PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

quarta-feira, maio 19, 2021

O BRASIL PROTEGE O MEIO AMBIENTE. VOCÊ CONCORDA ❓


A organização não governamental SOS Mata Atlântica denuncia que nunca viu um governo ambientalmente tão relapso como o de Jair Bolsonaro e nem tanta destruição nos principais biomas brasileiros como está vendo agora. 

O fogo na Amazônia e no Pantanal em 2020 é o episódio das madeiras apreendidas agora em 2021 são só a demonstração mais aparente de uma crise sem precedentes.


Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal divulgou no ano passado uma nota em que aponta preocupação com "crescimento vertiginoso dos danos ambientais" causados pela atual política ambiental do país.


“Esses danos visíveis e em franca expansão não constituem obra do acaso; pelo contrário, são o resultado lógico e esperado de uma série de medidas e ações desconstrutivas e omissões”, diz a nota.

O documento elenca como preocupantes: 

  • o aumento do desmatamento ilegal e das queimadas nos variados biomas; 
  • a ocupação ilícita de terras públicas; 
  • a propagada flexibilização de normas e regramentos infralegais; 
  • nomeações sem critérios técnicos para importantes cargos; 
  • diminuição da transparência com a retirada de informações relevantes de sítios eletrônicos; corte orçamentário; 
  • desestruturação da fiscalização; o represamento de multas; 
  • a liberação da exportação de madeira nativa.


Na narrativa do presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil é o "país que mais preserva o meio ambiente do mundo" e que é "injustamente o mais atacado". Em declaração na cúpula organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Bolsonaro prometeu dobrar o orçamento para fiscalização ambiental e acabar com o desmatamento ilegal até 2030. 


Para surpresa de todos (ou para surpresa de ninguém) o presidente Jair Bolsonaro aprovou corte de 24% no orçamento do meio ambiente para 2021 em relação ao ano passado, segundo dados oficiais divulgados apenas um dia depois de ter prometido aumentar os gastos com combate ao desmatamento. 












Nenhum comentário:

SUSTENTABILIDADE