Pular para o conteúdo principal

PEC propõe idade mínima de 50 anos no STF.

 PEC propõe idade mínima de 50 anos no STF; média atual é de 55 anos

Protocolada no Senado, proposta quer alterar a idade mínima - de 35 para 50 anos - dos novos integrantes do Supremo Tribunal Federal  Além de instituir mandato fixo de 15 anos a seus integrantes, a proposta quer modificar a idade mínima para o ingresso na Corte.

Mudanças são necessárias, mas certamente a idade mínima não é o centro do problema. A média de idade dos ministros que ingressaram no STF nas últimas cinco décadas é ainda maior: 55 anos.

Não concordo com o texto da  PEC 51/23 quer mexer com a composição e funcionamento do STF, mas certamente o senado pode dar uma contribuição mais relevantes. Deixo algumas propostas:

  • É necessário pensar em delimitar o objeto de atuação da corte para impedir que julgue qualquer tipo de caso. 
  • É necessário displinar o processo de punição por eventual abuso de autoridade dos Ministros. 
  • É necessário limitar as matérias que podem ser objetos de decisão liminar. 

São apenas algumas sugestões, das muitas que podem melhorar a atuação do STF.

Mas será que vai surtir efeito essa pretendida alteração?

Vejam uma ótima matéria sobre o tema no  link:

Migalhas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CPMI DO INSS

Ex-dirigente do INSS nega ter cometido irregularidades em depoimento à CPMI Em depoimento à CPMI do INSS, o ex-coordenador Jucimar da Silva negou participação na autorização de descontos associativos, afirmando atuar apenas na folha de pagamento.  Ele disse não ter indicação política e que seus pareceres eram técnicos.  O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), contestou, citando saltos nos descontos ilegais e pareceres favoráveis a entidades investigadas, como Conafer e Contag. Suspenso da função por ordem da Justiça, Jucimar reiterou que não tinha poder decisório. Ouça a reportagem da Rádio Senado:

BOULOS CONTRARIA JANJA

  Boulos contraria Janja e bateu o martelo sobre quem comandará a Secretaria de Juventude, pasta mais importante de seu ministério. A escolhida foi a pernambucana Vitória Genuíno, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Ou seja, a nova comandante da Juventude será do grupo Boulos. S egundo fontes do Palácio do Planalto, Janja tentava, desde o início do terceiro mandato do marido, emplacar como secretário o influenciador René Silva, fundador do jornal comunitário “Voz das Comunidades”. Agora é esperar pra saber se a primeira dama vai aceitar essa puxada de tapete. 

NEGÓCIOS

  A nova amiga da Puma é a Anta  Ficou confuso? Calma, estamos falando de business .  As ações da Puma dispararam mais de 9% no  pre-market  após a chinesa  Anta Sports comprar 29% da marca por € 1,5 bilhão,  tornando-se a maior acionista da empresa alemã. O mercado leu o movimento como voto de confiança para a gigante esportiva num momento em que a empresa tenta se reerguer após  perder quase 50% de seu valor no ano passado . Enquanto a Puma passa a ganhar força na Europa e América Latina, o acordo faz com que a Anta acelere sua expansão no Ocidente, aumentando seu portfólio, que já conta com FILA, Salomon, Wilson, Arc'Teryx e outras.