PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

sábado, abril 30, 2022

FLÁVIO DINO SEGUE PERDENDO ALIADOS NA DISPUTA PARA O SENADO.

O senador Weverton, ao podcast do Jonas Filho: 

"Nós não vamos votar no Flávio Dino. Depois de tudo que ele e a forma agressiva, dura, difícil e tudo que vocês viram e não precisa eu falar. O caminho que ele procurou percorrer que não é o nosso e não tem por que a gente estar juntos"


TEM UM GABINETE DO MAL NO GOVERNO E UMA DITADURA CAMUFLADA NO MARANHÃO.

Uma pergunta que ainda está sem resposta nos bastidores da política maranhense é a razão do rompimento entre Flávio Dino e seu ex-secretário de segurança pública Jefferson Portela. 

Aliado de primeira hora de Dino, Portela nunca deixou de apoiar o ex-governador, mas não esconde seu descontentamento com a escolha do atual governador Brandão como candidato a reeleição. A preferência do ex-secretário é pelo Senador Weverton, mas isso, como sabemos, já é assunto passado.

A novidade é mesmo a manifestação de Jefferson Portela nas redes sociais. Chama a gestão de Brandão de "gabinete do mal" e ainda dispara contra o líder político  Flávio Dino dizendo que há uma "ditadura camuflada" no Maranhão.

Bem, se não havia briga antes, o que eu duvido, agora tem. 

sexta-feira, abril 29, 2022

ROBERTO ROCHA DESISTIRÁ DA DISPUTA AO GOVERNO.

Até o momento o senador Roberto Rocha não conseguiu emplacar seu nome na  disputa para ser o candidato que representará Jair Bolsonaro (PL) contra o candidato de Flávio Dino no Maranhão. 

Já foi divulgado na imprensa que senador Roberto Rocha (PL)  não irá disputar o cargo de Governador do Maranhão e deve tentar agora disputar sua reeleição para o senado pelo PTB. O aviso oficial que será feita na próxima segunda-feira, 02 de maio, durante um evento partidário.

Na disputa pelo Governo Estadual,  o favorito para ser o candidato de Bolsonaro está sendo o pré-candidato e ex-prefeito de São João dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC) e esse apoio deve catapultar o ex-prefeito na disputa. Vamos aguardar e conferir.

quinta-feira, abril 28, 2022

MINISTÉRIO PÚBLICO DIZ QUE EDVAN BRANDÃO ESTAVA DESVIANDO DINHEIRO DO CARNAVAL.

 


Em um vídeo confuso o procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau diz que evitou desvio de dinheiro público nas cidades de Bacabal e Vitória do Mearim.

O chefe do MP-MA, disse que o Ministério Público não aceita que o dinheiro público seja desviado, mas não disse QUEM estava desviando, QUANTO e para onde. 

O prefeito de Bacabal é Edvan Brandão e se houve desvio de dinheiro público, cabe ao prefeito apenas duas opções:
1. Ou responde às acusações do Procurador geral
2.  Ou acusa o ministério público de abuso de autoridade. 

Se ficar calado, veste a carapuça de ladrão. Com a palavra o prefeito.

quarta-feira, abril 27, 2022

O POVO PRECISA CALAR O EXÉRCITO ANTES QUE ELE QUEIRA GOVERNAR DE NOVO.


Toda vez que o exército se envolveu em politica o país foi vítima de governos incompententes e desalmados. Foi assim no Chile, na Nicarágua, na Venezuela e no Brasil na época da ditadura militar.

Nossos parlamentares, legítimos representantes do povo, precisam romper o silêncio da covardia e calar a boca dos quartéis e lembrá-los de suas obrigações constitucional.

São os artigos 142 e 143 que falam da instituição das Forças Armadas no Brasil. Logo no enunciado do artigo 142, vemos os objetivos das Forças Armadas assim postos:

“Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.”

Assim, as Forças Armadas cumprem o papel fundamental de garantir, em caso de ameaça estrangeira (defesa da pátria) ou deterioração civil-social extrema (garantia da lei e da ordem e dos poderes constitucionais), a segurança da república, dos seus cidadãos e a ordem constitucional vigente.

Militares são proibidos de sindicalização e greve por parte dos militares, como disposto no mesmo att. 142 no inciso IV do parágrafo terceiro, e a proibição para todo militar do serviço ativo de filiação partidária, disposto no inciso V do mesmo parágrafo. 

Ou seja, militar da ativa que se meter em politica tem que ser repreendido é punido se persistir na insubordinação.

terça-feira, abril 26, 2022

CONSERVADOR DE QUE ?

A Live dos irmãos Abranham e Arthur Weintraub prometia a "revelação" e apenas mostraram, como sempre, que os ditos conservadores, não tem qualquer proposta além de liberação de armas.

A chamada no Twitter foi midiática: 

Xingaram meu pai de Maconheiro e minha mãe de Prostituta. Falam que sou oportunista, traidor, palhaço, etc. E há participação do topo/Palácio. Cansei! Vou contar detalhes que chocarão a imensa maioria. E CONHECEREIS A VERDADE...

Bolsonaro teria ameaçado tirar os cargos dos irmãos Weintraub no exterior caso Abraham, o ex-ministro da Educação, não recuasse de sua tentativa de ser candidato a governador em São Paulo.

 Essa foi a principal acusação contra o presidente feita na live ocorrida na noite desse domingo, anunciada com o título “revelações” nas redes sociais.

Então não me venham dizer que é conservador, se você não sabe explicar o que quer conservar.

segunda-feira, abril 25, 2022

PARA ELEITORES QUE NÃO PARAM DE REPETIR AS BOBAGENS DO PRESIDENTE.

 Jair Bolsonaro disse há pouco que pode descumprir uma decisão do STF e não respeitar o novo marco da demarcação de terras indígenas, caso seja aprovado pela Corte. 

O pior de ver um presidente insistir em afrontar a suprema corte nacional é ver popular idiotas batendo palmas.  Foi o que se viu em um evento do agronegócio em Ribeirão Preto.

 O presidente afirmou que "não haveria alternativa".

"Vocês sabem que, dentro do Supremo, tem uma ação que está sendo levada adiante pelo ministro Fachin querendo um novo marco temporal [de demarcação de terras indígenas]. Se ele conseguir vitória, me resta duas coisas: entregar a chave para o Supremo ou falar que não vou cumprir. Eu não tenho alternativa."

A medida permitiria que povos indígenas que não ocupavam suas terras antes da promulgação de 1988 reivindiquem a demarcação e o presidente diz que essa decisão inviabiliza sua administração. Porque ? Em que medida isso afeta o preço do pão, do aluguel, do combustível ou da cesta básica ?

Qualquer beócio que bata palmas para um absurdo desses realmente não sabe nada de política e muito menos de respeito.

Façam um teste. Se você concordar com qualquer das falas 👇🏼 Nem se dê ao trabalho de responder. Você concorda porque não raciocina, então não desgaste seus poucos neurônios que restam.

"O que nós queremos dos Poderes no Brasil? É que olhem para o Brasil e não olhem para o poder. Cada um, de cada Poder, se quiser disputar a presidência, está aberto. Tem vaga aí, vários partidos oferecendo vaga. Quem sabe essa pessoa seja a Terceira Via e vai negociar na base da paz e amor com o mundo todo."

domingo, abril 24, 2022

UMA DEUSA DE ÉBANO.


 


















Fiz dançar a hipocrisia numa negra melodia

Tenho a cor da noite, a dor ensina

Seja a luz que ilumina, ó divina!

Serei até quando a tela deixar meus nobres irmãos atuar

Onde o sol bate e se firma, abrem-se as cortinas

Negras estrelas caem do céu

Terá a igualdade um cintilante papel

Até breve, diva. Axé!

Muito prazer, eu sou Iza.

segunda-feira, abril 11, 2022

CADA CASO É UM CASO.

 


Muitos amigos me perguntaram como é essa questão de reeleição da Camara Municipal e para entender  o assunto vamos voltar um pouco no tempo.

Antes, qualquer eleição do legislativo era chamada de “questão interna corporis” ou seja, seria decidido através das regras de seus regimentos internos.  Mas,  a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que vetou a possibilidade de reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado, gerou um efeito cascata. A partir de então, baseadas na mesma decisão do STF, Assembleias estaduais e Câmaras municipais, teoricamente, não poderão mais permitir a reeleição dos respectivos presidentes

“Teoricamente” ? Lá vem. 

Pode ou não pode ter reeleição para presidente da Câmara? 

No direito não é assim, preto no branco.

Para por fim à obscuridade, a Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa do Maranhão entrou com embargos de declaração no STF solicitando esclarecimentos sobre o entendimento firmado na decisão de proibir um terceiro mandato.

