McLaren pode quebrar regra interna para garantir título.
A luta pelo título de pilotos se tornou ainda mais acirrada. quando Max Verstappen, com sua recuperação fantástica, colocou a McLaren em uma posição desconfortável, forçando a equipe a considerar medidas que, até então, pareciam impensáveis.
Andrea Stella, chefe da McLaren, afirmou que a equipe pode ter que quebrar uma de suas regras internas para garantir que um de seus pilotos conquiste o título. A equipe nunca admitiu favorecer um dos pilotos e perdeu pontos importantes esse ano.
Atualmente, Lando Norris lidera a classificação, com 16 pontos de vantagem sobre Oscar Piastri.
Para Norris, o cenário é claro, pois basta um terceiro lugar em Abu Dhabi para garantir o título. Já para Piastri, a situação é mais complexa, pois ele precisa superar Norris por 17 pontos e Verstappen por 5, o que torna a disputa mais desafiadora.
Depois de uma estratégia desastrada no Catar, que deixou Piastri frustrado por não ter conseguido uma vitória que parecia certa, Stella reconheceu que erros da equipe em corridas anteriores, (como o incidente na desclassificação dupla em Las Vegas) e a decisão errada de não parar durante o Safety Car no Catar, custaram pontos preciosos e impactaram diretamente as chances de título dos pilotos da McLaren.
Apesar disso, Stella se manteve firme em sua filosofia de permitir que os pilotos disputem de forma justa. No entanto, o chefe da McLaren também não descartou a possibilidade de usar ordens de equipe para garantir que um de seus pilotos se sobreponha a Verstappen, caso isso seja necessário:
“Vamos deixar ambos os pilotos em condições de competir e seguir suas aspirações, mas o mais importante para nós é estar em condições de superar Verstappen com um dos nossos dois pilotos”, afirmou Stella.
Depois de uma primeira parte da temporada muito dominante, a McLaren agora se vê em uma situação crítica.
A filosofia de manter a disputa aberta entre seus pilotos, as famosas ‘regra papaya’, está sendo testada, e Stella deixou claro que, se for necessário para garantir o título, ordens de equipe serão uma opção.
A temporada chega ao fim no próximo final de semana em Abu Dhabi, e as decisões da McLaren durante a corrida, poderão definir se a estratégia adotada pela equipe será a chave para o tão esperado título de pilotos na Fórmula 1.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI. 👇
Sua opinião é importante.