22/12/2025

OAB que se dane, diz juíza, ao mandar PM retirar advogados de prerrogativas de sessão.

oab que se dane juíza

Imagem de arquivo de plateia em julgamento no Rio de Janeiro 
Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

A "OAB que se dane", disse a juíza Mônica Cataria Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, durante uma discussão com um advogado na segunda-feira (15/12) e mandou a Polícia Militar (PM) retirar os advogados da comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT) do plenário no Fórum de Cuiabá.

Está passando da hora do CNJ começar a dar cursos de ética à magistratura e ensinar, como se ensina o beabá, qual a importância da advocacia e qual o papel do juiz no julgamento do  Tribunal do Júri.

Em um vídeo circulado nas redes sociais, é possível ver a juíza dizendo "pode até chamar o presidente da OAB", após o advogado pedir que ela reconsiderasse a retirada dos representantes da entidade da sala.


Segundo uma nota publicada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nesta terça-feira (16/12), os advogados estavam gravando os jurados do Tribunal do Júri — algo que é explicitamente vedado por resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela jurisprudência. A imagem e a identidade dos jurados são protegidos para garantir a independência do veredito e a sua segurança pessoal. 

Veja bem, se houve qualquer conduta imprópria do advogado no exercício da profissão, caberia a magistrada encaminhar o fato para a apuração competente, que é da OAB. E se ela não gostar, que tente mudar a lei, mas até lá, tem que seguir, como qualquer servidor público.

📹 Reprodução/@renanpcanto

Nenhum comentário:

RADIOWEB

AGORA NA

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.

Radioweb RA Notícias

Radioweb RA Notícias
Clique na imagem para ouvir