Vamos a explicação de mais um juridiquês: “ex tunc” ou “ex nunc”. 

No caso da Alema a decisão foi publicada depois da eleição que deu o terceiro mandato seguido de presidente a Othelino, contando com um período tampão. Na decisão, os ministros vão conferir os efeitos do julgamento no tempo, ou seja, se vale a partir do ato (reeleição) ao qual a decisão se refere (“ex tunc”, na linguagem jurídica) ou do momento em que a decisão pôs fim ao caso, sem retroatividade (“ex nunc”). 

Se o Supremo modular os efeitos da decisão para que surta efeitos desde a data do fato (“ex tunc”), os atuais ocupantes de cadeira na Mesa Diretora,  se já reeleitos, não poderão mais se candidatar aos mesmos cargos nas próximas eleições, já que a regra constitucional permite apenas um única reeleição 

Todavia, se a modulação aplicada for de agora em diante (“ex nunc”), para favorecer a segurança jurídica, os efeitos emprestados se darão no futuro, isto é, somente a partir da próxima eleição para a Mesa Diretora.

Então fica assim, se o julgamento for ex tunc Manuel da Concórdia pode se candidatar, se for ex nunc, não pode. É assim, não é ?

Calma, cada caso é um caso. A decisão do STF já decidiu para o congresso nacional, está decidindo para as assembleias legislativas, mas só depois vai dizer se se aplica aos legislativos municipais.

sábado, abril 09, 2022

O PODEMOS DO MARANHÃO ABANDONA BRAIDE E APOIA BRANDÃO.

 Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anuncia a desfiliação do Podemos

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) por meio de uma rede social. Braide afirmou que saída foi motivada por não compactuar com a decisão do direção nacional sobre os rumos do partido no Maranhão.


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, pediu a desfiliação do Podemos. O anúncio foi feito por meio das redes sociais no final de março. 


Em nota, Braide explicou que pediu a desfiliação por não pactuar com a forma que a direção nacional do Podemos tentou impor os rumos do partido no Maranhão.

"Em respeito aos ludovicenses, informo na data de hoje, minha desfiliação do Podemos. A decisão foi tomada por não pactuar com a forma com que a direção nacional tentou impor os rumos do partido no Maranhão. Transparência é um princípio da vida e de qualquer relação partidária", disse Eduardo Braide em nota.

A decisão do prefeito foi motivada pelo apoio que o partido deu ao governador Brandão (PSB), com o apoio de vereadores de São Luís, avançando em mais uma articulação em sua pré-campanha ao Governo.


Em amplo diálogo com diversas lideranças políticas, a exemplo do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e o presidente nacional do PP, deputado André Fufuca, Brandão agora conta com o Podemos, partido no qual o prefeito de São Luís Eduardo Braide concorreu ao cargo.


Com a saída de Braide do Podemos, o rumo do partido no estado agora está nas mãos dos vereadores do Podemos: Domingos Paz, Chaguinhas e Marcial Lima.


As negociações ainda contaram com Thyago Freitas (DC), Edson Gaguinho (DEM) e Ribeiro Neto (PMN). A reunião contou ainda com o deputado Fábio Macedo, o secretário-geral do partido, Luiz França, o assessor da presidente do partido, Bruno Ornelas, e o vice-presidente nacional do Podemos, Thiago Milhim.


 

sexta-feira, abril 08, 2022

MAVIO ROCHA VAI DISPUTAR UMA VAGA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO.

 Com a renúncia do cargo no governo estadual, o lagopedrense Mávio Rocha confirma sua pré candidatura ao legislativo estadual. Militante do PCdoB, grande incentivador das causas ambientais e um batalhador diário pela agricultura familiar, Rocha é um importante nome para a renovação política de nosso estado.

“Agora sou oficialmente pré-candidato à deputado estadual e sigo em um busca de um projeto que acalento desde  2017 que terá entre as bandeiras a nossa rica Agricultura famíliar”, disse Mávio em sua rede social. 

Ele estendeu seus agradecimentos a todos que o ajudaram nessa caminhada até aqui.

“É chegado o momento de partir para novos desafios e para tal aqui me despeço da Secretaria de Agricultura Familiar e do cargo de secretário adjunto, que assumi em março de 2019 somando 03 anos de aprendizagem e contribuição com a Agricultura Familiar do MA.
Agradeço à todos os funcionários da sistema SAF em especial da Secretaria de Agricultura Familiar 
Deixo minha eterna gratidão ao governador Flávio Dino e ao PCdoB pela oportunidade de servir o Maranhão”.


quarta-feira, abril 06, 2022

BACABAL INCLUÍDO NO MAPA.

 


Bacabal é incluído no Mapa do Turismo.

O Município de Bacabal foi reconhecido pelo Ministério do Turismo como uma cidade turística, estando inserida no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022.

O prefeito Edvan Brandão comemora o feito:

 “Nossa cidade foi merecidamente incluída no mapa do turismo brasileiro. A certificação conferida pelo Ministério do Turismo é muito importante para nos incluir nas ações do Ministério e beneficiar o nosso povo. Essa certificação é sinônimo de reconhecimento do nosso trabalho para o crescimento do setor turístico em nossa Bacabal e na região.

Esse trabalho começou ainda no governo Zé Alberto, quando o programa de enfoque territorial foi reformulado em 2013 e foram definidos seus oito eixos de atuação, que orientam as ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo nas regiões e municípios. Desde então, o município de Bacabal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Turismo (SEMDEERT) vem trabalhando para alcançar essa titularidade.

A conquista é importante, mas precisa de politicas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo, o que o prefeito de Bacabal Edvan Brandão, não tem demonstrado em obras.

Bacabal já tem legislação sobre o assunto na Lei nº 1.378 de 09 de abril de 2019, que criou o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e o Fundo Municipal de Turismo - FUMTUR, mas lei sozinha não promove e nem incentiva o turismo na cidade de Bacabal. É necessário o apoio da gestão municipal e principalmente a fiscalização no cumprimento das obras para que não se jogue dinheiro do povo fora como acontece hoje nas obras dos canteiros da BR e da  Cohab, que o calçamento foi desviado e colocado cimento ferrado no lugar.

O município de Bacabal está classificado na categoria 'C', na Região Turística do Polo Cocais.

EXPEDITO JUNIOR ABANDONOU O SOLIDARIEDADE.

 


A incoerência politica tem marcado a curta trajetória política de Expedito Junior. 

Quando surgiu para o mundo político em 2020 como candidato a prefeito de Bacabal o jovem fez questão de rejeitar apoios importantes para se mostrar fiel ao seu líder político Simplício Araújo (presidente do Solidariedade no Maranhão) e seu chefe na SEINC na época. O resultado foi decepcionante, pois sem grupo, não chegou sequer aos 20 mil votos de seu antecessor de oposição, César Brito.

Na eleição de 2022, Expedito vinha se apresentando como renovação na política maranhense e colocou seu nome para a disputa da vaga de Simplício Araújo na Câmara Federal, percorrendo o estado em busca dos votos que Araújo teve nas eleições de 2018 (cerca de 80 mil votos). 

A supresa é que, após ter buscado todos os redutos possíveis e alimentado a esperança de Simplício em uma candidatura ao governo do Estado do Maranhão, Expedito Junior anuncia a sua saída do Solidariedade, deixando a legenda de seu ex líder no risco de não fazer nenhuma vaga em outubro de 2022. 

Como a postagem feita nas redes sociais não dá qualquer explicação dos motivos da mudança, se levanta especulações de que tenha havido uma traição na tentativa desesperada de buscar uma legenda alinhada ao governador Carlos Brandão. A resposta fica a cargo de Expedito Junior, já que não acredito que Simplício Araújo vá se manifestar sobre a saída de um filiado. 

terça-feira, abril 05, 2022

GOVERNADOR CRESCEU, WEVERTON PAROU E SIMPLÍCIO QUASE SUMIU.

Escutec aponta empate entre Brandão e Weverton.


A segunda pesquisa Escutec/Imirante de intenções de votos aponta para o crescimento do governador Carlos Brandão (PSB) é uma estagnação da candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) na corrida pelo Governo do Estado.

No cenário estimulado Carlos Brandão aparece com 22% sendo seguido por Weverton Rocha com 21%. Como a margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou para menos, ainda se pode dizer que os dois estão tecnicamente empatados.

A grande surpresa da pesquisa foi mesmo o crescimento de Lahesio Bonfim (ex-prefeito de São Pedro dos Crentes) que saltou de 6% da pesquisa anterior para 9% na atual. 

Na disputa ainda temos Edivaldo Júnior (ex-prefeito de São Luís) que aparec com 12% e senador Roberto Rocha com  10%.

