Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS ▶️ ARRECADAÇÃO OU SONEGAÇÃO? O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de audiência pública na Câmara dos Deputados ▶️ ATAQUE A TIROS em escola no Ceará deixa 2 alunos mortos e 3 feridos. Disparos partiram do lado de fora do colégio, localizado em Sobral. ▶️ BRASIL BRILHA Com direito a recorde mundial, Brasil brilha no Mundial de natação. Equipe brasileira conquista mais seis medalhas nesta quarta. ▶️ FLAMENGO GANHA NOS PÊNALTIS E SEGUE VIVO NA LIBERTA. ASSISTA AOS PÊNALTIS ' 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

02/07/2025

TEMOS QUE DAR UMA OLHADA


Quando o silêncio prepara o próximo alvo

Donald Trump afirmou que não sabia se deportaria Elon Musk, mas que “daria uma olhada nisso”.

 A frase, lançada com a casualidade de quem folheia um cardápio, revela muito mais que uma política de imigração: revela o quanto a ameaça pode ser uma ferramenta política, mesmo quando dirigida ao homem mais rico do mundo.

Muitos aplaudiram. Afinal, Musk é bilionário, dono de empresas com grande influência, e para alguns, representa uma ameaça às ideias progressistas — ou conservadoras — dependendo do lado em que ele pisa naquele dia.

Mas é aqui que entra o alerta do poema atribuído a Bertolt Brecht. Quando nos calamos diante da perseguição ao outro, porque não é “conosco”, abrimos caminho para que o ciclo se repita — e eventualmente nos alcance.
Hoje é o estrangeiro bilionário, amanhã pode ser o imigrante comum, depois o jornalista, o professor, o opositor político, o cidadão comum. 
A retórica da perseguição sempre começa com alguém que a maioria acredita poder dispensar.

Trump não falou apenas de Musk. Falou da lógica do medo. E quando o medo começa a ditar quem pode ou não ficar, quem pode ou não falar, quem pode ou não existir — o silêncio se torna cumplicidade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante.

MATÉRIA EM DESTAQUE

JOÃO ALBERTO REBATE CRÍTICAS.

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.