Não é um golpe surgindo nas ruas ou nos quarteis, mas na Câmara dos Deputados que aprovou o texto-base de um dos projetos da minirreforma eleitoral.
Digo golpe porque o texto flexibiliza regras sobre prestação de contas e aplicação de multas a partidos e candidatos facilitando as fraudes eleitorais e o abuso econômico.
Só para enganar o eleitor, os deputados aprovaram a oferta de transporte público gratuito no dia das eleições.
Veja o vídeo com as principais mudanças no link abaixo.
O relator deste golpe é justamente o deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA), também permite que o dinheiro do fundo partidário seja usado para comprar ou alugar veículo automotor, embarcação e aeronave, combustível e manutenção, "desde que comprovadamente a serviço do partido". Uma farra com dinheiro público. Que vergonha.
Em seguida, segundo Lira, os deputados devem analisar um segundo texto da minirreforma, que trata sobre regras de inelegibilidade para liberar geral todos os fichas sujas.
O Congresso tem articulado para votar alterações nas regras eleitorais até o começo de outubro. Isso porque, para serem válidas já nas eleições de 2024, essas propostas precisam ser aprovadas pela Câmara e Senado, e sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de 6 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário