Não é o meu assunto predileto, mas Junior Pacifico de Paula tem o dom de falar de todos os assuntos de modo leve e a minha curiosidade aguçou ao ler esse artigo.
Com a leitura, a gente começa a entender o comportamento incompreensível da humanidade em guerras.
Aproveite o seu domingo e tenha uma excelente leitura.
AS GUERRAS SÃO NECESSÁRIAS?
![]() |
Junior Pacifico de Paula – Engenheiro – Empresário – Ambientalista |
Todos os dias, os noticiários dos meios de comunicação, retratam as atrocidades das guerras, principalmente na Ucrânia e na Faixa de Gaza e incrédulos, assistimos cenas terríveis de crueldade, notavelmente o assassinato de mulheres e crianças inocentes e nos perguntamos até onde vai a bestialidade humana.
O homem é um ser eminentemente bélico, ao longo de toda história conhecida, sempre esteve envolvido em conflitos, desde o tempo que habitava as cavernas. Se for pinçado qualquer período da história da humanidade, haverá pelo menos vinte conflitos bélicos, em algum lugar deste planeta, principalmente na África (berço da humanidade), onde existem conflitos tribais, alguns já duram dezenas de anos. EM 2024, foram identificados 92 confrontos ao redor do mundo.
O célebre filósofo e escritor israelense, Yuval Noah Harari, autor de diversos best sellers, dentre eles, “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, onde diz que o homem tem três grandes temores: a fome, a peste e as guerras, esta última, as guerras, nos acompanham por toda a existência humana, no tempo das cavernas os grupos de hominídeos lutavam na disputa dos melhores locais para a caça, para lhes garantir a sobrevivência. Atualmente, os motivos são outros pois além da terra, existem questões políticas e econômicas.
É bastante interessante se conhecer as inovações cientificas que surgiram nas guerras, movidas pelas necessidades prementes e urgentes de se obter uma vitória, o decorrer das guerras sempre foi identificado como um período de incrível criatividade científica.
Como exemplo, vamos citar algumas descobertas notáveis que surgiram durante estes conflitos, principalmente na Segunda Guerra Mundial, tente imaginar nosso mundo Hodierno, sem os seguintes itens: computador, laser, macarrão instantâneo, leite condensado, forno microondas, produção em massa de antibióticos, controle de trafego aéreo, GPS, serviços de ambulância, internet, zíper, rádio sem fio, radar, controle remoto, alarmes de fogo, porta aviões, aço inox, horário de verão, calça feminina, penicilina, vacinas contra a gripe, motores à jato, transfusão de plasma sanguíneo, submarinos, soro fisiológico e muitos outros, é importante uma reflexão de como seria a vida cotidiana sem estas descobertas.
O historiador e arqueólogo inglês Ian Morris, pregava que as guerras tem uma serie de aspectos positivos, em primeiro lugar, têm-se o controle das populações e do avanço científico recorrente aos conflitos, além de aumentar a esperança média de vida dos sobreviventes e na forma como influencia a ocupação de territórios de forma mais harmônica e organizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante.