PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

BORTOLETO EM 1° TESTE COM SEU TIME NA F1

sábado, novembro 30, 2019

A TURMA DO GÁS.

Apelidados de “A turma do gás” pelo grupo governista, em uma tentativa de criar um tom pejorativo à imagem do jovem Expedito Júnior, o tiro parece ter  saído pela culatra.

Com todo gás, a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), onde  Expedito ocupa atualmente o cargo de subsecretário, anunciou investimentos da ordem de R$ 90 milhões, através da empresa de energia ENEVA , que será destinado para uso de industrial e veicular, a partir do campo de Morada Nova, em Bacabal.

Agora só resta ao prefeito Edvan Brandão aceitar que a turma do gás está pronta para ajudar Bacabal ou então assustar os investidores de Bacabal, prejudicando o povo. 

O jovem advogado assumiu  o apelido e passa a figurar como única proposta viável para combater o uso eleitoreiro da máquina pública em Bacabal.

Certamente, a contrapropaganda nos  grupos de WhatsApp vai haver, mas a proposta de mais empregos e novas oportunidades é tudo que nossa população está esperando.

segunda-feira, novembro 25, 2019

UMA BOA INICIATIVA.

PREFEITURA CRIA O CONSULTÓRIO DO FUMANTE PARA COMBATER O TABAGISMO.


A Prefeitura de Bacabal por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) deu início oficialmente ao Programa de Controle do Tabagismo, na manhã de quarta-feira, 20, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santos Dumont.


 O “Consultório do Fumante” é uma iniciativa que visa ajudar os participantes do programa, a deixarem de consumir o cigarro por meio de ajuda terapêutica e medicamentos.



segunda-feira, novembro 18, 2019

UM NOME FORTE NA DISPUTA DA PREFEITURA DE BACABAL.

Já são dois pré candidatos, com aval de seus partidos, na disputa da sucessão municipal em Bacabal. 

No mês passado o PSL lançou Leynha Oliveira, agora é a vez do jovem e bem sucedido Expedito Junior que começa a preocupar os velhos caciques políticos. 

O que antes parecia uma brincadeira, agora passou a ter o carimbo do SOLIDARIEDADE.

Solidariedade define Expedito Júnior para disputar a prefeitura de Bacabal.


Solidariedade Maranhão confirmou o nome do advogado Expedito Júnior como pré-candidato à prefeitura de Bacabal. Além de Expedito, o partido deve anunciar nos próximos dias mais nomes que vão entrar na disputa no pleito de 2020.
Expedito atualmente é subsecretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc). Filho de Bacabal, Expedito pretende usar sua experiência na pasta em prol do desenvolvimento da cidade.
Quem é Expedito Júnior?
Expedito Júnior é casado e pai de três filhos. Nasceu e cresceu em Bacabal. Filho de Expedito Rodrigues Silva e Maria dos Reis Barros Silva. Os pais chegaram a Bacabal há mais de 50 anos, como muitos outros que procuraram a cidade pela pujança econômica da época. Estudou toda a infância no Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, de onde saiu para Universidade.
Administrador, advogado e pós-graduado em gestão pública, e atualmente, subsecretário estadual de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e presidente do Conselho Deliberativo da GASMAR. Já fui presidente do Conselho do Porto do Itaqui e Conselheiro do SEBRAE-MA.

quinta-feira, novembro 14, 2019

NÃO MORRA MARIA DA PENHA !


A Secretaria Municipal da Mulher e Secretaria Municipal de Educação, representando a Prefeitura Municipal de Bacabal do Seminário, participaram do Seminário de apresentação de trabalhos “A Gestão de Projetos e as Contribuições para o Sistema de Justiça”, realizado no Auditório do Fórum de São Luís (Calhau).

 Os autores dos projetos foram capacitados nas oficinas do Curso de Elaboração de Projetos em Políticas Públicas Judiciárias, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), com duração de 180 horas, durante os meses de junho a outubro deste ano. O conteúdo é resultado de diagnóstico sobre as demandas institucionais para projetos no âmbito do Tribunal. Na ocasião foi a presentado o Projeto NÃO MORRA, MARIA DA PENHA: a contribuição do Poder Judiciário maranhense na perspectiva e efetividade da Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, de autoria da Juíza da 2ª vara de Violência Doméstica de São Luís, Lúcia Helena Barros Heluy da Silva e do Secretário Judicial da Distribuição da Comarca de Bacabal, José William Ferreira da Silva. “São trabalhos produzidos com propósito e sensibilidade, que terão alcance social imensurável, com a participação de todas as esferas do Judiciário”, disse o desembargador Jorge Rachid, na abertura do evento. 

 Para o Secretário Judicial, José William Ferreira: 
“ a escolha do tema para o projeto se deu em função da preocupação com os elevados índices de violência doméstica em São Luís e em nossa Cidade de Bacabal, por isso o projeto tem como objetivo Fortalecer a Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, como estratégia de busca ativa da mulher em situação de violência no Termo de São Luís e Comarca de Bacabal”.

Na ocasião a chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Mulher Celijane Viana Nunes destacou: “O projeto Não Morra, Maria da Penha é muito importante e de total interesse desta Secretaria das Mulheres, e apresentarei o projeto também ao Prefeito Edvan Brandão e à Secretaria de Assistência Social para que possam ser firmadas parcerias desses órgãos junto ao Poder Judiciário, fortalecendo assim a Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em Bacabal.” Estiveram presentes ainda a delegada Maria Augusta Dominici, da Delegacia especializada da Mulher, Professor Moisés Bayma da SEMED, Cybelly Pereira Teles, da Secretaria da Mulher e o juiz da Vara da Família Dr. Jorge Sales Leite. Para a delegada Maria Augusta Dominici, da Delegacia Especializada da Mulher em Bacabal, participar do evento foi importante e defende: “projetos que visam proteção e valorização das mulheres são fundamentais e podem ser melhor garantidos através de parcerias que fortaleçam a Rede de Proteção à Mulher”.   

terça-feira, novembro 12, 2019

“Um país se faz com homens e livros”

Governo incentiva a leitura com entrega de livros na Biblioteca Benedito Leite.



Monteiro Lobato já dizia: “Um país se faz com homens e livros”. 

Ciente de que o legado existente nos dias de hoje no Estado precisa ser continuado, a Procuradoria Geral do Estado do Maranhão desenvolveu a campanha “PGE Mirim” para arrecadação de livros a serem distribuídos na Biblioteca Infantil Viriato Corrêa, anexo da Biblioteca Pública Benedito Leite.

A campanha foi lançada em abril, dentro do Projeto PGE 50 Anos, e foi amplamente trabalhada no mês de outubro, dedicado às crianças. Essa mesma simbologia foi pano de fundo para a conclusão da campanha, quando os livros arrecadados foram entregues no destino escolhido.

“Foram os livros que trouxeram cada um de nós ao posto que ocupamos hoje. Se sou procurador do Estado, é porque, um dia, me dediquei a leitura e ao conhecimento, um hábito que mantenho e que faço questão de mostrar o quanto é importante, principalmente para as crianças”, disse o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia.

Os livros doados a Biblioteca Benedito Leite podem ser lidos por crianças no prédio-sede da Biblioteca ou serem levados para casa, mediante empréstimo com a carteirinha de acesso.

ESSA É UMA IDEIA QUE PODERIA SER COPIADA EM TODAS AS CIDADES. PARABÉNS 🎊🎉.

segunda-feira, novembro 11, 2019

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE.

joao albertoPubliquei essa matéria em fevereiro de 2015. Os itens em vermelho são pequenas atualizações. Digam-me o que foi que mudou até hoje. 

"Aos poucos o senador João Alberto (PMDB-MA) substitui os bacabalenses por forasteiros.
Primeiro foi Jura Filho que foi substituído por Roberto Costa. Depois foi Alberto Filho  que teve que ceder o lugar para João Marcelo.
Fato é que Roberto Costa, apesar de não morar em Bacabal (agora tem casa, mas não mora), já é tratado como de casa, enquanto que Jura filho está cada dia mais distante de nosso povo. João Marcelo (apesar de reeleito Deputado Federal) ainda não deu o ar da graça, mas certamente será o preferido nas visitas daqui por diante. 
Apesar da eleição para prefeito ainda está muito distante, as peças de bastidores já começaram a ser movidas e, mesmo sem voto na cidade, o carcará (depois de eleger Edvan) continua sendo o manda chuva local."
É preciso tirar o chapéu pra ele.

domingo, novembro 10, 2019

LIVRO. "Raul Seixas: Não Diga que a Canção Está Perdida"

Fiquei quieto por 45 anos', diz Paulo Coelho sobre possível traição de Raul.
(FOLHAPRESS) - O escritor Paulo Coelho revelou que sabia sobre a possibilidade de Raul Seixas tê-lo entregado para os militares durante a ditadura. 

"Fiquei quieto por 45 anos. Achei que levava segredo para o túmulo", escreveu no Twitter.
A história, que estava oculta até agora, veio à tona no livro "Raul Seixas: Não Diga que a Canção Está Perdida", do jornalista Jotabê Medeiros, com lançamento previsto para o próximo dia 1º.
O caso, segundo a obra, aconteceu em maio de 1974, quando Raul e Coelho desfrutavam do sucesso de "Krig-ha, Bandolo!", disco lançado no ano anterior e que já tinha mais de 100 mil cópias vendidas.
Segundo Medeiros, Raul havia sido chamado para dar um depoimento no Dops, o Departamento de Ordem Política e Social da ditadura militar, e ligou para o amigo para acompanhá-lo e ajudá-lo a dar os esclarecimentos sobre as músicas que haviam feito em parceria.
Paulo Coelho não sabia, mas essa não era primeira vez naqueles dias que Raul ia ao prédio. O autor de "O Alquimista" passou por sessões de tortura por duas semanas.
"Comparei as datas e vi que, entre o primeiro depoimento de Raul ao Dops e o segundo depoimento, no qual ele levou Paulo Coelho, demorou pouquíssimo tempo", disse Medeiros em entrevista à Folha de S.Paulo.

sábado, novembro 09, 2019

PROFISSÕES DO FUTURO JÁ ESTÃO PRESENTES .

Futuro
Com a transformação digital se espalhando por diversos setores, os profissionais de tecnologia da informação são os que têm pela frente um dos futuros mais otimistas e terão oportunidades em todos os setores da economia. 







Entre as ocupações que devem ganhar mais relevância nesse segmento está o analista de internet das coisas, o engenheiro de cibersegurança, o analista de segurança e defesa digital, o especialista em big data e o engenheiro de softwares.

sexta-feira, novembro 08, 2019

Desabamento do edifício em Fortaleza.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE ?



O desabamento do edifício Andrea no dia 15 de outubro de 2019 em Fortaleza - CE que registrou uma morte e deixou outros vários feridos e sob os escombros. Ainda é prematura a afirmação das causas, porém o engenheiro calculista Rabelo Fernandes ao analisar as imagens realizadas antes da queda do edifício, pode afirmar que os pilares estavam totalmente comprometidos e com grau de oxidação muito alto.
Infelizmente essa tragédia não é um fato isolado, quase que anualmente nos deparamos com tragédias com desabamento de edifícios. As falhas na sua maioria são por falta de manutenção ou por realizar reformas sem a presença de um profissional habilitado.
Na mesma cidade de Fortaleza em março de 2015, o desabamento de uma varanda no edifício Versailles matou dois operários, que no ano seguinte viria ser condenado a demolição total do prédio, visto a falta de manutenção e que sua estrutura de sustentação estava totalmente oxidada.
Um caso de grande repercussão nacional ocorreu na cidade do Rio de Janeiro - RJ, o desabamento de 3 prédios, o primeiro e maior dos três, o edifício Liberdade com 20 andares, acidente que deixou 17 pessoas mortas e 5 desaparecidos. Até hoje não se sabe quem seria o responsável pelo acidente. O edifício Liberdade ao longo dos anos teve diversas reformas e ampliações, tem conhecimento que alguns proprietários para ampliar suas salas removeram paredes e pilares de sustentação. Nesse caso o sindico foi indiciado por sua responsabilidade civil e criminal, porém faleceu um ano após.
Em decorrência da queda do edifício Liberdade veio a ter um estudo e surgimento da ABNT NBR 16280/2014, a norma veio com o intuito de conscientizar a todos que as construções e reformas devem sempre estarem acompanhada de um profissional técnico habilitado.
Nos casos dos edifícios, todos eles possuem síndicos, que segundo o Código Civil em seu artigo 1.348, entre outras responsabilidades, devem diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e realizar seguro da edificação. Muitos ao assumirem o cargo não tem ideia do tamanho de suas responsabilidades, no qual, vidas de várias famílias estão sobre sua responsabilidade.
Com isso é importante as manutenções estejam sempre em dia e que as contratações sejam sempre com profissionais habilitados, para que tragédias como essa do edifício Andrea e edifício Liberdade não se repitam e fiquem apenas como lição.
Müller e Garcez Advogados Associados, Advogado
Publicado por Müller e Garcez Advogados Associados.
Alex Alves Garcez é advogado especializado em Direito Condominial e Imobiliário, sócio proprietário da Muller e Garcez Advogados e Presidente da Associação de Síndicos do MS.

quinta-feira, novembro 07, 2019

O FANTÁSTICO DIZ QUE ESTÃO ROUBANDO A EDUCAÇÃO, MAS TEM MUITO MAIS.

Em nota, o presidente da Famem, Eric Costa que várias prefeituras incluídas na lista de investigados por fraude ao FUNDEB detêm "atestados de idoneidade".

Eu tenho 17 anos de pós graduado  como administrador público e não conheço uma única prefeitura do Maranhão com tal atestado.

Vários dos maiores municípios maranhense estão nas listas de blogs, como tendo suas gestões investigadas. Dentre eles também está o município de Bacabal, mas não se sabe ainda se a investigação é sobre a administração de Edvan Brandão (PSC) ou de seus antecessores.

Então, para que se esclareça com maior brevidade, basta todos disponibilizarem o link de acesso às listas de alunos matriculados em cada escola, assim, a própria população faria uma rápida apuração das fraudes. É fácil para quem não está devendo.

Vários blogs divulgaram listas, que não foram contestadas pela FAMEM. Constam como investigados a prefeitura de São Luís do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT); de Imperatriz, Assis Ramos (DEM); de Caxias, Fábio Gentil (PRB); de Timon, Luciano Leitoa (PSB); de Codó, Francisco Nagib (PDT); de São José de Ribamar, Eudes Sampaio (PTB); de Pinheiro, Luciano Genésio (PP); de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba (Solidariedade), de Rosário, Irlahi Moraes (MDB); de Santa Rita, Hilton Gonçalo (sem partido);  e de Barra do Corda, e do próprio presidente temporário da FAMEM Eric Costa (PCdoB). 

Sim, todos são gestores respeitados, mas que devem satisfação ao povo.


quarta-feira, novembro 06, 2019

DEBATE DE IDEIAS É MELHOR QUE XINGAMENTO.



A matéria O CORONEL ROMPEU COM O EX-SENADOR E QUER SER PREFEITO DE BACABAL teve grande repercussão na cidade e iniciou um saudável debate  que me renova a esperança no processo democrático.

Meu amigo Alairton Lima, sempre observador e inteligente, indaga: e quem garante que rompeu mesmo? Que tudo nao faz parte de um grande teatro? E se nao for teatro e quiser voltar a casa mater? 

Outro internauta também questiona: Desde quando romper com ex-aliado é pré requisito pra ser candidato?  

E conclui: Se tiver ficha limpa, um programa de governo e capacidade de administrar, está fora.

terça-feira, novembro 05, 2019

A SENSIBILIDADE DO BOLSO.


MARANHENSE DEVE SALVAR O FILHO DO PRESIDENTE DA CASSAÇÃO.

Eduardo Bolsonaro – que defendeu o AI-5 –  enviou pedido de desculpas ao Deputado Federal Jucelino Filho. 

O deputado, que é do DEM do Maranhão, é o presidente do Conselho de Ética da Câmara.

Jucelino diz que “não se dá por satisfeito” mas admite que “há um reconhecimento do erro cometido”. E esclarece que, para não haver queixas, “seguir rigorosamente” o Código de Ética da Casa.

Seguir o código de ética da casa é sinônimo de querido vai acabar em pizza.

segunda-feira, novembro 04, 2019

DIZ QUE É CEDO, MAS É O PRIMEIRO DA FILA.

Chamado no Congresso de “primeiro ministro” e com o nome no jogo de 2022, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cobrou “mais responsabilidade” dos pré-candidatos à sucessão do presidente Jair Bolsonaro e disse que ninguém sobreviverá a três anos de campanha. 

“Não está na hora de tratar de eleição. Isso é um suicídio coletivo”, afirmou Maia em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.

Nos bastidores, porém, o deputado se movimenta para organizar a centro-direita em torno de uma agenda liberal e conversa com vários outros prováveis concorrentes ao Planalto, como o apresentador de TV Luciano Huck e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

domingo, novembro 03, 2019

CINEMA NACIONAL É PREMIADO.

🎞  🎥 Filme  brasileiro “Pacificado” vence a concha de Ouro.
O longa vencedor da vez é “Pacificado”, dirigido por Paxton Winters, que venceu a Concha de Ouro, prêmio dado ao melhor filme do Festival de San Sebastián, na Espanha. 

Além da estatueta principal, foram premiados Bukassa Kabengele, como melhor ator, e Laura Merians, pela fotografia. O filme conta a história de uma garota de 13 anos, que tenta se reconectar com o pai, recém-liberto da prisão. Rodado no Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, tem trilha sonora de Beto Linhares e design de produção assinado por Ricardo van Steen, responsável pela maquiagem, figurino e supervisão de fotografia e arte. 

Esperamos para conferir nos cinemas.

sábado, novembro 02, 2019

O ADVOGADO É INDISPENSÁVEL E DEVE SER RESPEITADO.



O advogado é profissional respeitado na sociedade, porém, nos últimos anos se tem visto uma concorrência incompatível com a honra da profissão.

Bacabal assistiu esta semana uma reportagem que tratava de forma pejorativa a atuação de advogados na delegacia.

Apesar do conceito popular do "advogado de porta de cadeia" é preciso esclarecer que não há nenhum demérito no advogado que exerce sua profissão na delegacia de Polícia e o profissional merece o mesmo respeito daqueles que trabalham no fórum, no INSS ou em qualquer outro local em que seu cliente necessite de defesa.
Constituição Federal 
Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.
É certo que em qualquer profissão existem excessos e na nossa classe temos a OAB para apurar e julgar as infrações éticas. 

No caso divulgado na imprensa local há denúncia de favorecimento profissional e isso realmente deve ser combatido, pois é necessário proteger a igualdade de oportunidade no exercício da advocacia. É importante a denúncia, mas que seja feita com nomes e fatos. Comentários genéricos apenas servem para denegrir a classe de advogados e não resolvem o problema.

