13 março 2022

MINHA OPNIÃO SOBRE A GUERRA.


Ninguém acessa o nosso blog atrás de notícias, o que se busca aqui é opinião é, por isso, não apresentei nenhum resumo com as notícias da guerra da Rússia x Ucrania. Isso todos os grandes meios de comunicação estão mostrando. 

No entanto, acho importante falar sobre os atores dessa guerra.

Gente como Putin está acostumada a socar a mesa e a mandar; jamais debater e negociar. Os EUA também fazem o mesmo, a diferença é que o fazem como politica de estado, apoiados pelos países desenvolvidos da Europa, que após a 2ª Guerra formaram a aliança militar tão falada nos últimos dias, que é a OTAN. Portanto, esses países não dependem de um homem só; entra presidente e sai presidente e eles continuam dominando o mundo.

Então, o que estamos assistindo são outros modelos de governo a desafiar a hegemonia política, econômica e militar desse grupo. 

Dentro de seus países, com fortunas e armas à disposição, ditadores e autocratas contam com poder ilimitado, conferido pelo povo. Um chinês, um russo e um iraniano não se sentem tolhidos e subjugados por seus feitores. Para eles, esses governantes são o próprio Estado.

Políticos autocratas tendem a ser, ou melhor, são agressivos, intempestivos, intolerantes e trancafiados em seus próprios valores e crenças, daí sua extrema dificuldade nas relações geopolíticas e comerciais globais. O que qualquer ditador ou autocrata não admite é que todos eles só chegaram ao poder pela reciprocidade, autoridade e confiança de seus povos. 

No caso da Rússia, a despeito da loucura armamentista de Putim, o povo russo não vai aceitar os efeitos dos embargos econômicos, não vai aceitar voltar a viver sem a cultura, moda e modernismo do estilo europeu de juventude, não vai aceitar abrir mão de assistir as produções hollywoodianas. 

Quem vai pagar esse preço são os Ucranianos que, certamente, já perderam a sua pátria, mas Putim não será o vencedor. Como todo ditador, será superado pela vontade do povo, que sempre que se ver oprimido, brada por liberdade e é isso que vai acontecer nos próximos anos na Rússia. Adeus a era Putim, pena que as custas do sofrimento de muitos, mas a história sempre foi assim.

Nenhum comentário:

ALIMENTOS GRAVÍDICOS.

  Você sabe o que são   Alimentos Gravídicos ? A Lei 11.804/2008 dá à mulher não casada e que também não vive em união estável e não tenha c...