O Ministro Barroso está nos instantes finais de sua presidência no STF e tem a missãode tentar limpar a pauta.
Até a transmissão do cargo para Edson Fachin, no dia 29 de setembro, o Tribunal encara uma pauta robusta e precisa vencer a letargia que a Corte viveu em razão do julgamento de Bolsonaro.
Em pauta
Entre os casos mais relevantes que o STF analisará nas próximas semanas estão:
- Terceiro mandato? - avaliação se a substituição temporária do chefe do Executivo pode contar como mandato para fins de inelegibilidade.
- Laqueadura (esterilização voluntária) - restrições legais sobre idade mínima e número de filhos, e sua compatibilidade com a Constituição.
- Quebra de sigilo de dados telemáticos - constitucionalidade da coleta de dados de pessoas não identificadas em investigações criminais.
- Indulto do Carandiru - decreto que beneficiou policiais condenados pelo massacre de 1992.
- Contribuição ao Funrural - obrigação das empresas compradoras de produtos agrícolas de recolher contribuição previdenciária.
- Transporte de animais de suporte emocional em aviões - validade de lei estadual que impõe o transporte gratuito pelas companhias aéreas.
- Execução trabalhista em grupos econômicos - possibilidade de responsabilização de empresas não citadas na fase de conhecimento.
- Entregadores e plataformas digitais - reclamação da Rappi contra decisões que reconhecem vínculo empregatício de motofretistas.
Informações do Migalhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante.