O Fluminense foi quem ganhou o Campeonato Carioca de 2022. Após empatar com o Flamengo em 1 a 1 (3 x 1 agregado) neste sábado, 02/04, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Tricolor confirmou o seu 32º título.
Primeiro quero deixar meus parabéns aos amigos torcedores do tricolor carioca que devem está, com muita razão, felizes da vida com o título e com a atuação do que time, mas como eu não sou cronista esportivo e este blog foi feito para expressar minha opinião sobre os fatos, vou falar do Flamengo.
Sem nenhum demérito ao campeão carioca de 2022, o que se viu em campo na tarde de sábado não foi o Flamengo de Jorge Jesus e nem mesmo o de Renato Gaúcho ou Rogerio Ceni.
O torcedor flamenguista se acostumou a títulos sim, mas mais que isso, se acostumou a ver um time que jogava bola como os clubes europeus, com toques rápidos e jogadas refinadas. O time que perdeu o título carioca era um time comum, com passes longos e sem qualquer inspiração.
Não quero aqui fazer apologia a volta de Jorge Jesus, nem crucificar esse ou aquele jogador, mas já está na hora do Flamengo repensar seu projeto de trabalho, com o melhor aproveitamento do time da base, como já fez com Hugo Sousa (goleiro) que barrou o medalhão (Diego Alves).
Veja a seguir os garotos do Ninho que se destacaram e devem ganhar mais chances nos próximos jogos.
Hugo Souza
Em seu jogo de estreia nos profissionais do Flamengo, o goleiro de 21 anos fechou o gol contra o Palmeiras e foi eleito o melhor da partida. Hugo Souza também teve boa atuação na goleada sobre o Independiente del Valle. Ele foi campeão da Copa São Paulo de juniores e seu talento já tinha chamado a atenção do técnico Tite, que o convocou para treinar com a seleção brasileira antes de amistosos em 2018.
Natan
Outro estreante que se destacou no “jogo da discórdia” contra o Palmeiras foi o zagueiro Natan, de 19 anos. Aliás, depois das boas atuações, o Flamengo tratou de acertar a renovação de contrato com a promessa. Natan chegou ao Flamengo em 2017, como lateral. Deslocado para a zaga, assumiu a faixa de capitão e participou da conquista do Brasileirão Sub-20 em 2019.
Gabriel Noga
O defensor de 18 anos formava a dupla de zaga com Natan na base do Flamengo. Sua estreia nos profissionais foi ao lado do companheiro, e logo em uma partida crucial pela fase de grupos da Libertadores. Assim como Natan, Noga teve uma atuação segura contra o Independiente del Valle. Ele tem contrato com o rubro-negro até 2024 e foi campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira em 2019.
Otávio
Titular contra o Palmeiras, o zagueiro de 18 anos assumiu a vaga na defesa titular de última hora, depois que Gabriel Noga também testou positivo para covid-19. Ainda assim, Otávio ganhou elogios, mas não jogou contra o Del Valle porque não está inscrito na Libertadores. Ele chegou ao Flamengo em 2016 e participou da campanha do título do Brasileirão sub-17 em 2019.
Ramon
O lateral-esquerdo de 19 anos já tinha aparecido entre os profissionais do Flamengo durante o Campeonato Carioca, ainda som o comando de Jorge Jesus. Assim, nos jogos contra Palmeiras e Del Valle, jogou como veterano. Importante na proteção à zaga, também mostrou desenvoltura no apoio ao ataque. Não à toa, o Valladolid, time espanhol de Ronaldo Fenômeno, já mostrou interesse em contratar Ramon. Mas o lateral tem contrato até 2024, com multa rescisória de 50 milhões de euros.
Guilherme Bala
O atacante de 19 anos participou da jogada do gol contra o Palmeiras e também teve fôlego para ajudar a marcar a saída de bola do adversário. Revelado pelo Madureira, Guilherme Bala chegou à base do Flamengo em 2019 e brilhou na conquista do Brasileirão sub-20. Assim, ainda no Carioca deste ano, Jorge Jesus já havia aproveitado o talento do jovem atacante.
Lincoln
Mais badalado e com mais experiência entre os profissionais, o atacante de 19 anos fez a sua estreia nos profissionais com apenas 16, em 2017. Ele já tem seis gols com a camisa rubro-negra, e o último deles foi contra o Del Valle, pela Libertadores. Presença constante nas convocações das seleções de base, Lincoln pode ser emprestado ao Grupo City para jogar no Troyes, da França.
Lázaro
Artilheiro na campanha vitoriosa no último Brasileirão sub-17 e destaque da seleção brasileira no Mundial da categoria, o atacante de 18 anos é uma das joias mais cobiçadas da base do Flamengo. Afinal, o PSG já teria demonstrado interesse na promessa. No entanto, sua multa rescisória é de cerca de 80 milhões de euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário