PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

sábado, maio 31, 2014

BACABAL DE HOJE.



Esse comentário foi publicado em meu antigo blog e agora reproduzo: 
“Acompanhando os últimos acontecimentos a respeito de Bacabal, recordo-me que quando criança e estudava geografia, os livros informavam que Bacabal era o polo nordestino de criação de gado e de produção de arroz sendo o 2º maior município econômico do Maranhão. 
Hoje, se não me engano, vou enumerar, desconsiderando a capital:
1-Imperatriz
2-Balsas
3-Caxias
4-Codó
5-São José de Ribamar
6-Timom
7-Açailândia
8-Grajaú
9-Paço do Lumiar
10-Bacabal disputando com Santa Inês

Será, que essa decadência não tem haver com esse tipo de  administração pública de Bacabal há décadas ?”


Opinião do 

Precisamos parar de reclamar e aprender a cobrar nossos governantes. Nada de impeachemant, nada de protestos vazios. Temos que cobrar seriedade e transparência de hoje até o último dia de governo.


sexta-feira, maio 30, 2014

OPINIÃO DO LEITOR.

Infelizmente nós que não temos parabólicas temos que nos contentar com programas jornalísticos fazendo campanha politica sem nenhum pudor. em um canal campanha pra Zé vieira o outro pra Alberto Filho e Roberto Costa, o outro defendendo O Prefeito Zé Alberto.

E nós pobres coitados no meio desse tiroteio verbal sem critérios sem técnicas jornalisticas e o pior de tudo sem respeito com a família.

Falha de impressão na Casa da Moeda.

A Casa da Moeda do Brasil, sediada no Rio de Janeiro, deixou de emitir 40 mil passaportes entre a última quinta-feira (22) e esta terça (27) devido a falhas na impressão de fotos, informou a assessoria de imprensa da empresa pública. 
A produção continua interrompida e a causa do problema ainda não foi identificada. 
A estimativa é que deixem de ser emitidos 10 mil passaportes por dia enquanto o equipamento estiver fora de uso. 

quinta-feira, maio 29, 2014

PREFEITURA REALIZA MAIS UM JEBS.

A Secretaria Municipal do Desporto e Lazer marcou para amanhã (30) a data para o inicio de uma das maiores competições da região do Mearim, os JEBS - Jogos Escolares Bacabalenses.

A competição que envolverá 34 escolas, quatro a mais do que no ano passado, transcorrerá em clima de Copa do Mundo já que os jogos estão previstos para se encerrar uma semana antes da estreia da seleção brasileira no mundial e, segundo os organizadores do evento, isso apimentará ainda mais a sadia rivalidade entre as escolas. 

O palco da abertura será mais uma vez o estádio Correão que sediará as disputas na modalidade futebol. A cerimônia está marcada para às 16h do dia 30 deste mês.

Estarão na disputa:
11 escolas municipais (06 da zona rural);
18 escolas do estaduais;
02 escolas federais;
03 escolas particulares.

Serão 09 modalidades:
Futebol, Handebol, Beach Soccer, Atletismo, Xadrez, Dama, Karatê, Tênis de Mesa e Natação

Além de troféus e medalhas, a competição vale classificação para os Jogos Escolares Maranhenses que este ano serão disputados na cidade de Codó, logo após o mundial da FIFA.

Fonte: Blog do Sérgio Matias.

quarta-feira, maio 28, 2014

LIBERDADE E DEMOCRACIA NÃO COMBINA COM ABUSO.

Assisti a um mês, um cidadão chamado Carlos, falando a reportagem da TV Mearim, chamando o Secretario de Obras de irresponsável e incompetente. As ruas realmente estão um caos e a crítica a um administrador é aceitável, cabendo a ele se defender. 

Porém, o mesmo cidadão chama os vereadores de puxa-saco e cobra diretamente ao Vereador Rogério Santos e a presidente Regilda. Critica o vereador Melquiades e a vereadora Duda. O termo puxa saco é ofensa pessoal e não cabe a nenhum cidadão e muito menos a um veiculo de comunicação.


Em seguida uma cidadã de nome Fátima faz verdadeira propaganda política contraria ao prefeito. 

Agora essa semana assisto ao apresentador Nando Sousa dizer que é melhor vê uma matéria de um marginal a uma fala do vereador Gleydson Santos, só porque criticava o dono da TV.

Opinião do 


Liberdade de imprensa não pode ser confundida com abuso dos meios de comunicação. 

A TV Mearim presta um grande serviço a comunidade mostrando a realidade de Bacabal, com buracos em quase todas as ruas, lixo em toda a cidade, animais soltos, etc...

Não é obrigada a falar bem da administração municipal, em setores que vai muito bem como educação e assistência social, mas também não pode induzir as pessoas utilizando a TV para patrocinar propaganda eleitoral ILEGAL como faz em favor da Patricia Vieira e do Deputado Simplicio Araújo.

A verdade deve sempre ser mostrada, mas o povo não merece ser enganado.

terça-feira, maio 27, 2014

MUDANÇA DE REGIMENTO.

A Câmara de Vereadores de Bacabal, vai apresentar amanhã um projeto de Resolução que altera o Regimento Interno da Casa.

Na prática a alteração garante a antecipação da eleição da mesma diretora que, pelo projeto, deverá acontecer já na primeira sessão ordinária de junho.


A antecipação de eleições legislativas tem sido uma prática comum e visa garantir a correlação de forças locais, sem a interferência do resultado da eleição estadual.

Em Bacabal a maioria dos vereadores apoiam o governo estadual atualmente, mas muitos de seus partidos apoiarão candidatos de oposição em outubro.

A jogada foi inteligente e nada tem haver com as denuncias contra a presidente da casa, que, ao que parece, também não passou de mais uma artimanha dos políticos.

Só para esclarecer, a antecipação da eleição não abrevia o mandato atual não. O novo presidente é eleito agora, mas só assume em 1 de janeiro de 2015. 

segunda-feira, maio 26, 2014

Para satisfazer ou provocar um anônimo.

Acho que o Secretário de Cultura José Clécio tá em alta porque recebo muitos comentários sobre ele. Tá certo que nem sempre elogiosos, mas muitos comentários.

Para aguçar ainda mais a raiva de alguns, vai ai um comercial de graça. ah! o texto não é meu, mas sim do próprio ofensor:

Quem ainda não foi no boteco da brahma? (é brameiros). 
Lá tem de tudo: peças teatrais, som de barzinho (mpb), bandas de forró e outros eventos que enaltece a cultura da nossa cidade e da nossa gente.

Inclusive!  disse o anônimo, já vi fotos suas tiradas por lá.

Para quem não entendeu, recebi um comentário anônimo, altamente ofensivo e resolvi transformar em algo positivo. Parabéns ao Clécio e a todos os empresários que acreditam e investem em nossa cidade.

Mas, pra não viver só de elogio, fica uma dica para que traga  um padre ou uma atração gospel no próximo aniversario de Bacabal. Sei que não vem dinheiro pra isso, mas vale programar com investimento próprio.

domingo, maio 25, 2014

TEM COISA QUE NÃO MUDA.

No dia 17 de novembro de 2013, também era domingo, publiquei uma matéria que ainda hoje está bem atual.
Como nada mudou nesse ponto, repito: 

Já fico imaginando a fala dos pais: "entre o teu e meu, sou mais meu filhim".

sábado, maio 24, 2014

Como mundo muda muito. Mundo muda. Muito muda.

Essa notícia foi publicada no fim de março nos blogs da capital.


"Já está praticamente acertada o retorno do senador João Alberto (PMDB-MA) a algum cargo no Governo do Estado.

A posse deve ser efetivada no início de abril, logo após a reforma administrativa que a governadora Roseana Sarney (PMDB) efetivará para montar a equipe que lhe acompanhará até o fim do mandato – secretário candidatos serão, todos, substituídos.

João Alberto deve voltar ocupando a mesma pasta que ocupava até reassumir o mandato no senado: a Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais, de onde auxiliará na articulação com a classe política e reforçará o time de apoio à pré-candidatura de Luis Fernando ao Governo do Estado."

Resultado:

1. J.A. continua no senado prestando-se ao papel de melar a CPI da petrobras.
2. Luis Fernando não é mais candidato ao governo do estado.
3. O senador agora inventa que ainda pode ser candidato no lugar de Lobão Filho.

Moral da história: não acredite em tudo que lê. No final ele só que mesmo é empurrar o filho na vaga de Deputado Federal. Como mundo muda muito. Mundo muda. Muito muda.

sexta-feira, maio 23, 2014

REFLEXÃO E ARTE.

Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.

Por quê?

Porque a bondade que nunca repreende não é bondade: é passividade.

Porque a paciência que nunca se esgota não é paciência: é subserviência.

Porque a serenidade que nunca se desmancha não é serenidade: é indiferença.

Porque a tolerância que nunca replica não é tolerância: é imbecilidade.

quinta-feira, maio 22, 2014

LUTO.

BACABAL PERDE PARTE DE SUA HISTÓRIA E A VOZ QUE MARCOU ÉPOCA. 

Do blog do J.R. 



Deus chamou Walter Correia para o descanso eterno. 

E aqui ficamos com a lembrança do seu canto cristalino.

Aviso ao amigo.

Aos leitores que sempre acompanham todos os blog de Bacabal e região e especialmente os que sempre acompanham meu blog informo que nenhuma matéria foi tirada, mas muitas são editadas depois de publicadas, seja atendendo a pedido ou para corrigir informações.

Quanto as matérias que falam sobre os buracos de Bacabal, a educação e a cultura ainda se encontra bem publicada e não existe razão pra tirar. 

Era a minha opinião na época e ainda não mudou. Se mudar vou demonstrar a vocês, aqui mesmo no blog.


Aviso ao amigo: você estava mesmo enganado, mas é melhor do que esta ficando louco.

Obrigado pela credibilidade.

quarta-feira, maio 21, 2014

CUIDADO COM LÍNGUA QUE A JUSTIÇA TE PEGA.

Decisão do STJ sobre crime de calúnia de advogado.

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que a manifestação do advogado em juízo para defender seu cliente não configura crime de calúnia se emitida sem a intenção de ofender a honra. Segundo o STJ, nessa situação não se verifica o elemento subjetivo do tipo penal. O voto é do ministro Rogerio Schietti Cruz.
No voto, o ministro do STJ afirma que, “embora a imunidade do advogado no exercício de suas funções incida somente sobre os delitos de injúria e de difamação, para a configuração de quaisquer das figuras típicas dos crimes contra a honra – entre eles, a calúnia – faz-se necessária a intenção de ofender o bem jurídico tutelado”. 
No entendimento da Corte, ausente a intenção de caluniar (animus caluniandi), não pode ser imputado ao advogado a prática de calúnia.

Opinião do 


 Bom que o STJ reconheça as prerrogativas dos advogados, mas a mesma decisão deixa claro que se o advogado tiver a intenção de caluniar, vai responder  como qualquer cidadão comum.

Por isso tenho todo cuidado com a divulgação de comentários maldosos e ate mentirosos que me chegam, mas bom senso não é uma virtude de todos.

terça-feira, maio 20, 2014

Advogados possuem a confiança da sociedade, revela pesquisa.

Brasília – Uma pesquisa realizada pelo instituto Valore Brasil aponta que 72,29% dos entrevistados enxergam positivamente os profissionais da advocacia. 

Um índice expressivo e que demonstra, segundo conclusões da pesquisa, que o advogado goza de um prestígio fundamental junto à sociedade. A cada 10 pessoas, pelo menos 7 veem com bons olhos o trabalho da advocacia. Ao todo, 67,44% responderam que têm o hábito de consultar um advogado antes de tomar decisões legais.


Os resultados apontam a satisfação e a concordância da advocacia e da sociedade com a atuação da entidade.  “A OAB é a voz constitucional do cidadão, e temos a preocupação de ser vigilantes na defesa dos interesses da sociedade e diligentes na defesa do advogado e de suas prerrogativas”, destacou Marcus Vinicius.

segunda-feira, maio 19, 2014

TEMPO DE REFLETIR.

Um de meus fieis leitores perguntou se eu estava desinformado, pois não estava "atacando nem defendo ninguém"O assunto que ele gostaria de saber era sobre os últimos acontecimentos envolvendo a  vereadora Regilda. 

Caro leitor, tenho acompanhado tudo bem de perto, inclusive assistido a uma execração publica, sem qualquer critério técnico, capitaneada por funcionários do Deputado Zé Vieira, através de seus programas na TV Mearim.

Não vejo legitimidade nas denuncias da forma que foram apresentadas, pois mais parece  uma grande armação politica do proprietário da TV que a tem utilizado para fins eleitoreiros não é de hoje.

Tive informação de que a presidente da Câmara vai apresentar sua versão dos fatos e gostaria de ouvi-los antes de falar. Se sua resposta nao for convincente vou pessoalmente apurar cada despesa e prometo repassar a vocês minha opinião.

Caro leitor, em respeito ao seu pedido: "mostre a verdade esteja ela de que lado for", vou aguardar a resposta para opinar, mas de já agradeço seu apoio quando diz que meus "comentários geram impacto".

sábado, maio 17, 2014

Vitoria dos advogados.

OAB comemora decisão do STJ que prevê execução de honorário como RPV.

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que a execução de honorários advocatícios devidos pela Fazenda Pública, inclusive os de sucumbência, pode ser feita mediante Requisição de Pequeno Valor (RPV) ainda que o crédito principal seja executado por regime de precatórios. 

O honorário não pode exceder o valor limite a que se refere a Constituição Federal em seu art. 100, § 3º, ou seja, 60 (sessenta) salários mínimos.

terça-feira, maio 13, 2014

QUAL É A TUA COR?

Em meu leito tu deitaste
Em meu peito tu mamaste
E nele arrotaste, tua soberba, teu furor.

Não me fizeste companhia
Diante da minha agonia,
Do meu sofrimento, da minha dor.

Maculaste minha história
Corrompeste minha memória
Apenas porque Negro sou.

Afinal, qual é a tua cor?

A ti dediquei meus sentimentos,
Ensinei os mandamentos,
Te acalentei, te fiz sorrir.
Mas sem meu consentimento,
Com injúrias e lamentos,
Tu passaste a me ferir.

Não respeitas minha mãe, afinal quem te pariu?
Tua língua é como faca,
Tanto fere quanto mata
E degusta o mal que há em ti.

Me batizas com codinomes
Da fauna, terra, céus e mares
Mas eu sou o Negro forte,
Que com um ZUMBI do ao Norte,
Ecoou a liberdade pelos ares
E palmas, palmas, nos palmares.

Eu sou “made in Brazil”
tenho olhar verde e amarelo,
Aquarela sei que sou, tenho brado azul anil.

Sou Negro gin, whisky, caviar e cachaça,
Que servido à tua mesa, a ti rechaça,
Antes mesmo da tua impiedosa ressaca.
Sou o Negro petróleo,
O negrume do café,
Que misturado à neve, ao açúcar ou ao leite,
Quão bonito Negro é!

Mas, qual é a tua cor?

Da lâmina que raspa os meus cabelos carapinhos?
Da tinta da caneta que, em papel de qualquer cor, risca o meu direito?
Ou do chumbo com o qual rasgas o meu turvo peito?

Com sabedoria desvendei os teus mistérios,
Suportei teus devaneios e despautérios.
O que fazer com o teu preconceito?
Dele, não terás nenhum proveito.

Sou Negro sim, não nego, não sou cego.
Sou o rei, o artista, o poeta, o passista, o teu professor.
Sou o  mestre da tua orquestra, canto na festa, sou trabalhador. 
Sou teu médico, anseio por tua cura,
Minha cor é a tua dor,
A razão da tua loucura..

A toga negra te condena,
O meu brado te envenena,
O meu suor é o teu licor.

Em minha pele tu habitas, com fervor
Em minha alcova te deleitas, sem pudor
O tom do meu prazer te intimida,
A minha essência é o teu torpor.

Diante da ironia vivida,
A mim confessaste nas grades da vida:
Que tua saga jaz, perdida
Que és da cor do teu pavor.

Fonte:
L. LAGO- (La Belle D'ujour)
Servidora Pública- Graduada em Letras-CESB/UEMA



domingo, maio 11, 2014

HOMENAGEM


ASSIM SE COMEMORA O DIA DAS MÃES.

Apesar de muitas denuncias e atropelos, algumas atividades que são desenvolvidas nessa administração mereciam melhor destaque.

