O Governo do Maranhão estabeleceu o período de proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos 217 municípios do estado. 

O decreto estadual tem como objetivo principal reforçar a prevenção aos incêndios florestais durante o período de estiagem, proibindo o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas. Visa ainda coibir práticas que contribuem para as queimadas e o desmatamento ilegal, protegendo o meio ambiente, a saúde da população e os recursos naturais do estado.

No decreto assinado na quarta-feira (9) pelo governador Carlos Brandão, o período proibitivo vai de 1º de julho a 15 de novembro de deste ano como parte das ações do programa Maranhão Sem Queimadas.

Apesar do programa e do esforço das autoridades, as marcas das queimadas estão em toda parte. É só deixar a janela aberta para seua móveis cobrirem de cinzas. É só andar pelas estradas do estado e presenciar as queimadas constantes 

Na sua opinião, de quem é a culpa por tanta queimada. Do poder público que não fiscaliza ou da população que não se conscientiza❓️

O programa Maranhão Sem Queimadas é uma ação estratégica do Governo do Maranhão realizada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e tem caráter preventivo e de combate a incêndios florestais, que atua de forma integrada com órgãos municipais, estaduais, federais e a sociedade civil.

“Ampliar e fortalecer as medidas para prevenir e combater as queimadas é um desafio que temos que enfrentar juntos, daí a importância não só da legislação, mas do trabalho integrado com as instituições parceiras, órgãos públicos, empresas e sociedade civil", disse o governador.

E VOCÊ, O QUE ACHA ❓️

DEIXE SUA OPNIÃO NOS COMENTÁRIOS 👇