Pular para o conteúdo principal

Derrota histórica de Lula ⚖️

 


O plenário do Senado rejeitou nesta quarta-feira a indicação de Jorge Messias para o cargo de ministro do STF. Por 42 votos a 34, os senadores barraram o nome escolhido pelo presidente Lula para a vaga de Luís Roberto Barroso.

👉 Com o arquivamento, o Planalto precisará enviar um novo nome para a Corte.

⏳ A decisão é um fato raríssimo na história da República: a última vez que o Senado havia rejeitado um ministro foi há 132 anos. O último caso ocorreu em 1894, quando cinco nomes foram barrados durante o governo do marechal Floriano Peixoto.

🥊 Nos bastidores, a derrota de Messias é vista como uma vitória de Davi Alcolumbre. Segundo apuração da jornalista Natuza Nery, o presidente do Senado articulou a rejeição por preferir o nome de Rodrigo Pacheco para a vaga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CPMI DO INSS

Ex-dirigente do INSS nega ter cometido irregularidades em depoimento à CPMI Em depoimento à CPMI do INSS, o ex-coordenador Jucimar da Silva negou participação na autorização de descontos associativos, afirmando atuar apenas na folha de pagamento.  Ele disse não ter indicação política e que seus pareceres eram técnicos.  O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), contestou, citando saltos nos descontos ilegais e pareceres favoráveis a entidades investigadas, como Conafer e Contag. Suspenso da função por ordem da Justiça, Jucimar reiterou que não tinha poder decisório. Ouça a reportagem da Rádio Senado:

BOULOS CONTRARIA JANJA

  Boulos contraria Janja e bateu o martelo sobre quem comandará a Secretaria de Juventude, pasta mais importante de seu ministério. A escolhida foi a pernambucana Vitória Genuíno, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Ou seja, a nova comandante da Juventude será do grupo Boulos. S egundo fontes do Palácio do Planalto, Janja tentava, desde o início do terceiro mandato do marido, emplacar como secretário o influenciador René Silva, fundador do jornal comunitário “Voz das Comunidades”. Agora é esperar pra saber se a primeira dama vai aceitar essa puxada de tapete. 

NEGÓCIOS

  A nova amiga da Puma é a Anta  Ficou confuso? Calma, estamos falando de business .  As ações da Puma dispararam mais de 9% no  pre-market  após a chinesa  Anta Sports comprar 29% da marca por € 1,5 bilhão,  tornando-se a maior acionista da empresa alemã. O mercado leu o movimento como voto de confiança para a gigante esportiva num momento em que a empresa tenta se reerguer após  perder quase 50% de seu valor no ano passado . Enquanto a Puma passa a ganhar força na Europa e América Latina, o acordo faz com que a Anta acelere sua expansão no Ocidente, aumentando seu portfólio, que já conta com FILA, Salomon, Wilson, Arc'Teryx e outras.