O site O Maranhense, do blogueiro Sérgio Matias divulgou uma interessante análise da história recente da política de Bacabal.
Ele constata que a última vez que a oposição comemorou uma vitória nas eleições municipais em Bacabal foi em 2012, portanto, há mais de década.
Segue:
Naquela oportunidade, o pecuarista José Alberto Veloso elegeu-se derrotando Patrícia Vieira, que veio a substituir Zé Vieira como cabeça de chapa após o ex-prefeito ter a candidatura negada pela Justiça Eleitoral.
Tanto Zé Vieira como Patrícia foram apoiados pelo prefeito da época, Dr. Raimundo Lisboa, que estava no término do segundo mandato e bastante desgastado politicamente.
Desde então, aqueles que fazem oposição ao governo municippal amargaram seguidas derrotas, a começar por Roberto Costa, em 2016; Cesar Brito, na eleição suplentar em 2028; Expedito Jr, em 2020; e, por fim, Marcos Miranda, em 2024.
Na opinião de Matias, é muito provável que essa fase se estenda. Marcos Miranda, que desde a campanha passada se autointitula líder da oposição, até hoje não foi capaz de formar um grupo sólido, que possa medir forças de igual para igual com a situação, ainda mais que o prefeito é Roberto Costa, alguém que, como poucos, sabe a hora certa de tomar iniciativas quando o assunto é política partidária.
Concordo com Sérgio em toda a sua análise e acrescento que, sem grupo e sem um planejamento adequado, não tem dinheiro que ganhe eleição em Bacabal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI. 👇
Sua opinião é importante.