Viola Junior / Câmara dos Deputados
A campanha visa alertar a população para a importância da prevenção do câncer que é o mais comum em mulheres em todo o mundo.
Para alertar a população para a importância da prevenção desse tumor, que é o câncer mais comum em mulheres em todo o mundo, o Congresso Nacional se junta a monumentos em todo o mundo no Outubro Rosa e se ilumina de rosa durante todo este mês.
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de realização de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.
Grupo feminino de percussão Batalá participou da abertura do evento.
Exame gratuito
Toda mulher tem garantido por lei o direito a fazer o exame de mamografia gratuitamente pelo SUS. Mas ainda é pequeno o número de brasileiras que fazem consultas preventivas anualmente.
Confira a programação de eventos no Congresso:
- Até 16 de outubro: Exposição itinerante “Recomeço” passa para o Espaço Mario Covas, Anexo 2, Câmara dos Deputados. Ela é composta por uma série de retratos de mulheres que retiraram os seios para se livrar da doença, mas lidam com o problema como uma nova chance de viver.
- De 7 a 18 de outubro: Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, promovida pelo Departamento Médico da Câmara. Englobará ações educativas e de divulgação e atendimento individualizado a servidoras e deputadas. As consultas com especialistas deverão ser previamente agendadas.
- Dia 18 de outubro: Bate-papo “Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama”, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, com o Martinho Cândido de Albuquerque dos Santos, médico mastologista do Senado, e Valeska Marques de Menezes, médica oncologista da Câmara.
Saiba mais sobre a campanha e as atividades no site: http://www.outubrorosa.org.br/
Reportagem - Vania Alves
Edição - Regina Céli Assumpção
Edição - Regina Céli Assumpção
Nenhum comentário:
Postar um comentário