Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS 💰 Câmara acelera proposta que aumenta isenção do Imposto de Renda 🪖 Forças Armadas americanas usam creators para alcançar jovens 💉 Canetas emagrecedoras superam dietas no Google 🤳 ESPN lança feed no estilo TikTok em novo app de streaming 💳 Sistema de pagamentos do Brics se aproxima do lançamento oficial ▶️ 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

21/05/2014

CUIDADO COM LÍNGUA QUE A JUSTIÇA TE PEGA.

Decisão do STJ sobre crime de calúnia de advogado.

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que a manifestação do advogado em juízo para defender seu cliente não configura crime de calúnia se emitida sem a intenção de ofender a honra. Segundo o STJ, nessa situação não se verifica o elemento subjetivo do tipo penal. O voto é do ministro Rogerio Schietti Cruz.
No voto, o ministro do STJ afirma que, “embora a imunidade do advogado no exercício de suas funções incida somente sobre os delitos de injúria e de difamação, para a configuração de quaisquer das figuras típicas dos crimes contra a honra – entre eles, a calúnia – faz-se necessária a intenção de ofender o bem jurídico tutelado”. 
No entendimento da Corte, ausente a intenção de caluniar (animus caluniandi), não pode ser imputado ao advogado a prática de calúnia.

Opinião do 


 Bom que o STJ reconheça as prerrogativas dos advogados, mas a mesma decisão deixa claro que se o advogado tiver a intenção de caluniar, vai responder  como qualquer cidadão comum.

Por isso tenho todo cuidado com a divulgação de comentários maldosos e ate mentirosos que me chegam, mas bom senso não é uma virtude de todos.

Nenhum comentário:

MATÉRIA EM DESTAQUE

ROBERTO COSTA TÁ NA MÍDIA

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.