Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS → O ministro Cristiano Zanin marcou para o dia 2 de setembro o julgamento de Jair Bolsonaro e de outros 7 réus por tentativa de golpe. → A Justiça de São Paulo determinou a soltura do dono da Ultrafarma e do diretor da Fast Shop, presos na última terça-feira. → Enchentes e deslizamentos de terra surpreenderam moradores da Índia e do Paquistão, após chuvas torrenciais. → Hugo Motta enviou 4 pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética. → Estados Unidos cancelam visto da esposa e da filha do Secretário da Saúde do Brasil. → Washington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia. 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

28/03/2015

Distritão, ideia para ser discutida.

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, destravará o debate da reforma política. 


É um assunto chato e cheio de detalhes.


Um dos seus principais pontos é o sistema eleitoral para a escolha de deputados. Hoje a pessoa vota no seu candidato, e são eleitos aqueles que tiveram mais votos na totalização recebida pela chapa do partido ou da cumbuca da coligação. Poucos elegem-se só com votos dados a eles.

 

Pela proposta da comissão da Câmara, cada estado seria dividido em distritos. Seriam de quatro a sete, e em cada um deles funcionaria o regime da cumbuca. Mesmo assim ainda haveria a figura do puxador de votos, embora ficasse reduzido ao seu distrito.

 

Renasceu então a proposta do distritão, que está na mesa há anos e é simples. Cada estado passa a ser um distritão (Nas eleições municipais cada município passa a ser um distritão). Os partidos apresentam candidatos, os eleitores fazem suas escolhas e votam. Levam as cadeiras aqueles que conseguem mais votos.

 

O distritão pode ser uma boa ideia.



Informações do Elio Gaspari
O Globo

Nenhum comentário:

MATÉRIA EM DESTAQUE

DEU NO O GLOBO

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.