Florêncio Neto PSB
Aniversário: 20/03
Profissão: Advogado
Biografia
Raimundo Florêncio Monteiro Neto nasceu em 20 de março de 1987, em Bacabal (MA). É advogado, filho do ex-deputado estadual Carlinhos Florêncio, que exerceu três mandatos na Assembleia Legislativa do Maranhão, e da empresária Jaira Freitas Monteiro.
Casado com a advogada Rafaela e pai de dois meninos: Pedro e José Carlos.
- Em 2012, elegeu-se vereador de Bacabal pelo PHS, sendo o mais votado com 2.193 votos.
- Em 2016, foi eleito vice-prefeito de Bacabal, na chapa de José Vieira Lins, já falecido.
- Elegeu-se deputado estadual com 56.100 votos, nas eleições de 2022.
Foi idealizador do programa ‘Catarata Zero, um novo olhar’. Seu objetivo é ampliar o projeto com a realização de mais mutirões de cirurgias de catarata e pterígio para pessoas de baixa renda, no Maranhão.
Também tem como bandeira a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, com ações voltadas à primeira infância, lutando pela criação de creches em tempo integral e a expansão das unidades do ‘Shopping da Criança’.
Além disso, visa promover iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar, aumentar a produção e o desenvolvimento do estado.
Biografia
O deputado estadual Roberto Costa (MDB) chega a seu terceiro mandato no Legislativo maranhense. Na trajetória, o trabalho de quem, no primeiro mandato, consagrou-se como uma das revelações da Assembleia Legislativa após o pleito de 2010.
Filho de Roberto Oliveira (ex-jogador de futebol dos times Sampaio Corrêa, Moto Club e Maranhão Atlético Clube) e de Elza Maria (Procuradora Federal, formada em Direito e Filosofia, militante de movimentos sociais e políticos), José Roberto Costa Santos cresceu no bairro do Codozinho, em São Luís. O parlamentar estudou no Colégio Sousândrade e na Escola Modelo Benedito Leite, época em que ingressou no movimento estudantil e foi eleito Diretor de Imprensa da UMES. Mais tarde, graduou-se em Administração e Gestão de Recursos Humanos.
Roberto Costa trabalhou como Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do Maranhão e no Senado Federal. Na extinta Gerência Metropolitana, exerceu o cargo de Supervisor de Estruturas Físicas Educacionais. Trabalhou nos Diretórios Estadual e Municipal do PMDB, sempre ao lado do senador João Alberto, líder político do parlamentar, com quem aprendeu a arte da militância partidária, a lealdade a seu grupo político e os princípios da seriedade, honestidade e da transparência com a questão pública.
Em 2009, tomou posse como deputado estadual (suplente) e pouco tempo depois foi convidado, pela então governadora Roseana Sarney, a assumir a Secretaria de Esporte e Juventude (SESPJUV). Durante sua gestão à frente da SESPJUV, Roberto Costa inovou nos 37º Jogos Escolares Maranhense – JEMS, regionalizando as etapas da competição e batendo o recorde de participação de atletas e de municípios.
Na pasta da Juventude, Costa trabalhou na implantação do Projovem Urbano e Trabalhador, beneficiando mais de 35 mil jovens com a qualificação profissional e social. Reativou a Formação de Grêmios Estudantis, além de realizar Congressos, Seminários e Encontros para o fortalecimento da juventude.
Durante o primeiro mandato na Assembleia, Roberto Costa presidiu as Comissões de Educação, Segurança e Orçamento. Destacou-se ainda por ser um grande incentivador do esporte e da cultura, além de conseguir na Justiça, a derrubada dos valores abusivos do IPTU cobrado em São Luís em 2011, assunto de grande relevância para os moradores da capital.
Reeleito com 35.214 votos, Roberto Costa assume a 4ª vice-presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Em 2019, já teve dois grandes projetos aprovados e sancionados. A Lei 11.056 de 3 de julho de 2019, que dá prioridade aos portadores de diabetes em filas de órgãos públicos, instituições financeiras e estabelecimentos comerciais. A outra lei sancionada foi a Lei 11.067 de 15 de julho de 2019, que dá equidade salarial entre homens e mulheres que prestarem o mesmo serviço através de empresas contratadas com o Governo do Estado.
Davi Brandão Farias, 25 anos, é engenheiro. Nasceu em 19 de agosto de 1997, em Bacabal (MA). Cresceu no povoado de Bela Vista, naquele município. Foi eleito deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com 67.392 votos, nas eleições de 2022. Obteve a maior votação (14.492) de deputado estadual da história de Bacabal.
É solteiro e o mais jovem dos deputados estaduais eleitos nesse pleito. É filho de Edvan Brandão de Farias, atual prefeito de Bacabal, e de Ivaneide Brandão de Farias.
Iniciou sua carreira de homem público como secretário municipal de Administração de Bacabal, no período de 2018 a 2022, com apenas 20 anos.
Disputou eleição pela primeira vez. Tem como bandeira política, dentre outras, defender políticas públicas de apoio e valorização da juventude e da educação. É desportista e tem como hobby jogar futebol.