A grande decepção foi mesmo o  ex-secretário Simplício Araújo (SD) que alimentava esperanças de chegar a 5% ou 7%, pontuou com apenas 2%, causando uma avalanche na base do solidariedade. O estrago foi tão grande que seu principal aliado, Expedito Junior, abandonou o barco e foi buscar votos lá para os lados do Podemos, mas falaremos disso em outra matéria.

 Rocdrigues (PSOL) com 1%. O pré-candidato do PSTU, Hertz Dias, não pontuou.

AGORA TEM BOLSONARISTA FALANDO QUE ACREDITA EM PESQUISA.

Toda vez que você encontra um bolsonarista (e  eles existem, apesar de não saberem dizer porque votam no mito) a primeira coisa que todos falam é que não acreditam em pesquisa.

Eu que sempre sou a favor da ciência, estou prestando atenção na pesquisa do PoderData.

A pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de abril de 2022 mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empatado tecnicamente com Jair Bolsonaro (PL) em 3 das 5 regiões do país para o 1º turno das eleições de 2022. 

Essas 3 regiões concentram 65% dos eleitores brasileiros. 

  • No Sudeste, ambos têm 39% das intenções de voto. 
  • No Sul, Lula marca 41%, ante 38% do atual presidente. 
  • E no Centro-Oeste, o chefe do Executivo tem 41%, contra 39% do pré-candidato petista. 

No Placar geral no Brasil é 41% a 36%; o presidente, candidato à reeleição, perde no Nordeste e vence no Norte, mostra PoderData.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Leia mais no texto original:
(https://www.poder360.com.br/poderdata/bolsonaro-empata-com-lula-no-sul-sudeste-e-centro-oeste/)

segunda-feira, abril 04, 2022

MEGA MILIONÁRIA PARA UM ACERTADOR. SONHO OU FRAUDE ?

 

A Caixa realizou neste sábado (2) o sorteio do concurso 2.468 da Mega-Sena, em São Paulo. Apenas uma aposta acertou todas as dezenas. O prêmio é de R$ 122.627.171,80.

O imaginário popular faz com que cada brasileiro sonhe em ganhar na loteria para realizar ódios os seus sonhos. Casa própria, carro do ano, ajudar à família e até fazer aquela viagem dos sonhos com a(o) pessoa amada(o).

Muito comum também é a ideia de que tudo não passa de uma grande fraude para arrecadar milhões de reais dos pobres brasileiros e alimentar quadrilhas de políticos, criminosos e grandes empresários que controlam os sorteios, são as chamadas “teoria da conspiração”.

Seja qual for a sua opinião sobre a loteria, o fato é que o prêmio acumulado da mega sena continua sendo um desejo de muitos. Esse sonho se tornou realidade para um santista no último sábado. 

Veja as dezenas sorteadas: 22 - 35 - 41 - 42 - 53 - 57. 

A aposta vencedora foi feita em Santos (SP). A quina teve 267 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ R$ 34.158,18. A quadra teve 20.734 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 628,38.

domingo, abril 03, 2022

FLUMINENSE GANHA TÍTULO CARIOCA E ACENDE LUZ AMARELA NO FLAMENGO.

O Fluminense foi quem ganhou o Campeonato Carioca de 2022. Após empatar com o Flamengo em 1 a 1 (3 x 1 agregado) neste sábado, 02/04, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Tricolor confirmou o seu 32º título.

Primeiro quero deixar meus parabéns aos amigos torcedores do tricolor carioca que devem está, com muita razão, felizes da vida com o título e com a atuação do que time, mas como eu não sou cronista esportivo e este blog foi feito para expressar minha opinião sobre os fatos, vou falar do Flamengo.

Sem nenhum demérito ao campeão carioca de 2022, o que se viu em campo na tarde de sábado não foi o Flamengo de Jorge Jesus e nem mesmo o de Renato Gaúcho ou Rogerio Ceni.

O torcedor flamenguista se acostumou a títulos sim, mas mais que isso, se acostumou a ver um time que jogava bola como os clubes europeus, com toques rápidos e jogadas refinadas. O time que perdeu o título carioca era um time comum, com passes longos e sem qualquer inspiração.

Não quero aqui fazer apologia a volta de Jorge Jesus, nem crucificar esse ou aquele jogador, mas já está na hora do Flamengo repensar seu projeto de trabalho, com o melhor aproveitamento do time da base, como já fez com Hugo Sousa (goleiro) que barrou o medalhão (Diego Alves).