Só espero que não venham culpar um ou outro funcionário assalariado e fazer de conta que está tudo resolvido. Porque no nosso país é assim, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

ATÉ QUE UM DIA, PIMBA.

Depois que o bebê nasce ainda não sabem o sexo, só decidirá 
o gênero quando tiver três anos.
Aos oito meses a criança entra para uma bike school, 
aprenderá a andar de bicicleta de capacete e joelheira para não 
correr riscos.
Quando tem um ano e pouco, o jovem diz sua primeira 
palavra: Daddy.
Aos dois anos entra para os cursos de liderança e matemática 
coreana. 
Aos três já conhece o alfabeto chinês.
Na escola evita interagir com outras crianças, assim não sofre 
bullying nem corre o risco de ficar amigo de um potencial 
concorrente por uma vaga de emprego daqui dez anos.
No colégio aprende tudo sobre empreendedorismo, num 
curso extra aos sábados e domingos. 
Cria sua primeira startup aos quinze.
Termina o ensino fundamental ao mesmo tempo em que 
faz IPO em Nova Iorque aos 17.
Aos 21 tem mais dinheiro que as últimas seis gerações de sua 
família.
Com 25 completa a terceira ultramaratona, dessa vez na 
África do Sul.
No aniversário de 35 informa os pais que vai morar sozinho.
A mãe não entende, já que o filho tem tudo em casa.
Ele quer assumir algumas responsabilidades, como comprar 
uma máquina de lavar roupas.
Não compra, porque vai morar num loft que tem serviço de 
hotel 24 horas por dia.
Aos 42, resolve casar, falta só descobrir com quem.
Com 50 decide que o casamento não é para ele.
Sente um vazio existencial.
Descobre que sua falta de motivação é resultado de uma 
depressão que sofre desde os oito anos.
Passa a tomar um coquetel de Rivotril, Ritalina e Frontal.
Não adianta. Nada mais faz sentido.
É quando volta a morar com os pais, onde toda noite 
assistem o Jornal Nacional e a novela.
Até que um dia, pimba. 
Acabou-se.
Infarto fulminante na hora do Jornal Nacional.

Fonte: Parte da crônica de Mentor Neto - escritor e cronista.

sexta-feira, novembro 01, 2019

O NOVO HERDEIRO POLÍTICO DE BACABAL.



Manoel da Concórdia é político experiente em Bacabal. Dos mais competentes, tem sido protagonista em várias batalhas políticas na Câmara Municipal , seja como candidato ou como articulador.

Concórdia agora lança-se a um novo desafio, a disputa da cadeira de prefeito municipal em 2020. O vereador foi o mentor da composição que fez Edvan Presidente da Câmara e, consequentemente, prefeito municipal com a cassação de Zé Vieira. 

Esse sempre foi um sonho do Edil, mas como cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, ele nunca abandonou a certeza de uma reeleição de vereador para aventurar-se num sonho maior.

No entanto, com a família melhor estruturada, Manoel ensaia seu filho no mundo da política. O engenheiro de produção Israel, já adotou o sobrenome "da Concórdia" e tem feitos doações, seguindo a linha assistencialista do pai.

Simpatia não falta ao jovem e aliada a competência e experiência de Manoel da Concórdia, certamente o nome decola.

No blog do Abel Carvalho, Israel descreveu o momento da entrega das doações como sendo de "grande aprendizado e emoção, por poder conhecer e beneficiar a uma senhora que para ele demonstrou grande saber, lhe abrindo com os seus conhecimentos e vasta experiência de vida um novo caminho dentro da jornada que ele abraça".

Para bom entendedor essas palavras bastam. Agora resta saber se a disposição de Manoel da Concórdia é disputar uma vaga de vice ou, conforme o desgaste de Edvan, disputar logo a cadeira principal.

SUSTENTABILIDADE