Mais de 4 mil ogivas armazenadas e maleta que fica com Putin:
Rússia tem arsenal nuclear capaz de destruir o mundo 'várias vezes'
O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quarta (13) que a Rússia está tecnicamente preparada para uma guerra nuclear - e que, se os Estados Unidos mandarem tropas para a Ucrânia, a atitude seria considerada uma escalada significativa da guerra.
Querendo aparecer para o público interno, já que Putin concorre à reeleição na disputa presidencial que acontece na Rússia entre os dias 15 e 17 de março, o maluco ditador coloca o mundo em alerta.
Como detém o controle político do país, é praticamente certo que ele obtenha mais um mandato de seis anos. Putin tem sido presidente ou primeiro-ministro do país desde 1999. A vitória no pleito vai garantir que ele complete 30 anos de poder.
Essa quantidade de ogivas significa, na prática, que a Rússia poderia destruir o mundo "várias vezes", segundo a agência Reuters, então a pergunta é: será só uma bravata pré eleitoral ou uma preocupação real para o mundo?
Durante a Guerra Fria, a União Soviética chegou a ter 40 mil ogivas simultaneamente, enquanto os EUA possuíam cerca de 30 mil.
Putin controla 5.580 ogivas, segundo a Federação dos Cientistas dos EUA.
Destas, 4.380 estão armazenadas para uso em lançadores estratégicos de curta e de longa distância e outras 1.200 estão “aposentadas” – fora do arsenal oficial, mas provavelmente intactas, guardadas em bunkers –, de acordo com a FAS.
Das que estão armazenadas:
- 1.710 estão posicionadas: são cerca de 870 em mísseis balísticos para lançamento em terra, cerca de 640 para lançamento de submarinos e possivelmente,
- 200 em bases aéreas, diz a Federação dos Cientistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário