Autocuidado: descubra o que é e como ele pode fazer diferença no dia a dia
Em tempos de pandemia, a palavra autocuidado conquistou uma nova projeção. Mais do que um termo literal, ela ganhou definição da Organização Mundial da Saúde (OMS)por ser algo considerado de suma importância para a manutenção da saúde mental e física: “a capacidade de indivíduos, famílias e comunidades de promover e manter a saúde, prevenir doenças e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde”.
Literal porque pode ser explicada como ‘cuidar de si mesmo’ de diferentes formas, explica a psiquiatra Alexandrina Meleiro, membro do Conselho Científico da Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos).
Outra forma simples de definir o autocuidado é lembrar da recomendação de segurança dada antes de um avião decolar: coloque a máscara primeiro em você e depois na criança.
“O que em linhas gerais quer dizer, você precisa cuidar de si mesmo para poder cuidar do outro”, pondera a psicóloga Karen Higashi Furlan Gama, analista do comportamento.
Por Camila Neumam
Nenhum comentário:
Postar um comentário