Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS ▶️ ARRECADAÇÃO OU SONEGAÇÃO? O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de audiência pública na Câmara dos Deputados ▶️ ATAQUE A TIROS em escola no Ceará deixa 2 alunos mortos e 3 feridos. Disparos partiram do lado de fora do colégio, localizado em Sobral. ▶️ BRASIL BRILHA Com direito a recorde mundial, Brasil brilha no Mundial de natação. Equipe brasileira conquista mais seis medalhas nesta quarta. ▶️ FLAMENGO GANHA NOS PÊNALTIS E SEGUE VIVO NA LIBERTA. ASSISTA AOS PÊNALTIS ' 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

03/06/2025

Mutirão para reduzir filas do SUS

 

Hospitais universitários fazem mutirão para reduzir filas do SUS

Ideia é que unidades abram aos sábados ou em 3º turno, diz ministro
Gésio Passos* - repórter da Rádio Nacional
Brasília (DF), 31/05/2025 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa da entrega de equipamentos para o mutirão de múltiplas cirurgias no hospital universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à empresa brasileira de serviços hospitalares (Ebserh). A ação, que prevê a realização de cirurgias e exames de coloproctologia, integra o Agora Tem Especialista, programa que visa reduzir o tempo de espera por exames, cirurgias e atendimentos especializados no SUS .
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
© Jose Cruz/Agência Brasil

O primeiro mutirão do novo programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, ocorreu neste sábado (31), em nove hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa busca utilizar infraestrutura pública e privada para reduzir as filas de procedimentos não emergenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no Hospital Universitário de Brasília (HUB) para acompanhar o mutirão, que realizou 28 cirurgias eletivas, além de 28 exames de coloproctologia (procedimento que avalia a saúde do intestino).

Segundo Padilha, a ideia é que os hospitais universitários passem a funcionar aos sábados ou em terceiro turno para atendimento eletivo, aumentando a capacidade da rede pública.

"Isso significa um esforço do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ebserh. Esse ano a Ebserh tem como meta aumentar em 40% a quantidade de cirurgias eletivas que realiza. O Ministério da Saúde coloca R$ 100 milhões para essa ação, reforçando os recursos que já são do MEC e da Ebserh", detalhou o ministro.

Ouça também: SUS realizou maior número de cirurgias eletivas da história em 2024

Ainda foi inaugurado no Hospital Universitário de Brasília um tomógrafo e outro mamógrafo, para ampliar o número de exames. Eles custaram mais de R$ 7 milhões.

No dia 5 de julho vai ocorrer o Dia E Nacional, para mobilizar hospitais universitários de todo país para ampliação de atendimento médico eletivo.

O programa “Agora Tem Especialistas” foi lançado por Medida Provisória nessa sexta-feira. A ação permite ainda o credenciamento de estruturas privadas que tenham interesse em oferecer atendimento e tratamento ao SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante.

MATÉRIA EM DESTAQUE

JOÃO ALBERTO REBATE CRÍTICAS.

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.