Anunciei no último dia 09 o lançamento da campanha o Projeto “Tornar-se Mãe, tem hora” e acho que merece melhor destaque. Este visa prioritariamente, reduzir o índice de gravidez na adolescência no município de Bacabal. 

É alarmante os dados fornecidos pelo Hospital Materno Infantil, observando os dados de 2013, dezenas de crianças de 13, 14 anos estão se tornando mães. 

O Projeto será desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde (através do Programa Saúde na Escola), Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria de Desporto e Lazer (SEDEL) e Secretaria de Assistência Social. 

Inicialmente foram escolhidas 13 escolas que estão situadas em áreas de maior incidência de gravidez na adolescência; os profissionais irão desenvolver o trabalho junto aos profissionais da educação, em seguida com os pais e por fim com as crianças e adolescentes.

            Observe os dados fornecidos pelo Hospital Materno Infantil (2013):

Região/Idade
13 anos
14 anos
15 anos
16 anos
Total
Zona Rural
17
18
18
25
78
Zona Urbana
107
104
111
99
421
  
Obs.: Os dados se referem somente às crianças nascidas no Hospital Materno Infantil.


            Estiveram presente no lançamento do projeto, os gestores escolares municipais, a Coordenadora do Censo do HMI, Marivalda Cunha, incentivadora do projeto e responsável pelos dados utilizados. 

Ela citou que: 

“São 499 jovens que se tornaram mães no último ano, que passaram pelo Materno Infantil, temos que ter a consciência que esses números são maiores e que esse projeto surge para alertar a sociedade e que devemos refletir diariamente sobre tal situação”. 

sábado, maio 10, 2014

Laura Vasconcelos é demolido.

Falta bom senso. 


O Hospital Laura Vasconcelos esta sendo demolido para construção de Hospital de Alta Complexidade. O Governo do Estado achou melhor derrubar o que estava pronto do que doar ao município. 

Opinião do 


 Pior de tudo é que o município esta sendo executado pelo MP porque não transferiu o socorrão do Laura Vasconcelos para a Magalhães de Almeida. 

Agora vai ser criticado  porque o Pronto Socorro do município de Bacabal , esta funcionado no mesmo prédio onde funciona o Materno Infantil de Bacabal.

Vai entender.

sexta-feira, maio 09, 2014

NEM SÓ DE BURACO VIVE A ADMINISTRAÇÃO ZÉ ALBERTO.


Secretaria de Juventude lança o Projeto Tornar-se Mãe, Tem Hora.

            A Secretaria Municipal de Juventude (SEJUV), dando continuidade ao Programa “Juventude no Caminho Certo”, lançou nesta última quarta (07/05), no Auditório da Secretaria de Educação, o Projeto “Tornar-se Mãe, tem hora”. 

Este visa prioritariamente, reduzir o índice de gravidez na adolescência no município de Bacabal. 


"Temos que unir forças junto aos profissionais da educação e pais, com a finalidade de conscientizarmos essas crianças e adolescentes”, cita o Secretário Frank Oliveira.
            


quinta-feira, maio 08, 2014

PORQUE NÃO SE PODE ESTACIONAR NA FRENTE DO BANCO DA AMAZÔNIA EM BACABAL?


Tenho ouvido, constantemente, a reclamação de motoristas que circulam à procura de uma vaga para estacionar no centro de Bacabal. Realmente, tá bem difícil mesmo. 



Com o número de veículo cada vez maior, as ruas esburacadas e a falta de sinalização de trânsito, há um verdadeiro caos nos dias de grande movimento, por isso o surgimento de novos negócios como estacionamentos de empresas particulares, tem se espalhado pela cidade. 

Mas, existem algumas situações que não dá mesmo pra entender, por exemplo: porque não é permitido estacionar em frente ao Banco da Amazônio (BASA)? Ali tem todas as características de estacionamento, principalmente porque só existe um espaço com acesso de veículo às dependências do banco, o restante deveria ser liberado para tal, até porque não há nada de útil para se fazer além daquelas hilárias cerquinhas de ferro que separam os jardins da instituição bancária do local que poderia ser estacionamento. Independente de ser área bancária, qualquer forma criativa de desafogar o trânsito seria bem-vinda.

Blog do Cláudio Cavalcante

SUSTENTABILIDADE