Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS ▶️ ARRECADAÇÃO OU SONEGAÇÃO? O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de audiência pública na Câmara dos Deputados ▶️ ATAQUE A TIROS em escola no Ceará deixa 2 alunos mortos e 3 feridos. Disparos partiram do lado de fora do colégio, localizado em Sobral. ▶️ BRASIL BRILHA Com direito a recorde mundial, Brasil brilha no Mundial de natação. Equipe brasileira conquista mais seis medalhas nesta quarta. ▶️ FLAMENGO GANHA NOS PÊNALTIS E SEGUE VIVO NA LIBERTA. ASSISTA AOS PÊNALTIS ' 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

08/05/2025

Lourival Cunha: Maio Amarelo 2025 - “Desacelere: Seu Bem Maior é a Vida”

por Abel CarvalhoAbel Carvalho

















Lourival Cunha, engenheiro e advogado - Neste ano, a campanha traz como tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, reforçando a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito para a preservação da vida. ​

O mês de maio chegou e, com ele, o Maio Amarelo 2025 — um movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros, mortes e feridos no trânsito. Neste ano, a campanha traz como tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”.

Assim, reforçando a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito para a preservação da vida. ​ A abertura oficial do Maio Amarelo 2025 ocorrerá no dia 5 de maio, em Brasília/DF. Além disso, contará com a presença de autoridades nacionais, representantes de entidades de trânsito e o lançamento de uma série de ações educativas que serão realizadas ao longo do mês.

​O movimento, coordenado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), busca colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento. ​

O Maio Amarelo é uma campanha internacional e apartidária. Nela, o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil se unem com a intenção de discutir e criar estratégias voltadas à segurança no trânsito que ajudem a reduzir o número de mortes e sinistros. ​

Velocidade: um fator crítico no trânsito
A velocidade excessiva continua sendo uma das principais causas de acidentes graves no trânsito brasileiro. Segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), em maio de 2024, foram registradas quase 3 milhões de infrações por excesso de velocidade no país. ​

Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal do Trânsito, destaca a importância de respeitar os limites de velocidade.

“Quanto mais rápido os veículos estão, quando acontecer uma desaceleração brusca por um atropelamento, uma colisão, mais energia disponível para destruir estará presente. Não é à toa que velocidade é o principal fator envolvido nos sinistros mais graves. E o esforço para que a velocidade seja respeitada existe no mundo inteiro”.

Ele também ressalta que, mesmo com cinto de segurança e airbag, acima de um certo limite, podemos ferir gravemente nosso frágil corpo quando houver uma desaceleração abrupta, que é o que acontece nos sinistros de trânsito.
“Vejam que não se trata de uma lei de trânsito, mas sim, de uma lei da Física. Da Natureza. Ou seja, é coisa do Universo. Respeitemos”, alerta o especialista”.

Portal do Trânsito no Maio Amarelo 2025
O Portal do Trânsito e a Tecnodata Educacional, mais uma vez, apoiam o Maio Amarelo 2025 e divulgarão as ações que ocorrerão em todo país.​ “Para nós, do Portal do Trânsito e da Tecnodata, todos os meses são amarelos. E todas as ações no sentido de buscar a redução dos índices de mortalidade do trânsito brasileiro, como é o Maio Amarelo, são bem-vindas e merecem o apoio de toda a sociedade”, afirma Mariano.

O especialista destaca também que o trânsito é um ambiente de muitos contágios. “Aquela indignação, aquele estresse, aquela preocupação, facilmente atravessam a lataria e penetram nos outros veículos. Olhares furiosos ou amedrontados conectam cérebros sensíveis e tudo ganha contornos de caos. Ou de harmonia, se os ânimos forem de empatia, de colaboração, de boas intenções. No trânsito, espalhe o bom contágio”, declara.​ 

Fonte: portaldotransito.com.br

A VIOLÊNCIA DO TRÂNSITO TEM JEITO, é só as autoridades implementarem os remédios eficazes: Educação para o Trânsito, Fiscalização ampla e rigorosa e uma boa Infraestrutura das vias.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa dos sábados do Jornal O Imparcial
Facebook: campanha SOS Vida
Instagram: sosvidapaznotransito
X: @valorizacaovida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante.

MATÉRIA EM DESTAQUE

JOÃO ALBERTO REBATE CRÍTICAS.

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.