Veja a seguir os garotos do Ninho que se destacaram e devem ganhar mais chances nos próximos jogos.

Hugo Souza

Hugo Borges, destaque da base do Flamengo
Alexandre Vidal / Flamengo

Em seu jogo de estreia nos profissionais do Flamengo, o goleiro de 21 anos fechou o gol contra o Palmeiras e foi eleito o melhor da partida. Hugo Souza também teve boa atuação na goleada sobre o Independiente del Valle. Ele foi campeão da Copa São Paulo de juniores e seu talento já tinha chamado a atenção do técnico Tite, que o convocou para treinar com a seleção brasileira antes de amistosos em 2018.

Natan

Natan, zagueiro do Flamengo
Alexandre Vidal / Flamengo

Outro estreante que se destacou no “jogo da discórdia” contra o Palmeiras foi o zagueiro Natan, de 19 anos. Aliás, depois das boas atuações, o Flamengo tratou de acertar a renovação de contrato com a promessa. Natan chegou ao Flamengo em 2017, como lateral. Deslocado para a zaga, assumiu a faixa de capitão e participou da conquista do Brasileirão Sub-20 em 2019.


Gabriel Noga

Gabriel Noga, zagueiro da base do Flamengo
Alexandre Vidal / Flamengo

O defensor de 18 anos formava a dupla de zaga com Natan na base do Flamengo. Sua estreia nos profissionais foi ao lado do companheiro, e logo em uma partida crucial pela fase de grupos da Libertadores. Assim como Natan, Noga teve uma atuação segura contra o Independiente del Valle. Ele tem contrato com o rubro-negro até 2024 e foi campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira em 2019.

Otávio

Otávio, zagueiro da base do Flamengo
Divulgação

Titular contra o Palmeiras, o zagueiro de 18 anos assumiu a vaga na defesa titular de última hora, depois que Gabriel Noga também testou positivo para covid-19. Ainda assim, Otávio ganhou elogios, mas não jogou contra o Del Valle porque não está inscrito na Libertadores. Ele chegou ao Flamengo em 2016 e participou da campanha do título do Brasileirão sub-17 em 2019.

Ramon

Ramon, lateral do Flamengo, domina a bola contra o Palmeiras
Alexandre Vidal / Flamengo

O lateral-esquerdo de 19 anos já tinha aparecido entre os profissionais do Flamengo durante o Campeonato Carioca, ainda som o comando de Jorge Jesus. Assim, nos jogos contra Palmeiras e Del Valle, jogou como veterano. Importante na proteção à zaga, também mostrou desenvoltura no apoio ao ataque. Não à toa, o Valladolid, time espanhol de Ronaldo Fenômeno, já mostrou interesse em contratar Ramon. Mas o lateral tem contrato até 2024, com multa rescisória de 50 milhões de euros.

Guilherme Bala

Guilherme Bala, do Flamengo, contra o Palmeiras
Alexandre Vidal / Flamengo

O atacante de 19 anos participou da jogada do gol contra o Palmeiras e também teve fôlego para ajudar a marcar a saída de bola do adversário. Revelado pelo Madureira, Guilherme Bala chegou à base do Flamengo em 2019 e brilhou na conquista do Brasileirão sub-20. Assim, ainda no Carioca deste ano, Jorge Jesus já havia aproveitado o talento do jovem atacante.

Lincoln

Lincoln, atacante do Flamengo
Alexandre Vidal / Flamengo

Mais badalado e com mais experiência entre os profissionais, o atacante de 19 anos fez a sua estreia nos profissionais com apenas 16, em 2017. Ele já tem seis gols com a camisa rubro-negra, e o último deles foi contra o Del Valle, pela Libertadores. Presença constante nas convocações das seleções de base, Lincoln pode ser emprestado ao Grupo City para jogar no Troyes, da França.

Lázaro

Lázaro, do Flamengo, domina a bola contra o Palmeiras
Alexandre Vidal / Flamengo

Artilheiro na campanha vitoriosa no último Brasileirão sub-17 e destaque da seleção brasileira no Mundial da categoria, o atacante de 18 anos é uma das joias mais cobiçadas da base do Flamengo. Afinal, o PSG já teria demonstrado interesse na promessa. No entanto, sua multa rescisória é de cerca de 80 milhões de euros.





SUSTENTABILIDADE