Júnior Pacífico de Paula está de volta ao nosso Espaço Aberto e trás um tema muito atual e polêmico.
Não deixe de ler:
A REBELIÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
![]() |
| Júnior Pacífico de Paula – Engenheiro – Empresário – Ambientalista |
Nos estúdios cinematográficos de Hollywood, já foram feitos dezenas de filmes futurológicos, onde as máquinas dominam o Planeta Terra e os seres humanos se transformam em meros coadjuvantes da vida do Planeta. Porém, o que parecia ser apenas um roteiro de filmes, já é uma realidade, no final de julho de 2026, durante uma fase de testes na empresa americana OPENAI, os computadores saíram do controle e em um ataque sem precedentes, sem nenhum comando humano, realizaram um ataque cibernético autônomo contra a startup Hugging Face, ou seja, o sistema de IA utilizou de recursos próprios para invadir os servidores da Hugging. Com um agravante, a velocidade das máquinas é tamanha, que os humanos não conseguem detectar com os sistemas tradicionais de defesa cibernética, este comportamento.
O fato tem gerado muitas discussões entre governos, cientistas e principalmente entre os donos das grandes empresas de tecnologia, as BIGTEC que são o Google, Apple, Microsoft, Amazon e a Meta (dona do Facebook, Instagram e Whatsapp).
O sempre bastante discreto superbilionário dono da Microsoft Bill Gates, declarou que a IA tem que rever a velocidade como está desenvolvendo seus modelos. O super executivo Dario Amodei da empresa americana Anthropic, que é uma das principais empresas de IA no mundo, declarou que “as pessoas podem perder o controle da IA, e que ela pode ser mal utilizada para ataques cibernéticos e de bioterrorismo, a IA pode no futuro extinguir a raça humana e em poucos anos poderá dominar toda internet.”
Após o ocorrido até mesmo a ONU (Organização das Nações Unidas), pediu uma regulamentação urgente da IA tendo em vista um risco sem precedentes que pode atingir toda
a humanidade.
O famoso astrofísico britânico Stephen Hawking (1942-2018), tinha duas grandes preocupações, a primeira em relação aos foguetes lançados, que têm a exata localização do Planeta Terra no cosmo, o que poderia guiar para nosso Planeta, seres alienígenas mais desenvolvidos, que poderiam dominar a Terra, porém, sua grande preocupação era o desenvolvimento de máquinas inteligentes que fugissem do controle humano e que passassem
a controlar o Planeta.
A única pessoa que se posicionou contra um maior controle da IA, foi o folclórico Presidente americano Donald Trump, que chamou o fato de conspiração doentia, segundo ele, a desaceleração nas pesquisas da IA, teria um grande beneficiado final, a China e que os alertas são feitos por traidores da Pátria.Bem, os novos tempos chegaram, novos desafios são colocados na nossa frente, o desenvolvimento humano não tem retorno, todos os dias são feitas descobertas incríveis, o homem prova quanto a sua criatividade é incomensurável, o que assusta é a velocidade das inovações, é o homem brincando de ser Deus, há pouco tempo em um programa de televisão norte americano, perguntaram a um comediante se ele teria medo da IA, ele respondeu que não, pois qualquer problema era só desligar a máquina da tomada, o problema é que as máquinas vão logo aprender como reconectá-las a rede elétrica.
Talvez, portanto, o maior desafio da inteligência artificial não seja impedir que as máquinas pensem, mas garantir que o ser humano continue capaz de decidir até onde elas podem ir.

Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI. 👆
Sua opinião é importante.