A Infraero firmou contrato com o Governo do Estado do Maranhão (MA), por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio e Energia (Seinc), para fazer a gestão de cobranças e repasse de taxas pelo Sistema Unificado de Arrecadação e Cobrança das Tarifas Aeroportuárias (Sucotap) em seis aeroportos maranhenses. São eles: Balsas, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Carolina e Santa Inês.
Por enquanto, esse serviço de cobrança não trás nenhuma prestação de serviços ao povo de Bacabal, pois sem linhas regulares de vôos, a cobrança recairá apenas sobre o transporte de malotes e aviões particulares.
O que se espera é o anúncio de obras de reestruturação do aeroporto e a implantação de linhas regulares que possa integrar nosso município a capitais como Belém e Fortaleza, o que permitiria conexão com qualquer lugar do mundo.
O Sucotap é conjunto integrado de normas, procedimentos, recursos (humanos, tecnológicos e financeiros) e instrumentos de controle, será utilizado para processar, cobrar, arrecadar e efetuar o repasse do valor arrecadado com as tarifas aeroportuárias de embarque, pouso, permanência e conexão, nos aeroportos maranhenses.
Evidente que a implantação desse sistema já nos trás esperança, pois criará empregos imediatos. E ninguém imagina que haverá um investimento para arrecadar, sem empresa aérea para cobrar, nao é?
Informações da Infraero.