Advogado é espancado por policiais em Goiás
Policiais teriam contido o advogado por desobedecer a corporação durante abordagem a morador de rua.
O advogado Orcelio Ferreira Silverio Junior, de 32 anos, foi agredido nesta quarta-feira, 21, pela Polícia Militar em Goiânia. O vídeo mostra o advogado sendo segurado pelos agentes e levando socos e tapas. Ele chegou a ser arrastado pela calçada, mesmo após ser algemado com as mãos para trás.
A motivação teria relação com interferência do advogado em abordagem dos agentes a um morador de rua.
A polícia precisa aprender que o trabalho do advogado é interceder pelo seu cliente e a palavra é a arma do profissional do direito. O uso da força contra um cidadão algemado (advogado ou não) é um crime covarde e envergonha qualquer bom policial.
Em nota, a Polícia Militar disse que instaurou Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar os fatos e determinou o afastamento do policial envolvido na abordagem das atividades operacionais.
É necessário também apurar a prática criminosa de alterar o boletim de ocorrência para defender crimes de maus policiais. No BO os agentes do Giro - Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva teriam contido o advogado porque ele desobedeceu a corporação durante a abordagem a morador de rua, desferiu chutes e mordeu o dedo de um policial. Conforme a ocorrência, o causídico teria desacatado os policiais.
Um dos vídeos mostra que o advogado, mesmo deitado ao chão, leva um tapa no rosto de um militar e, em seguida, é arrastado pela calçada. Depois, o policial fica com o pescoço dele entre as pernas. Diante da cena, testemunhas gritavam na tentativa de conter a ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário