![]() |
| Cena do filme: A menina que roubava livros |
Se você ainda não percebeu é porque você está sendo cego. O estado democrático de direito está sendo corroído nos EUA.
Entenda
O governo de Donald Trump autorizou uma mudança na atuação da Immigration and Customs Enforcement (ICE) — o FBI da imigração dos EUA.
Isso, na prática, significa que os agentes poderão entrar em residências sem mandado judicial, usando apenas ordens administrativas internas.
É o direito perdendo espaço para o autoritarismo.
Essa conduta policial rompe uma linha histórica do direito americano. Pela Quarta Emenda, só um juiz podia autorizar a entrada forçada em casas. Ordens assinadas por autoridades do próprio governo nunca permitiram isso.
- A Mudança (2026): Um memorando interno do ICE, revelado por denunciantes (whistleblowers) em janeiro de 2026, instruiu os agentes a entrar em residências usando apenas um mandado administrativo (emitido pelo próprio ICE) para prender imigrantes com ordem final de deportação, sem precisar de um mandado assinado por um juiz.
- Resistência: há relatos de que parte da população, armada, estão patrulhando as ruas e protegendo seus vizinhos imigrantes. Até parece cena da Alemanha Nazista quando populares escondiam judeus em seus porões. "A Menina que Roubava Livros" (The Book Thief, 2013)
Se você ainda não viu o filme, assista o trailer e confira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário