Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS ▶️ Política * O governo planeja enviar ao Congresso um projeto para regular as redes sociais, com foco na proteção de crianças. * Em meio a tensões com os Estados Unidos, o Brasil defendeu a democracia no país, segundo um professor de Harvard. * O governo federal anunciou que irá liberar R$ 30 bilhões em linhas de crédito para empresas afetadas pelo recente "tarifaço" imposto pelos EUA. ▶️ Economia * A Mega-Sena não teve ganhadores e o prêmio acumulado chegou a R$ 47 milhões. * A Petrobras aprovou a volta da distribuição de gás de cozinha, e o governo garantiu que o gás será gratuito para 17 milhões de famílias. * O prazo para a entrega de documentos do Prouni 2/2025 foi prorrogado para o dia 18. ▶️ Outras Notícias * Um trágico acidente em uma fábrica no Paraná resultou na morte de nove pessoas. * A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento oral para tratar tumores cerebrais. * O ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, afirmou que o clima é o maior desafio que a humanidade já enfrentou. * No esporte, o São Paulo garantiu um empate na Libertadores, e a tenista Bia Haddad lidera a lista de participantes do SP Open. 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

23/10/2014


Rogério Alves: "Recurso de Deoclides no STF não dará em nada"

Rogério Alves Silva

Para o advogado Bacabalense Rogério Alves Silva o Recurso que o candidato a deputado federal Deoclides Macedo pretende impetrar no Supremo Tribunal Federal (STF) não dará em nada e por consequência na alterá mais o resultados das eleições no Estado do Maranhão.



Formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco e especializado em administração pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Alves já foi presidente da OAB/Ma - subsecção de Bacabal, e conselheiro estadual da OAB Maranhão.

Para Rogério Alves "depois de encerradas as chances de Deoclides Macedo no TSE, o ex-prefeito se apega agora a apenas discutir a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa no STF".



Porém ele explica que "o argumento do ex-prefeito já foi discutido e julgado pelo STF na análise conjunta das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs 29 e 30) e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4578) que tratam da Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa".



Alves acrescenta que "por maioria dos votos, no julgamento ocorrido em 16 de fevereiro de 2012, prevaleceu o entendimento em favor da constitucionalidade da lei, que passou a ser aplicada para as eleições a partir de 2012. Por essa razão o ex-prefeito conseguiu registro para as eleições anteriores a 2012 e teve seu registro negado nas eleições de 2014, já sob a égide do novo entendimento do STF".



O advogado bacabalense vai além afirmando que "a esperança de Macedo foi a divergência aberta pelo ministro Dias Toffoli que, baseando seu voto no princípio da presunção de inocência, salientou que só pode ser considerado inelegível o cidadão que tiver condenação transitada em julgado (quando não cabe mais recurso). A Lei da Ficha Limpa permite que a inelegibilidade seja declarada após decisão de um órgão colegiado. Que é o caso das contas julgadas pelo TCE-MA. Porem a divergência foi vencida e não houve nenhum sinal de mudança de pensamento nos julgamentos seguintes".



Por Abel Carvalho

Nenhum comentário:

MATÉRIA EM DESTAQUE

DEU NO O GLOBO

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.