Pular para o conteúdo principal

Buscas sem mandado liberadas nos EUA

 

Cena do filme:
A menina que roubava livros 


Se você ainda não percebeu é porque você está sendo cego. O estado democrático de direito está sendo corroído nos EUA. 

Entenda 

O governo de Donald Trump autorizou uma mudança na atuação da Immigration and Customs Enforcement (ICE) — o FBI da imigração dos EUA.

Isso, na prática, significa que os agentes poderão entrar em residências sem mandado judicial, usando apenas ordens administrativas internas.

É o direito perdendo espaço para o autoritarismo. 

Essa conduta policial rompe uma linha histórica do direito americano. Pela Quarta Emenda, só um juiz podia autorizar a entrada forçada em casas. Ordens assinadas por autoridades do próprio governo nunca permitiram isso.
  • A Mudança (2026): Um memorando interno do ICE, revelado por denunciantes (whistleblowers) em janeiro de 2026, instruiu os agentes a entrar em residências usando apenas um mandado administrativo (emitido pelo próprio ICE) para prender imigrantes com ordem final de deportação, sem precisar de um mandado assinado por um juiz.
  • Resistência: há relatos de que parte da população, armada, estão patrulhando as ruas e protegendo seus vizinhos imigrantes. Até parece cena da Alemanha Nazista quando populares escondiam judeus em seus porões. "A Menina que Roubava Livros" (The Book Thief, 2013)
Se você ainda não viu o filme, assista o trailer e confira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CPMI DO INSS

Ex-dirigente do INSS nega ter cometido irregularidades em depoimento à CPMI Em depoimento à CPMI do INSS, o ex-coordenador Jucimar da Silva negou participação na autorização de descontos associativos, afirmando atuar apenas na folha de pagamento.  Ele disse não ter indicação política e que seus pareceres eram técnicos.  O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), contestou, citando saltos nos descontos ilegais e pareceres favoráveis a entidades investigadas, como Conafer e Contag. Suspenso da função por ordem da Justiça, Jucimar reiterou que não tinha poder decisório. Ouça a reportagem da Rádio Senado:

BOULOS CONTRARIA JANJA

  Boulos contraria Janja e bateu o martelo sobre quem comandará a Secretaria de Juventude, pasta mais importante de seu ministério. A escolhida foi a pernambucana Vitória Genuíno, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Ou seja, a nova comandante da Juventude será do grupo Boulos. S egundo fontes do Palácio do Planalto, Janja tentava, desde o início do terceiro mandato do marido, emplacar como secretário o influenciador René Silva, fundador do jornal comunitário “Voz das Comunidades”. Agora é esperar pra saber se a primeira dama vai aceitar essa puxada de tapete. 

NEGÓCIOS

  A nova amiga da Puma é a Anta  Ficou confuso? Calma, estamos falando de business .  As ações da Puma dispararam mais de 9% no  pre-market  após a chinesa  Anta Sports comprar 29% da marca por € 1,5 bilhão,  tornando-se a maior acionista da empresa alemã. O mercado leu o movimento como voto de confiança para a gigante esportiva num momento em que a empresa tenta se reerguer após  perder quase 50% de seu valor no ano passado . Enquanto a Puma passa a ganhar força na Europa e América Latina, o acordo faz com que a Anta acelere sua expansão no Ocidente, aumentando seu portfólio, que já conta com FILA, Salomon, Wilson, Arc'Teryx e outras.