Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS ▶️ ARRECADAÇÃO OU SONEGAÇÃO? O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de audiência pública na Câmara dos Deputados ▶️ ATAQUE A TIROS em escola no Ceará deixa 2 alunos mortos e 3 feridos. Disparos partiram do lado de fora do colégio, localizado em Sobral. ▶️ BRASIL BRILHA Com direito a recorde mundial, Brasil brilha no Mundial de natação. Equipe brasileira conquista mais seis medalhas nesta quarta. ▶️ FLAMENGO GANHA NOS PÊNALTIS E SEGUE VIVO NA LIBERTA. ASSISTA AOS PÊNALTIS ' 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

30/04/2025

Chanceleres do Brics contra tarifaço de Trump

 Em documento, chanceleres do Brics rechaçam tarifaço de Donald Trump

Representantes de países do bloco se reuniram no Brasil nesta semana

CAROLINA PESSÔA – REPÓRTER DA RÁDIO NACIONAl
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 29/04/2025 – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, faz pronunciamento após a Reunião de Chanceleres da presidência brasileira do BRICS. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Após reunião de chanceleres do Brics, realizada nestas segunda (28) e terça (29) no Rio de Janeiro, a presidência brasileira divulgou um documento registrando compromissos de acordos dos representantes do grupo. 

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, explicou alguns dos principais pontos abordados no texto, em especial a oposição a imposições tarifárias do governo Trump sobre outros países.

“No documento aprovado, eu gostaria de destacar o firme rechaço de todos à ressurgência do protecionismo comercial e ao uso de medidas não tarifárias sobre pretextos ambientais”, destacou.

Outras questões abordadas por Mauro Vieira foram a reforma da OMC e o compromisso com o Acordo de Paris: 

“A reforma da OMC e a plena retomada de seu órgão de solução de controvérsias são essenciais, na visão de todos. Outro ponto de convergência e que merece ser ressaltado é o compromisso de todos os membros do Brics com os termos do Acordo de Paris e com o êxito da COP30, que sediaremos no Brasil”.

O ministro também falou sobre a paz e a segurança globais: 

“Em temas de paz e segurança internacionais, destaco o compromisso com a necessidade de trabalhar pela resolução pacífica das disputas internacionais por meio do diálogo e da diplomacia”.

Ainda de acordo com o ministro, os países foram unânimes em defender uma maior representatividade do Sul Global nos mecanismos de decisão do sistema multilateral, incluindo o FMI, a OMC e o Banco Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante.

MATÉRIA EM DESTAQUE

JOÃO ALBERTO REBATE CRÍTICAS.

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.