Sobre o caso de trabalhadores maranhenses aliciados em São Mateus para trabalhar no Estado de São Paulo, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão informou que eles embarcam às 21h desta terça-feira (23) de Ribeirão Preto para o município de São Mateus.
Esse tipo de prática ė mais comum do que se imagina. Além de tirar dinheiro de desempregados, ainda os coloca na condição análoga à de escravos, transportados pra lá e pra cá sem qualquer respeito. Isso pode ser inibido com ações governamentais.
Segundo o Ministério Público do Trabalho, o governo do Estado do Maranhão está ciente da situação. O MPT-MA abriu inquérito para investigar o caso.
O responsável pela averiguação será o procurador Luciano Aragão, da Procuradoria do Trabalho de Bacabal. Atualmente, o MPT no Maranhão possui 19 investigações sobre aliciamento de trabalhadores. O órgão já ingressou com 17 ações civis públicas dentro dessa temática e recebeu, nos últimos 5 anos, 101 denúncias de recrutamento irregular de trabalhadores.
Denúncias podem ser feitas de maneira anônima pelo telefone (98) 2107 9300.
Nenhum comentário:
Postar um comentário