Pular para o conteúdo principal

O DESTINO DE MANUEL DA CONCÓRDIA ESTÁ LIGADO AO DE OTHELINO NETO.

 STF decide se Othelino poderá comandar Alema até a 5ª vez consecutiva.


O blog do Abel Carvalho publicou a notícia de que o  STF (Supremo Tribunal Federal) vai decidir se o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), caso reeleito deputado em outubro, poderá comandar a Casa até a 5ª vez consecutiva.

Esse julgamento pode acabar repercutindo na eleição da Câmara Municipal de Bacabal, como já alertamos na matéria O PRINCIPIO DA SIMETRIA PODE ATRAPALHAR MANUEL DA CONCÓRDIA.

O julgamento será no plenário virtual do STF no qual os 11 ministros apresentam seus votos no sistema do tribunal, portando, não teremos uma transmissão ao vivo pela TV Justiça. Inicialmente agendado para começar no dia 1ª de abril e terminar no dia 8, o julgamento foi adiado e ainda não tem data para voltar a pauta.

Vejam como o caso é semelhante. O Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão assumiu controle da Casa pela primeira vez em 2018, para mandato-tampão. Ele foi eleito e reeleito posteriormente, seguindo a Constituição. Em Bacabal, Manoel da Concórdia já foi presidente da Câmara Municipal por por quatro mandatos, sendo dois durante a gestão de Lisboa e outro no mandato de Zé Alberto. Em 2018 assumiu um mandato-tampão quando Edvan assumiu a prefeitura. Depois foi eleito pela quarta vez como presidente para o biênio 2020/22 e pretende disputar a reeleição para o biênio 2023/24.

A discussão se pode ou não ainda  é  consequência do julgamento que declarou constitucional a reeleição de Othelino para presidência do Legislativo maranhense para o biênio 2021-2022. No acórdão, o Supremo não esclareceu os efeitos práticos da decisão que permite uma única reeleição sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, independentemente se na mesma legislatura ou não.

Então vamos aguardar o julgamento para saber se Manuel da Concórdia poderá concorrer ao seu quinto biênio a frente do legislativo municipal, mas há quem diga que, mesmo com s decisão do STF, Manuel ainda poderá ser candidato.

 Será ? 

Isso já é assunto para outra matéria. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CPMI DO INSS

Ex-dirigente do INSS nega ter cometido irregularidades em depoimento à CPMI Em depoimento à CPMI do INSS, o ex-coordenador Jucimar da Silva negou participação na autorização de descontos associativos, afirmando atuar apenas na folha de pagamento.  Ele disse não ter indicação política e que seus pareceres eram técnicos.  O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), contestou, citando saltos nos descontos ilegais e pareceres favoráveis a entidades investigadas, como Conafer e Contag. Suspenso da função por ordem da Justiça, Jucimar reiterou que não tinha poder decisório. Ouça a reportagem da Rádio Senado:

BOULOS CONTRARIA JANJA

  Boulos contraria Janja e bateu o martelo sobre quem comandará a Secretaria de Juventude, pasta mais importante de seu ministério. A escolhida foi a pernambucana Vitória Genuíno, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Ou seja, a nova comandante da Juventude será do grupo Boulos. S egundo fontes do Palácio do Planalto, Janja tentava, desde o início do terceiro mandato do marido, emplacar como secretário o influenciador René Silva, fundador do jornal comunitário “Voz das Comunidades”. Agora é esperar pra saber se a primeira dama vai aceitar essa puxada de tapete. 

NEGÓCIOS

  A nova amiga da Puma é a Anta  Ficou confuso? Calma, estamos falando de business .  As ações da Puma dispararam mais de 9% no  pre-market  após a chinesa  Anta Sports comprar 29% da marca por € 1,5 bilhão,  tornando-se a maior acionista da empresa alemã. O mercado leu o movimento como voto de confiança para a gigante esportiva num momento em que a empresa tenta se reerguer após  perder quase 50% de seu valor no ano passado . Enquanto a Puma passa a ganhar força na Europa e América Latina, o acordo faz com que a Anta acelere sua expansão no Ocidente, aumentando seu portfólio, que já conta com FILA, Salomon, Wilson, Arc'Teryx e outras.