31/01/2026

ESPAÇO ABERTO

 Ele está de volta. Na esteira do entusiasmo do cinema nacional, Júnior Pacífico de Paula faz um apanhando de toda a cultura nacional e sua repercussão no mundo.

Tenham um bom final de semana e aproveitem a leitura com uma exortação:


VIVA A CULTURA BRASILEIRA!

Júnior Pacífico de Paula – Engenheiro – Empresário – Ambientalista


A cultura brasileira está em alta no mundo, com um crescimento impressionante nos sistemas de buscas, o Brasil se tornou uma tendência no mundo das celebridades, as cores tropicais, o modo de ser dos brasileiros. O turismo internacional descobriu o Brasil, foi criado um termo nos Estados Unidos, que representa tudo isso, “Brazil core”, que remete às paisagens da Amazônia, do açaí, das frutas tropicais e das culturas periféricas, enfatizando sempre um país, com uma natureza exuberante, sustentável e um povo altamente acolhedor.

É importante salientar que a conquista do Oscar®, pelo filme “Ainda Estou Aqui” ganhando a estatueta de Melhor Filme Internacional, somada ao sucesso recente de “O Agente Secreto”, ganhador do Globo de Ouro® em duas categorias e indicado ao Oscar ® em quatro categorias, acendeu ainda mais o interesse internacional pela cultura brasileira.

Uma palavra que é muito ouvida hoje nas universidades americanas é “Brazilianist”, o termo significa especialista sobre o Brasil, são na sua maioria professores acadêmicos que estudam o Brasil, a política, a cultura, a economia, a música, a literatura, enfim, o patrimônio cultural brasileiro.

O Brasil é um caldeirão cultural em constante efervescência. Somos a mistura de muitos povos, o grande pensador, professor e filósofo pernambucano Gilberto Freyre, em seu mais famoso livro “Casa-Grande e Senzala”, obra que já foi traduzida em mais de dez línguas, dizia que, “a miscigenação foi uma grande vantagem para o Brasil, por possibilitar a adaptação ao clima, a plasticidade para se encaixar em situações diversas e a mistura de pensamentos, culinárias, religiões, crenças e línguas”, nesta sua obra ele defende a pluralidade de todas as etnias do Brasil que formaram a identidade do povo brasileiro.

O Brasil tem a maior diversidade genética do mundo, os estudos de DNA da população demonstram uma incrível complexidade genética, com mais de oito milhões de variações, sendo um país único no mundo, que concentra uma mistura de ancestralidades indígenas, europeias e africanas, cujo resultado é a maior diversidade genética do planeta. Segundo as pesquisas, o Brasil tem 59% de ancestralidade europeia, 27% africana e 13% indígena, com uma distribuição não uniforme no país, com predominância europeia no sudeste e sul, africana no nordeste e indígena no norte do país.

O Brasil é o país que tem mais japoneses e alemães fora de seus países de origem, é evidente que estamos falando de descendentes, tem a quarta maior colônia de portugueses do mundo e a maior população de descendentes de italianos do planeta, são cerca de trinta e dois milhões, com cerca de oito milhões de libaneses e descendentes, onde além de ter a maior comunidade libanesa do mundo, estamos à frente do próprio Líbano, cuja população é de seis milhões de pessoas.

O Brasil é o somatório de todas estas manifestações culturais, por isso é um país muito querido e admirado e único, nossa alegria é contagiante e nossa hospitalidade encanta a todos, nós somos frutos de toda esta salada cultural, nossa música é admirada afora, só para ilustrar nossa diversidade musical, nos Estados Unidos encontramos pouca variabilidade, sendo os sete principais gêneros musicais: Hip Hop e Rap, Country, Rock, Pop, Jazz e Blues e o Folk (música raiz americana). No Brasil, apenas no estado de Pernambuco tem cerca de dez estilos musicaiscomo o frevo, forró, ciranda, maracatu, coco-de-roda, manguebeat, brega, baião, afoxé, cavalo marinho e caboclinhos.

Nossa identidade cultural, é um mosaico da cultura mundial e o planeta está descobrindo isto, é uma pena que muitos brasileiros não percebam a nossa riqueza cultural e muitos ainda consideram o povo brasileiro, um povo de segunda classe, é a famosa “Síndrome de Vira-Lata”, expressão criada pelo grande dramaturgo Nelson Rodrigues, para expressar o sentimento de inferioridade do povo brasileiro, precisamos resgatar o orgulho nacional. Viva a Cultura Brasileira.

Nenhum comentário:

RADIOWEB

AGORA NA

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.

Radioweb RA Notícias

Radioweb RA Notícias
Clique na imagem para ouvir