Pular para o conteúdo principal

GROENLÂNDIA: Não queremos ser americanos.

A Groenlândia, região autônoma do Reino da Dinamarca, realizará eleições gerais em 11 de março de 2025, nas quais a independência será um tema central. 



O primeiro-ministro Múte Bourup Egede, líder do partido Inuit Ataqatigiit, enfatizou o desejo de independência, afirmando: 

"Não queremos ser americanos, nem dinamarqueses. Somos groenlandeses".

A busca pela emancipação completa é vista como um passo significativo para a afirmação da identidade nacional groenlandesa e o controle total sobre seus vastos recursos naturais. No entanto, essa transição apresenta desafios, especialmente considerando que a economia local depende fortemente da pesca e de subsídios dinamarqueses.

Permanecer como parte do Reino da Dinamarca oferece vantagens, como estabilidade econômica e acesso a serviços públicos de qualidade. Por outro lado, a perspectiva de anexação pelos Estados Unidos, proposta pelo presidente Donald Trump, é amplamente rejeitada pela população. Uma pesquisa recente indica que 85% dos groenlandeses se opõem a essa ideia, percebendo-a como uma ameaça à sua identidade e autonomia.

A independência permitiria à Groenlândia participar oficialmente de negociações internacionais e decidir seu próprio destino. Contudo, é crucial que essa decisão seja tomada com plena consciência das implicações econômicas e sociais, garantindo a manutenção do bem-estar da sociedade groenlandesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CPMI DO INSS

Ex-dirigente do INSS nega ter cometido irregularidades em depoimento à CPMI Em depoimento à CPMI do INSS, o ex-coordenador Jucimar da Silva negou participação na autorização de descontos associativos, afirmando atuar apenas na folha de pagamento.  Ele disse não ter indicação política e que seus pareceres eram técnicos.  O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), contestou, citando saltos nos descontos ilegais e pareceres favoráveis a entidades investigadas, como Conafer e Contag. Suspenso da função por ordem da Justiça, Jucimar reiterou que não tinha poder decisório. Ouça a reportagem da Rádio Senado:

BOULOS CONTRARIA JANJA

  Boulos contraria Janja e bateu o martelo sobre quem comandará a Secretaria de Juventude, pasta mais importante de seu ministério. A escolhida foi a pernambucana Vitória Genuíno, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Ou seja, a nova comandante da Juventude será do grupo Boulos. S egundo fontes do Palácio do Planalto, Janja tentava, desde o início do terceiro mandato do marido, emplacar como secretário o influenciador René Silva, fundador do jornal comunitário “Voz das Comunidades”. Agora é esperar pra saber se a primeira dama vai aceitar essa puxada de tapete. 

NEGÓCIOS

  A nova amiga da Puma é a Anta  Ficou confuso? Calma, estamos falando de business .  As ações da Puma dispararam mais de 9% no  pre-market  após a chinesa  Anta Sports comprar 29% da marca por € 1,5 bilhão,  tornando-se a maior acionista da empresa alemã. O mercado leu o movimento como voto de confiança para a gigante esportiva num momento em que a empresa tenta se reerguer após  perder quase 50% de seu valor no ano passado . Enquanto a Puma passa a ganhar força na Europa e América Latina, o acordo faz com que a Anta acelere sua expansão no Ocidente, aumentando seu portfólio, que já conta com FILA, Salomon, Wilson, Arc'Teryx e outras.