PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

quarta-feira, janeiro 11, 2023

SOU DE DIREITA. O QUE ISSO SIGNIFICA ❓

 Por que muitas pessoas que nem sequer gostavam de política partiram para essa alienação fanática do bolsonarismo. 

Como a ideologia de direita assumiu as ruas e se transformou na esperança daqueles que diziam "tanto faz".

pensamento à direita foi construído pautado na figura do indivíduo e de suas respectivas liberdades, centrado na ideia de que a sociedade será melhor se as pessoas exercerem a sua ampla liberdade para tomarem decisões individuais.

O que é ser de direita? Imagem: Adobe Stock.
O que é ser de direita? Imagem: Adobe Stock.
No contexto político  atual é comum o debate ideológico e político entre as pessoas sobre o que é ser de direita e o que é ser de esquerda no Brasil.

Afinal, o que é ser de “Direita”?

Com o passar do tempo, a sociedade e a democracia evoluíram muito, trazendo muitas mudanças para o cenário político e para os significados dos termos de direita e esquerda.

Uma dessas mudanças, é a diversidade política existente, sendo que as expressões “direita” e “esquerda” não conseguem englobar a pluralidade de conteúdos e pautas existentes no mundo atual.

Isso pode se notado através da imagem do espectro político logo abaixo, no qual existem diversas correntes ideológicas, desde a extrema esquerda até a extrema direita, cada um defendendo pautas mais progressistas ou mais conservadoras.

Espectro político esquerda-direita e as ideologias. Imagem: FEIJÔ, 2007, p.120.

Entretanto, há certas características gerais ligadas ao aspecto econômico, sociais e políticos do Estado que podem ser alinhadas à ideologia de direita, conforme será elencado abaixo:

Características Econômicas do ideal de Direita:

  • Livre mercado: o pensamento da direita abrange a ideia de livre mercado, que pode ser definida como um sistema econômico onde ocorre trocas comerciais sem a interferência do Estado, ou seja, há troca de mercadorias entre os indivíduos e negociações entre os mesmos baseado na lei da oferta e da demanda, sem que Estado intervenha nas negociações, nos preços e nas trocas comerciais.

  • Valorização da propriedade privada: a ideia de propriedade privada é um direito fundamental previsto na Constituição Federal de 1988, defendida pela ideologia de direita que considera a propriedade privada como um direito individual, sendo utilizado exclusivamente pelo indivíduo que adquiriu o bem.

Características políticas do ideal de Direita:

  • Individualismo – os indivíduos que se reconhecem como de “direita” valorizam a ideia do individualismo, que enfatiza a predominância dos objetivos de cada um sobre os interesses de um coletivo e do Estado.

  • Liberdade – A liberdade para “direita” é a valorização do poder de escolha do indivíduo, podendo o mesmo utilizar a sua liberdade para expressar suas opiniões, decidir os rumos de sua vida, bem como para agir em questões econômicas sem que o Estado intervenha nesses assuntos.

  • Estado mínimo – um dos principais ideais do pensamento da “direita” é a mínima intervenção estatal nos assuntos econômicos e sociais de um país, que pode ser definido como a mínima interferência estatal nos assuntos não prioritários, deixando na mão da iniciativa privada funções que não são consideradas essenciais ao Estado, como por exemplo, o câmbio, transportes e a privatização das áreas de energia.

Características sociais do ideal de Direita:

  • Valorização da Meritocracia: a ideologia de direita abrange a meritocracia como forma de desenvolvimento individual e social, defendendo a ideia do mérito pessoal como forma de progresso do indivíduo e consequentemente da sociedade, em que alguns indivíduos possuem mais que os outros por conta do esforço dedicado para alcançar determinado objetivo.

  • Programa Social mais tímido: muito baseado no ideal de meritocracia, individualismo e mínima intervenção estatal, o pensamento da direita tem um programa social mais tímido, uma vez que pressupõe que todos os indivíduos estão em posições iguais e não necessitam de incentivos financeiros por parte do Estado para que alcancem seus objetivos, não tendo como prioridade na ideologia de direita os programas sociais.

Você percebeu que não tem nada de errado em ser de direita ou de esquerda. 

O problema é que você quer discutir LULA x BOLSONARO e isso é populismo.

Nenhum comentário:

SUSTENTABILIDADE