Alguém sabe me informar a quantas andam essa escolha?
Consulta Direta à Advocacia
Em 2023, a eleição para o Quinto Constitucional contou com algo inédito e histórico: pela primeira vez, o pleito fez uma consulta direta à advocacia.
Antes, o Conselho Seccional elegia sozinho uma lista sêxtupla para encaminhar ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A partir daí, o Tribunal reduzia essa lista a 3 nomes, que seguiam para o Governador do Estado tomar a decisão final.
LISTA DA OAB
O Judiciário maranhense ainda aguarda a nova lista sêxtupla da OAB, também para preenchimento de vaga do Quinto Constitucional para o cargo de desembargador(a), após devolução da lista anterior à Seccional em 4 de dezembro de 2023.
O ofício que trata da devolução da lista anterior informa que o Plenário do TJMA acolheu questão de ordem suscitada em dois processos administrativos para recusar a lista sêxtupla da vaga do Quinto Constitucional destinada à advocacia, por entender não preenchido o requisito constitucional objetivo referente aos mais de dez anos de exercício profissional, ressaltando que o Conselho Nacional de Justiça foi comunicado do julgamento.
Porque até o momento a OAB não enviou a nova lista? E afinal, depois de duas eleições, qual é a reposta que a Ordem tem para a sociedade?
Confesso que eu já esgotei minha cota de vergonha com o silêncio sepulcral do Conselho Seccional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário