Pular para o conteúdo principal

NEGÓCIO FAMÍLIAR NÃO É PARA BENEFICIAR PARENTES.

 

Empresas como Itaú, Rede Globo, Votorantim, Gerdau, Saraiva, Carrefour e tantas outras nasceram de uma gestão familiar. Dá para sonhar um dia estar à frente de um grande empreendimento, que come- çou pequeno, contando basicamente com familiares. Porém, é imperativo que o clã sirva ao negócio e não o contrário. É dentro dessa perspectiva que a confiança e o comprometimento familiar são capazes de favorecer o resultado final.


Seguem dicas de José Renato de Miranda, diretor da Consultoria de Impacto - Gestão & Equipes:

“a profissionalização da gestão é um dos pontos vitais para a sustentação de qualquer negócio e ela deve ser adotada desde o início do empreendimento, o que se aplica também às empresas familiares”. 


É necessário observar que 73% das empresas não passam de quatro anos de vida e um dos motivos que levam a isso tem origem em conflitos familiares.


“A empresa que funciona com uma gestão profissional, sem estar centralizada no fundador, vale o dobro ou o triplo pela sua sustentabilidade, que independe do conceito pessoal do proprietário.” 


Hoje, mais empresários entendem que a alta competição exige dar resposta ao mercado, ao cliente, e não à família.  Entre as empresas familiares bem sucedidas, 82% investem prioritariamente em gestão.


“Parentes têm enorme dificuldade para fazer que a família trabalhe 100% para a empresa. Sem contar que não é fácil evitar a aceleração de pequenos desgastes de fundo emocional e suscetíveis a influências externas, como opinião de genros, noras etc.”  diz José Renato de Miranda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CPMI DO INSS

Ex-dirigente do INSS nega ter cometido irregularidades em depoimento à CPMI Em depoimento à CPMI do INSS, o ex-coordenador Jucimar da Silva negou participação na autorização de descontos associativos, afirmando atuar apenas na folha de pagamento.  Ele disse não ter indicação política e que seus pareceres eram técnicos.  O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), contestou, citando saltos nos descontos ilegais e pareceres favoráveis a entidades investigadas, como Conafer e Contag. Suspenso da função por ordem da Justiça, Jucimar reiterou que não tinha poder decisório. Ouça a reportagem da Rádio Senado:

BOULOS CONTRARIA JANJA

  Boulos contraria Janja e bateu o martelo sobre quem comandará a Secretaria de Juventude, pasta mais importante de seu ministério. A escolhida foi a pernambucana Vitória Genuíno, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Ou seja, a nova comandante da Juventude será do grupo Boulos. S egundo fontes do Palácio do Planalto, Janja tentava, desde o início do terceiro mandato do marido, emplacar como secretário o influenciador René Silva, fundador do jornal comunitário “Voz das Comunidades”. Agora é esperar pra saber se a primeira dama vai aceitar essa puxada de tapete. 

NEGÓCIOS

  A nova amiga da Puma é a Anta  Ficou confuso? Calma, estamos falando de business .  As ações da Puma dispararam mais de 9% no  pre-market  após a chinesa  Anta Sports comprar 29% da marca por € 1,5 bilhão,  tornando-se a maior acionista da empresa alemã. O mercado leu o movimento como voto de confiança para a gigante esportiva num momento em que a empresa tenta se reerguer após  perder quase 50% de seu valor no ano passado . Enquanto a Puma passa a ganhar força na Europa e América Latina, o acordo faz com que a Anta acelere sua expansão no Ocidente, aumentando seu portfólio, que já conta com FILA, Salomon, Wilson, Arc'Teryx e outras.