PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

segunda-feira, maio 27, 2024

FERIADO NA QUINTA-FEIRA.

Governo do Maranhão decreta ponto facultativo dia 31 de maio

Com o feriado de Corpus Christi na quinta-feira (30), os servidores voltam ao trabalho somente no dia 3 de junho.


O governador Carlos Brandão (PSB), anunciou por meio de sua conta no X (antigo Twitter), que na próxima sexta-feira (31) será ponto facultativo. Com o feriado de Corpus Christi na quinta-feira (30), os servidores voltam ao trabalho somente no dia 3 de junho.

O Dia de Corpus Christi feriado por decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) em decisão emitida semana passada. Foi reconhecida a constitucionalidade da Lei nº 11.539, de 21 de setembro de 2021, do governo do Estado, que incluiu o feriado entre os estaduais.

Durante os meses de junho e julho, os feriados programados vão cair em finais de semana. Os dias 29 e 30 de junho, onde são celebrados os santos juninos São Pedro e São Marçal respectivamente, caem no sábado e domingo, e dia 28 de julho, Adesão do Maranhão a Independência cairá no domingo.

sábado, maio 25, 2024

A DAMA DO TRÁFICO.

Uma história da Argentina não deve lhe interessar, mas tem algo de diferente no tráfico de drogas nos bairros de Rosario (uma das maiores cidades argentinas). Um exemplo desse esquema de violência, que sustenta o negócio criminoso, é o que aconteceu no bairro La Tablada no início do ano. Assassinatos, ameaças e tiroteio, mas isso tem em todo lugar. O que tem de diferente?

Em 12 de janeiro passado, os operários de uma cooperativa de bairro estavam demolindo as paredes de um bunker localizado na Ayacucho ao 4300, quando uma jovem de 27 anos apareceu e os ameaçou.

"Vão embora porque vamos atirar em vocês", gritou a mulher.

Aquele lugar era controlado pela mulher que apareceu inesperadamente: Leila Schmitt, parceira de Alan Funes, um narcotraficante de 26 anos atualmente preso na penitenciária de Ezeiza.

Todos conheciam os antecedentes de violência do clã Funes quando Leila Schmitt ameaçou os operários que demoliam o bunker. 

Os operários saíram correndo. Não ficou ninguém. Foi o primeiro ponto de venda que foi derrubado por ordem da Promotoria de Rosario. A escolha desse bunker foi porque ele é um emblema em um bairro marcado pela violência. Pelo menos duas gerações do clã Funes estiveram à frente desse ponto de venda de drogas.

A HISTÓRIA DE LEILA.

Em janeiro passado (2023), foi realizada a demolição de um simbólico bunker do clã Funes. 

Alan Funes ganhou notoriedade no final de 2018, quando se filmou disparando uma metralhadora na casa de sua avó, onde cumpria prisão domiciliar. A partir desse vídeo, que tinha como objetivo mostrar o poder de fogo de um grupo de narcotraficantes que ele formava com seus irmãos – dois foram assassinados –, ele começou a se transformar em uma engrenagem violenta do narcotráfico.

  • Leila Schmitt foi presa e acusada de ameaçar os operários, que abandonaram as ferramentas e fugiram diante da mulher que é uma narcotraficante influente na zona. Na audiência, foi estabelecido que ela deveria pagar uma fiança de $400 mil, dinheiro arrecadado em poucas horas de venda de drogas em La Tablada.
  • Um mês depois, ela foi presa novamente. E desta vez não foi por uma ameaça, mas por estar ligada a um duplo homicídio, pelo menos inicialmente. Os assassinatos ocorreram em 13 de fevereiro nesse bairro, onde foram executados o taxista José Luis Assale, de 63 anos, e o passageiro que ele transportava, Carlos Uriel Acosta, de 21. O alvo, segundo a investigação, era o homem mais jovem, mas os atacantes não hesitaram em matar o motorista.
  • Não demorou muito até que ela fosse presa novamente. Em 13 de maio, em várias batidas, foi encontrado entre os escombros do bunker da família Funes, na Ayacucho ao 4300, um galão de gasolina, que teria sido usado para semear terror em Rosario e manter o medo entre a população após a sequência de quatro homicídios que abalaram a cidade no início de março.

A história é muito parecida com muitas outras de pretos pobres das favelas brasileiras, mas me chamou a atenção a violência de uma menina que poderia ser encontrada em qualquer shopping da cidade.

3 MITOS DA INTERNET.

 Em 17 de maio de 1865, foi fundada a União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada das Nações Unidas que trata de questões relacionadas às tecnologias de comunicação e informação. 

Desde então, a data foi escolhida para comemorar o Dia da Internet, a ferramenta que revolucionou a comunicação e o acesso à informação. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo WebsiteRating no início de 2024, o dia 5 de janeiro registrou 5,3 bilhões de pessoas conectadas no mundo todo, um número equivalente a 66% da população global. Os números grandes não param por aqui: também de acordo com esse levantamento, em 31 de dezembro, foram catalogados mais de 1,13 bilhão de sites na World Wide Web, embora 82% estivessem inativos.

Decerto, a internet é uma grande aliada no nosso dia a dia, mas também pode ser um território desconhecido — e perigoso — para muitas pessoas. E não estamos falando apenas de inteligência artificial e fake news : a internet é um meio propício para promover ataques cibernéticos, como a disseminação de malwares e DDoS, a fim de danificar computadores e roubar dados sensíveis e confidenciais. 

“O Dia da Internet foca mais em debater tópicos como conectividade global, inclusão digital, direitos digitais e uso ético da internet, isto é, tem um propósito mais socioeducativo. Mesmo assim, também é uma data usada para discutir noções de segurança cibernética, privacidade online, alfabetização digital e uso responsável da tecnologia”, esclarece Jonathan Aprigio, analista de rede na Leste, empresa provedora de internet no Leste Fluminense.
 

A seguir, confira 3 mitos e verdades sobre a internet! 

1. Todos os sites são confiáveis? 

Mito. Nem todos os sites são confiáveis. “Ao clicar em links , especialmente em e-mails ou mensagens suspeitas, verifique cuidadosamente a URL antes de prosseguir. Certifique-se de que o endereço corresponde à página legítima que você espera visitar. Pequenas alterações na URL podem levar a sites maliciosos projetados para roubar informações pessoais”, recomenda Jonathan Aprigio. 

2. As ameaças cibernéticas aumentaram? 

Verdade. Segundo Lucas Galvão, CEO da Open Cybersecurity, especialista em cibersegurança, com o avanço da tecnologia, as ameaças cibernéticas também evoluem. “Investir em soluções de segurança digital avançadas é uma medida essencial. Desde a utilização de gerenciadores de senhas até a implementação de autenticação de dois fatores, garantir a segurança de suas informações pessoais e profissionais é fundamental para aproveitar plenamente as vantagens da tecnologia”, sugere. 

3. Nem todo dispositivo aproveita a potência de conexão da mesma forma?

Verdade. Allan de Alcântara, engenheiro de computação e sócio-proprietário na FrankFox Informática, explica que “mesmo que você tenha contratado um plano de 500 mega em fibra óptica e tecnologia Wi-Fi 6, isso não significa que seu celular e seu PC, por exemplo, carregarão páginas e aplicativos online na mesma velocidade, mesmo que estejam próximos do roteador. Dispositivos mais antigos só conseguirão aproveitar uma porcentagem da conexão, isso se tiverem suporte à banda oferecida”. 

Por Maria Rossi

Fonte: Jornal Correios

sexta-feira, maio 24, 2024

PRESIDENTE DO MOBILIZA CONFIRMA CANDIDATURA EM BACABAL

O presidente do diretório estadual do Mobiliza no Maranhão, Hilton Gonçalo, anunciou por meio de sua conta pessoal do X (antigo Twitter), que participará em 70 cidades maranhenses das disputas pelas vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador. Além das candidaturas definidas em Bacabeira (Naila Gonçalo) e Santa Rita (Milton Gonçalo), o gestor municipal já anunciou nomes em Paço do Lumiar, Nova Colinas, Bacabal (JANSEN PENHA), Godofredo Viana, Morros, Viana e nos próximos dias deve fazer novos comunicados.

Hilton Gonçalo explica que a condução das conversas é feita pelas comissões provisórias municipais, que possuem autonomia para apresentar pré-candidaturas a prefeito ou apoio a outro nome, mas claro que como presidente estadual do partido, ele sempre estará ativo nas discussões.

Em algumas cidades já à definição ao apoio à pré-candidaturas postas por outros partidos: é o caso de Timon, que apoiará Dinair Veloso; em Caxias vai com Paulo Marinho Júnior; Pinheiro com André da Ralpnet; Pastos Bons com Enoque Mota e Imperatriz com Josivaldo JP, os dois últimos citados podem contar com o candidato a vice-prefeito do Mobiliza.

Em Pastos Bons, Francisco Reinaldo será o candidato a vice de Enoque Mota e em Imperatriz constrói-se uma chapa por formada por Josivaldo JP e o médico Daniel Fiim, que teve 8% dos votos na eleição de 2020 para prefeito.

Existem outras cidades, que o Mobiliza aguarda a situação do atual prefeito se definir como é o caso de Sucupira do Norte, que se houver um impedimento do prefeito Marcony Santos, Leilton do Mobiliza será o candidato, assim como também em Nova Iorque, a Eva pode ser a opção para disputa majoritária.

 Em Godofredo Viana, o nome da atual vice-prefeita Karine Andrade está posto para concorrer à Prefeitura; em Morros, o nome é da ex-prefeita Silvana Malheiros; na cidade de Viana será Marcone Veloso; em Nova Colinas será o Francivaldo e em Bacabal será o Jansen.

Outros nomes estão em processo de construção da pré-candidatura a cargo majoritário como é o caso de Alcidinho em Primeira Cruz; Franklin em Palmeirândia; Leandro em Axixá; Elton Gonçalo em Anajatuba e outros.

Em Itapecuru-Mirim, o Mobiliza tem feito diversas pesquisas de consumo interno e existem chances reais do partido apresentar o nome da dupla Santora e Gonçalo Júnior para a disputa da Prefeitura. Assim como em Rosário, a decisão da disputa majoritária caberá a comissão provisória liderada por Edivaldo Bazzolão.

Especificamente sobre São Luís, Hilton Gonçalo explica que a direção nacional exige participar da discussão e portanto existem algumas etapas para avançar sobre o projeto majoritário ou apoio a um pré-candidato na capital maranhense.

Irmãos são presos suspeitos de matar mulher estrangulada.


Dois irmãos foram presos pela Polícia Civil pelo crime de latrocínio na cidade de Açailândia. Segundo a polícia, o corpo da vítima identificada como Meygue Sandra Silva foi encontrado no dia 20 de abril no interior de uma residência com sinais de estrangulamento e estupro.

Segundo a polícia, além de ser morta, a vítima teve seu aparelho celular e dinheiro roubados.

As investigações concluíram que um dos investigados usou o celular da vítima no dia seguinte à sua morte.

Após o cumprimento do mandado judicial, em sede de interrogatório, o investigado confessou ter adquirido o celular roubado da vítima, informando onde o aparelho se encontrava.

Ainda em sede de interrogatório, o investigado informou que recebeu o aparelho celular de seu irmão. Após as informações prestadas, na última quarta-feira (22), o Poder Judiciário decretou a prisão preventiva do irmão que ao ser preso confessou a morte de Meygue Sandadra, dando detalhes do crime, onde usou um cadarço de sapato para o estrangulamento e confirmando ainda que roubou o celular da vítima e o vendeu para o irmão, usando o dinheiro para comprar drogas.

Após as oitivas na delegacia, os irmãos foram conduzidos para Unidade Prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

quinta-feira, maio 23, 2024

Tem coisa que a gente ouve e ver, mas não acredita. FELIPE CAMARÃO COMEMORA TAXA DE ANALFABETISMO.

Em pleno século XXI, o atual vice governador do Maranhão, secretário estadual de educação Felipe Caramarão se diz otimista porque o Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  mostrou que, em 2010, a taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais no Maranhão chegou a 20,8% e em 2022, o número baixou para 15,5%.

“Sempre que deparo com esses números tenho a certeza de que precisamos melhorar os nossos índices educacionais, mas ao mesmo tempo fico otimista porque percebo que as ações executadas pelo Governo do Estado, no sentido de avançar na alfabetização das pessoas e também combater o analfabetismo, estão sendo positivas. Esses números têm um significado valioso e seguiremos com ações efetivas para melhorar cada vez mais a educação do nosso estado." Disse o secretário Camarão. 

 No país, os dados do Censo 2022 mostram que, dos 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões não sabiam. Assim, a taxa de analfabetismo nacional foi de 7,0%., enquanto que, no Maranhão é mais que o dobro da média.

Veja bem, esses números, ao meu ver, não são "valiosos", mas sim "vergonhosos". 

É positivo ver que houve uma redução na taxa de analfabetismo no Maranhão de 2010 para 2022, de 20,8% para 15,5%. No entanto, é importante lembrar que ainda há um longo caminho a percorrer para garantir educação de qualidade e igualdade de oportunidades para todos os cidadãos. Não podemos esquecer que o atual secretário é o mesmo que segue a frente da educação a quase 10 anos. 

É fundamental investir não apenas em diminuir o índice de analfabetismo, mas também em melhorar a qualidade do ensino oferecido, garantindo acesso e permanência na escola para todas as pessoas, independentemente da sua idade.

Além disso, é crucial pensar em estratégias para combater as desigualdades sociais e regionais que contribuem para a persistência do analfabetismo em certas regiões, como no caso do Maranhão. É preciso investir em políticas públicas eficazes que promovam a inclusão e o desenvolvimento educacional de forma ampla e sustentável. 

A redução da taxa de analfabetismo é um passo na direção certa, mas é necessário um comprometimento contínuo e abrangente por parte das autoridades e da sociedade em geral para alcançar uma educação de qualidade para todos e, assim, promover o desenvolvimento social e econômico do estado do Maranhão. 

Sem educação não há desenvolvimento duradouro.


quarta-feira, maio 22, 2024

O TEU ADVOGADO TÁ COBRANDO QUANTO ?

Honorários Previdenciários: 

existe um limite máximo?


Quando chega o momento de se aposentar, muitos segurados questionam o valor dos honorários cobrados pelos advogados. Mas será que existe um limite para essa cobrança? 


Aos clientes:

Normalmente, o advogado previdenciário cobra de 20% a 30% do proveito econômico da ação judicial ou do valor total da condenação. Em outros casos, é estipulado o pagamento de uma porcentagem dos atrasados mais algumas prestações vincendas (para frente). 💰

Mas não é sempre que isso acontece porque existem muitas possibilidades….

Afinal, a cobrança de honorários para atuar em processos judiciais ou administrativos relacionados a aposentadoria dos clientes depende de uma série de fatores. Não existe um valor fixo definido para esse serviço que se aplique a todos os casos e situações.

👉🏻 Algumas questões que influenciam quanto o advogado pode cobrar para aposentar os segurados do INSS são essas:

  • Complexidade da causa;
  • Situação socioeconômica do cliente;
  • Local de prestação de serviços;
  • Se a atuação é administrativa e/ou judicial;
  • Como será feito o pagamento;
  • Entre outros fatores.

O grande “norte” para a cobrança de honorários advocatícios em serviços de aposentadoria, no INSS ou na Justiça, são as tabelas da OAB de cada seccional.

Lembrando que existe uma discussão sobre quais são os valores máximos que o advogado pode cobrar. E uma atenção especial precisa ser destinada quanto a atuação em matéria previdenciária.

⚖️ O art. 50 do Código de Ética e Disciplina da OAB prevê que os honorários advocatícios (contratuais e sucumbenciaisnão podem ter um valor maior que aquele que o cliente vai receber.

Então, com base nesse artigo, o advogado poderia cobrar até 50% do proveito econômico total do processo. 

Aos advogados

5 dicas práticas sobre os honorários advocatícios em Direito Previdenciário.

  1. Elas foram: não deixar de consultar as tabelas da OAB, 
  2. dar uma olhada no que dizem os Tribunais de Ética e Disciplina das seccionais, 
  3. atualizar os contratos, 
  4. explicar para o cliente o que está sendo cobrado bem direitinho e,
  5. pedir o destaque de honorários.

terça-feira, maio 21, 2024

 

Ex-sócio da farmácia Botica é encontrado morto, em São Luís

O empresário e advogado identificado como Rafael Mendonça Oliveira, de 39 anos, foi encontrado morto, nessa segunda-feira (20), no apartamento dos seus pais, no Edifício Tom Jobim, localizado na Avenida dos Holandeses, próximo à rotatória do Calhau, em São Luís.

Rafael ocupou o cargo de diretor administrativo da Botica Farmácia de Manipulação, uma das mais renomadas da capital maranhense. Além de seu sucesso no ramo empresarial, ele era conhecido por sua atuação como advogado.

De acordo com informações preliminares, Rafael foi encontrado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no banheiro do apartamento, com uma lesão perfurocortante profunda na região cervical, o que causou abundante sangramento.

Apesar das manobras de reanimação realizadas pelos profissionais de saúde, ele não resistiu e teve o óbito confirmado no local. Ao lado do corpo, foi encontrada uma faca suja de sangue.

Pelas informações preliminares, Rafael recorreu ao suicídio. Apenas a mãe dele estava em casa, onde não havia sinais de arrombamento.

O empresário foi casado com Marina Trovão, que também é sua sócia na Botica. Eles estavam separados há cerca de seis meses.

segunda-feira, maio 20, 2024

PM à paisana reage a assalto, mata criminoso e deixa outro baleado.

Dois criminosos foram baleados e um deles morreu durante um assalto a um policial militar à paisana, na tarde desse domingo (19), em Rosário, município a 74 km de São Luís. Toda a ação foi registrada por uma câmera de segurança.

O policial foi identificado como o cabo Dutra, lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de São Luís. Em depoimento à Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o militar informou que estava em Rosário para acompanhar a esposa, que realizava uma prova de concurso público. Enquanto aguardava o término do exame, ele decidiu ir a um lava jato para higienizar sua motocicleta.

O policial relatou que estava sentado em frente ao lava jato quando os suspeitos se aproximaram em uma motocicleta vermelha. Sem descer do veículo, o garupa apontou uma arma para o rosto do militar, exigindo seus pertences. Após tomar o celular do cabo, o piloto da moto ainda desferiu um tapa e puxou o fone de ouvido do policial.

Temendo ser reconhecido como policial, o militar reagiu no momento em que os criminosos desceram da motocicleta. O cabo sacou sua arma e efetuou três disparos, que atingiram um dos suspeitos, que morreu no local. O outro criminoso foi baleado na perna, mas conseguiu fugir.

O suspeito ferido foi capturado pouco tempo depois por outro policial à paisana, que estava nas proximidades. O caso é investigado pela PC-MA.

FONTE: VEJA AS IMAGENS NO IMIRANTE


QUEM PAGA A CONTA DO PREJUÍZO NO RS❓



Apesar dos governos federal e estadual falarem em recuperação de quase uma centena de bilhões de reais, o problema econômico maior é que a maioria dos prejuízos com as inundações terá que ser arcado pelas pessoas diretamente. Isso porque a maior parte das pessoas afetadas nas enchentes não têm condições de pagar seguros e as obras públicas não incluem a recuperação das residências e dos bens móveis perdidos.

Estima-se que no Brasil, apenas 30% da frota nacional de veículos possui cobertura. No setor de seguros de residências, o Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro com maior percentual de casas com seguro. De todas as residências gaúchas, 38% delas possuem seguros. 

Em São Paulo, por exemplo, esse índice é de 29%. Mesmo assim, como dito anteriormente, a grande maioria das apólices não cobre eventos como inundações.

Aquecimento global encarecerá seguros?

Outro debate no setor agora é se as enchentes no Rio Grande do Sul mudarão o setor de seguros no Brasil.

Contratar um seguro vai ficar mais caro para os clientes — depois de um evento tão grande no país? As mudanças climáticas — que tornam eventos extremos mais comuns — vão encarecer as apólices? 

Roberto Santos, da Confederação Nacional das Seguradoras, diz que as apólices não vão ficar mais caras especificamente por causa do evento do Rio Grande do Sul — mas ele diz que seguros já vêm encarecendo nos últimos anos por causa do aquecimento global e de eventos extremos mais comuns.

Essa tendência deve seguir nos próximos anos. Segundo dados da CNseg, em 2022 foram pagos R$ 10,5 bilhões em seguros rurais — um crescimento de 47% em relação ao ano anterior. O maior problema para a safra de grãos foram eventos climáticos extremos, como secas ou excesso de chuvas.

O encarecimento dos seguros por causa das mudanças climáticas é um problema global.

Nos Estados Unidos, duas grandes seguradoras — a AllState e a State Farm — pararam de oferecer seguros para novas residências na Califórnia, devido a grandes prejuízos que elas tiveram com incêndios florestais. O mesmo aconteceu com dezenas de seguradoras na Flórida, Estado americano que enfrenta todo ano uma temporada de furacões.

Roberto Santos, da CNseg, não acredita que este cenário possa acontecer no Brasil. Mas o país enfrenta problemas próprios — como o alto número de pessoas que vivem em áreas de risco. O governo federal está elaborando um novo Plano Nacional Sobre Mudança do Clima para lidar com esse problema.

Mulher limpando casa com lama
SEBASTIAO MOREIRA/EPA-EFE/REX/Shutterstock
Em Cruzeiro do Sul, algumas pessoas conseguiram voltar para suas casas, mas encontraram tudo devastado pelas enchentes

O próprio setor de seguros propõe um seguro social — com cobrança nas contas de luz — para pagar cerca de R$ 15 mil a famílias de baixa renda que fiquem desabrigadas por causa de tragédias climáticas.

Mas essas discussões ainda estão em andamento.

Por ora, um dos efeitos mais imediatos da quantidade de eventos climáticos extremos é o aumento na procura por seguros. Há dez anos, o setor de seguros representava 1% da economia brasileira — hoje ele representa 6%.

Com a frequência maior de grandes enchentes no Brasil, cresceram também os grandes prejuízos e os custos de se proteger deles.


domingo, maio 19, 2024

CINEMA. Veteranos brilham em Cannes.

 

Kevin Costner, Demi Moore e Richard Gere foram alguns dos principais nomes de Hollywood a preencher as capas dos jornais e revistas do século 20, mas nos últimos anos participaram de filmes que não agregaram ao legado construído no passado e por esse motivo não chegaram perto dos principais festivais de cinema do mundo. Isso mudou em 2024, as celebridades estão de volta a Cannes.

As últimas aparições em Cannes da atriz de 61 anos foram com filmes fracos e pequenos papéis na TV no início dos anos 2000. Mas agora ela volta a desfilar no tapete vermelho com o terror slasher "The Substance", que está concorrendo ao principal prêmio do festival, a Palma de Ouro.

Demi Moore

Em seu auge, Demi foi uma estrela global após o emocionante filme "Ghost - Do outro lado da vida", que foi co-estrelado pelo falecido Patrick Swayze, como um espírito de um empresário assassinado que cuida de sua namorada ceramista. Nele foi realizada uma das cenas mais famosas dos longametragens: o momento em que ele ajuda a moldar argila em uma cena sobrenatural e ofegante.

No filme, com um visual andrógino e destacando o uso de jardineira, ela ajudou a definir o estilo dos anos 1990, em seguida, Demi teve outros sucessos que definiram épocas com dramas vaporosos como "Proposta Indecente" e "Assédio sexual".

Uma sessão de fotos de Annie Leibovitz - mostrando a barriga de grávida de Demi na capa da Vanity Fair em 1991 - foi uma ideia impressionante na época, já copiada por Beyoncé, Rihanna e outros.

Além desses filmes, Demi Moore provou sua atuação em outros longas de peso dos anos 1990, como o drama de tribunal de sucesso "Questão de honra", ao lado de Tom Cruise e Jack Nicholson.

Mas, desde a virada do século, ela esteve nas manchetes mais por sua vida pessoal do que por sua atuação. Um destaque é o seu fascínio por colecionar bonecas, ela comprou uma casa inteira para armazenar sua coleção de 2 mil brinquedos.

Além disso, sua vida amorosa também repercutiu nos tabloides e jornais. Demi formou dois casais poderosos de Hollywood, primeiro na década de 1980 com o astro de "Duro de Matar", Bruce Willis, pai de suas três filhas, e depois com Ashton Kutcher, a última união terminando em 2013. Atualmente, ela se mudou para a casa de seu ex-marido Willis para cuidar do ator após ter um diagnóstico de demência.

Kevin Costner

O ator de 62 anos conquistou corações em sucessos como "Robin Hood: O príncipe dos ladrões" (1991) e como protetor de Whitney Houston em "O Guarda-Costas" (1992). Hoje, está de volta ao festival em seu gênero favorito, o faroeste, com o épico "Horizon: Uma Saga Americana".

Sua estreia como diretor em "Danças com Lobos", apesar de ser um faroeste de três horas, foi um sucesso global e em 1991 ganhou o Oscar duplo de melhor filme e diretor. A parceria com grandes diretores também se mostrou uma fórmula vencedora, de "JFK- A pergunta que não quer calar" (1991), de Oliver Stone, a "Um Mundo Perfeito" (1993), de Clint Eastwood.

Os fãs esperam que seu quarto longa como diretor - que está fora de competição em Cannes - marque um retorno à forma depois que uma série de fracassos milionários terem destruído sua carreira dourada no Oscar, especialmente "O segredo das águas" (1995) e "O mensageiro" (1997), que o transformaram em uma espécie de motivo de piada.

Ele continuou a trabalhar em papéis menores, mas investiu mais na música com sua nostálgica banda country "Kevin Costner & Modern West". Depois dessa sequência, o ator teve um ressurgimento tardio em seus 60 anos, graças à série de longa duração, "Yellowstone".

Richard Gere

Em 1999, Gere foi eleito o homem mais sexy do mundo de acordo com a revista People, quando tinha 50 anos. Até então, ele havia encantado o público com sua sedução silenciosa em "Um Oficial e um Cavalheiro" (1982) e, claro, no filme "Uma linda mulher", ao lado de Julia Roberts.

Ele e a supermodelo Cindy Crawford também formaram um dos casais mais famosos da geração. Mas progressivamente ele abriu mão do glamour para a meditação. Gere era budista desde os 25 anos, e cada vez mais usava sua fama para se manifestar, em particular contra o controle da China sobre o Tibete.

Gere desenvolveu uma estreita amizade com o Dalai Lama e fez um discurso inflamado contra a China no Oscar de 1993, que o impediu de participar de cerimônias futuras por 20 anos, assim como a China o baniu de entrar no país.

"Com o conhecimento da horrenda situação dos direitos humanos na China e no Tibete, me pergunto se todos nós poderíamos enviar amor, verdade e sanidade a Deng Xiaoping agora mesmo em Pequim, se talvez ele retirasse suas tropas, as tirasse do Tibete e permitisse que esse povo voltasse a viver como pessoas livres e independentes", disse Gere, na cerimônia.

Seu discurso também custou papéis no cinema nos anos 2000, quando Hollywood procurava explorar o vasto mercado chinês.

Para seu retorno a Cannes, o ator de 74 anos se reuniu com Paul Schrader - que o dirigiu em "Gigolô Americano" (1980) - para "Oh, Canada", interpretando um fugitivo da Guerra do Vietnã assombrado por seu passado.

Brasil em Cannes

A 77ª edição do Festival começou no dia 14 (quarta-feira) e segue até 25 (sábado) de maio de 2024. Entre os filmes que disputam a Palma de Ouro, prêmio de maior prestígio de Cannes está o brasileiro Motel Destino, dirigido por Karim Aïnouz.

Além dele, outros 5 filmes brasileiros serão apresentados no festival. São eles: "Baby" de Marcelo Caetano; o documentário "Lula", de Oliver Stone; “Amarela”, de André Hayato Saito; "A Menina e o Pote", da pernambucana Valentina Homem e a cópia restaurada de "Bye Bye Brasil" (1970), dirigido por Cacá Diegues.

sábado, maio 18, 2024

DEPOIMENTO DE JUCELINO NA PF NÃO DUROU 15 MINUTOS.

Fonte: O Estadão

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), foi intimado a prestar depoimento nesta sexta-feira, 17, à Polícia Federal, mas o interrogatório durou apenas 15 minutos. Segundo a assessoria do próprio ministro, ele avisou ao delegado que só aceitaria responder perguntas que tivessem relação com a operação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é investigado por usar emenda parlamentar para asfaltar uma estrada que corta a própria fazenda em Vitorino Freire, no Maranhão. Juscelino Filho se recusou a responder sobre outros assuntos.

Diante da imposição de limites feita pelo ministro das Comunicações, o delegado do caso encerrou antecipadamente o interrogatório.

A investigação ocorre após o Estadão revelar que Juscelino destinou R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar a estrada. O dinheiro foi repassado pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). A obra é tocada pela Construservice, empresa investigada por supostamente pagar propina a servidores para obter obras no estado.

Em nota, Juscelino afirmou que o depoimento durou cerca de 15 minutos pois teria sido encerrado “abruptamente” pelo delegado. O ministro acusou o servidor de “basear suas perguntas em informações que extrapolam o objeto da apuração”, o que, segundo ele, evidencia que o “propósito da investigação é devassar a minha vida e encontrar algo contra mim a qualquer custo”. A assessoria do ministro informou que ele aceitou responder perguntas iniciais relacionadas a Vitorino Freire, cidade onde está a fazenda de sua família e onde fica a estrada que emenda parlamentar bancava o asfaltamento.

“Esse método repete o modus operandi da Operação Lava Jato que, como sabemos, resultou em consequências danosas a pessoas inocentes”, acrescentou. Procurada, a Polícia Federal não se manifestou.

A nota do ministro ainda sustenta que a destinação de verbas por emenda quando Juscelino Filho era deputado federal foi regular e beneficiava moradores da região. Um relatório produzido pela Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou a apuração do Estadãoa pavimentação da estrada só atendeu às necessidades do ministro e não beneficiou a população local.

“De um total de 23,1 km, envolvendo R$ 7,5 milhões, 18,6 km, 80%, beneficiariam as propriedades do parlamentar e, ao que parece, de forma individual. Os restantes 4,5 km beneficiariam cinco povoações locais e ainda de forma isolada sem integração com a rodovia estadual, nem com a sede do município”, diz um trecho do relatório da CGU.

Os técnicos da Controladoria dizem ainda que os 4,5 km próximos às propriedades da Fazenda Alegria de Juscelino não se “mostram suficientes para atender ao objetivo de fornecer melhor escoamento e acesso a serviços públicos pela população das povoações beneficiadas, pois não foi prevista uma conexão para se chegar ao centro do município ou a uma rodovia pavimentada”.

O relatório aponta a existência de vários outros locais em Vitorino Freire com quantidade “significativamente maior” de casas, sem asfaltamento, e que poderiam ter sido beneficiadas pela pavimentação, caso o objetivo fosse realmente atender os moradores.

A Polícia Federal suspeita que Juscelino possa integrar a organização criminosa envolvida com o desvio de verbas da Codevasf. A cidade de Vitorino Freire é governada atualmente pela irmã do ministro, a prefeita Luanna Rezende (União Brasil).

Em setembro de 2023, Luanna foi afastada da prefeitura pela Justiça, após ser alvo da Operação Benesse. Ela retornou ao cargo dias depois, graças a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Estadão
As conexões entre Juscelino e a obra de Vitorino Freire Foto: Estadão

Conforme já havia mostrado o EstadãoVitorino Freire tem um terço da população vivendo em ruas de terra. Apesar disso, a obra mais cara de pavimentação contratada pela prefeitura foi nos últimos cinco anos foi a da estrada que corta oito fazendas do ministro das Comunicações.

Ao custo de R$ 5 milhões, garantidos com verba do orçamento secreto direcionada pelo ministro a seu reduto eleitoral, a intervenção custará 25% de tudo o que a prefeitura pôde investir para asfaltar ruas entre 2017 e 2022

MAIS UMA GIGANTE ENDIVIDADA.

Não é de hoje que os especialistas do mercado financeiro alertam que as grandes varejistas não conseguirão se manter no mercado por muito tempo. Lembro rapidamente do caso Ricardo Eletro e não dá pra esquecer das Americanas.

A novidade agora é a poderosa Polishop. Em abril deste ano, o presidente e fundador da Polishop, João Appolinário, afirmou ao Estadão/Broadcast que a companhia buscava uma reestruturação extrajudicial junto a seus credores. Em um pedido à Justiça feito à época, ele disse que o endividamento bancário da empresa havia diminuído de R$ 270 milhões em janeiro de 2022 para R$ 84 milhões em 2024.

Isso mesmo, o que diminuiu foi a dívida.

Segundo a movimentação do processo no site do TJ-SP, na última segunda-feira, 13, foi feita uma petição para que o perito se manifestasse no processo. Esse especialista irá verificar todos os documentos do processo, tais como informações sobre dívidas, credores e outros, e fazer um relatório ao juiz, para que este possa dar a sua sentença.

A Polishop recorreu à Justiça inicialmente em abril deste ano pleiteando uma tutela antecipada –uma espécie de decisão temporária até que o mérito da ação seja julgado– para suspender as execuções de dívidas da empresa. À época, Appolinário informou que os fatores que levaram a empresa às dívidas envolvem os efeitos da pandemia, o aumento do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) e a crise do crédito motivada pelo caso Americanas.

Certamente, os tais efeitos da pandemia ainda se mostram presentes em diversos segmentos. 

A Polishop já fechou mais de 100 lojas em shoppings e é alvo de mais de 50 ações de despejo

sexta-feira, maio 17, 2024

MAIS UM FEMINICÍDIO - MARIDO CONFESSA

 Um homem identificado como Carlos Augusto Alves, de 43 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira (16), após confessar em depoimento à polícia, que matou a própria companheira, Cristiane Costa Alves, de 37 anos. O crime aconteceu na madrugada dessa quarta-feira (15), na cidade de Viana, baixada maranhense.

A Polícia Civil ainda não divulgou o que teria motivado o crime de feminicídio. Com este, sobe 20 o número desse tipo de crime registrado no Maranhão somente em 2024.

De acordo com a Polícia Civil, após o desaparecimento da esposa, Carlos Augusto chegou a ir até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

Em depoimento, ele contou que por volta das 4h da madrugada de quarta-feira, ele e a vítima haviam saído de moto, para sacar uma certa quantia em dinheiro do Seguro Defeso.

Na volta para casa, ela teria pedido para pegar um atalho e nese local, ambos teriam sido surpreendidos por dois criminosos em uma moto, que a levaram sem deixar pistas.

A polícia foi acionada e a mulher foi encontrada com sinais de asfixia. A vítima deixa três filhos.


SUSTENTABILIDADE