Dino suspendeu repasses de emendas pix (Antonio Augusto / STF) |
As "emendas Pix" ganharam essa alcunha por permitirem o repasse de recursos federais a estados e municípios por meio de transferência direta aos cofres do ente federado, sem que fosse identificado o político responsável pela indicação, como o dinheiro foi utilizado ou o beneficiário final do dinheiro público.
A suspensão determinada por Dino atinge emendas com suspeitas de irregularidades diversas identificadas pela Controladoria-Geral de União (CGU) que, por ordem do Supremo, auditou a execução das emendas Pix. Dino determinou que a Polícia Federal (PF) investigue tais suspeitas.
Em outra decisão, também desta segunda (15), Dino determinou que informações do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre repasses de R$ 85 milhões, relativos a 148 emendas individuais sem plano de trabalho cadastrado, sejam encaminhadas para que a PF apure possíveis desvios na aplicação dos recursos públicos.
“A instauração dos inquéritos deverá ser realizada por estado, a fim de apurar a eventual prática dos seguintes ilícitos penais: prevaricação, desobediência a ordem judicial, emprego irregular de verbas públicas, peculato, corrupção, entre outros que se revelem no curso das investigações”, detalhou Dino
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), em cumprimento à decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854/DF, de relatoria do Ministro Flávio Dino, publicou, na edição do dia 30.05.2025, a convocação aos Municípios maranhenses beneficiários de transferências especiais oriundas de emendas parlamentares (emendas PIX), no período de 2020 a 2023.
Os municípios convocados tinham vinte dias corridos, a contar da publicação da convocação, informar:
- a existência ou não de planos de trabalho referentes às mencionadas transferências e, em caso de existência dos mesmos,
- encaminhar cópia da documentação correspondente, contendo os elementos exigidos pela Administração Pública Federal.
Dentre os municípios convocados temos Bacabal, Lago Verde e Bom Lugar.
Acho bom voce cobrar no seu município, porque para o TCE MA mesmo, ninguém respondeu onde colocou o dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante.