Pular para o conteúdo principal

TEM NOVA SECRETÁRIA NA SEGURANÇA PÚBLICA

 

Coronel Augusta Andrade assume Secretaria de Segurança Pública do MA. (Divulgação)

Augusta Andrade assume Secretaria de Segurança Pública do MA

Carlos Brandão anuncia nova secretária e destaca trajetória marcada pela proteção a mulheres vítimas de violência.

Ipolítica

Ninguém vai questionar a qualificação da coronel Augusta Andrade, que assumiu a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão, mas é sintomático que o governador Carlos Brandão tenha nomeado uma mulher, logo após a crise que exonerou o ex-secretário.

Segundo o governador, a nova secretária terá a missão de ampliar as ações de proteção à população maranhense e dar continuidade às políticas públicas da área de segurança, mas não disse nada sobre o caso do seu antecessor, que saiu pela porta dos fundos.

Augusta Andrade chega ao comando da pasta em um momento de reorganização na segurança estadual após o afastamento do ex secretário, que até então era apresentado como o melhor gestor de segurança pública da história do Maranhão.

A expectativa é que a gestão mantenha o foco em ações estratégicas de enfrentamento à violência e faça a população esquecer o escândalo de importunação. A nomeação foi comunicada por meio das redes sociais do governador.

Trajetória da nova secretária inclui atuação na proteção de mulheres

Antes de assumir o cargo, Augusta Andrade ganhou destaque pelo trabalho à frente da Patrulha Maria da Penha, em São Luís. Durante dois anos, coordenou ações voltadas à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, garantindo acompanhamento de casos com medidas protetivas.

Nesse período, mais de 2 mil mulheres foram atendidas pela patrulha, com ações voltadas à prevenção de agressões e ao acolhimento das vítimas.

A coronel também foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio Viva, promovido pela revista Marie Claire em parceria com o Instituto Avon, que destaca iniciativas de combate à violência contra a mulher.

Segunda mulher a alcançar o posto de coronel no MA

Augusta também entrou para a história da segurança pública do estado ao se tornar a segunda mulher a alcançar a patente de coronel da Polícia Militar do Maranhão.

A trajetória na corporação começou ainda na juventude, quando decidiu seguir carreira militar e passou por diversas funções até alcançar o posto mais alto da hierarquia. Ao longo dos anos, acumulou experiência em áreas operacionais e administrativas, consolidando sua atuação na segurança pública.

Boa sorte a nova Secretária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CPMI DO INSS

Ex-dirigente do INSS nega ter cometido irregularidades em depoimento à CPMI Em depoimento à CPMI do INSS, o ex-coordenador Jucimar da Silva negou participação na autorização de descontos associativos, afirmando atuar apenas na folha de pagamento.  Ele disse não ter indicação política e que seus pareceres eram técnicos.  O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), contestou, citando saltos nos descontos ilegais e pareceres favoráveis a entidades investigadas, como Conafer e Contag. Suspenso da função por ordem da Justiça, Jucimar reiterou que não tinha poder decisório. Ouça a reportagem da Rádio Senado:

BOULOS CONTRARIA JANJA

  Boulos contraria Janja e bateu o martelo sobre quem comandará a Secretaria de Juventude, pasta mais importante de seu ministério. A escolhida foi a pernambucana Vitória Genuíno, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Ou seja, a nova comandante da Juventude será do grupo Boulos. S egundo fontes do Palácio do Planalto, Janja tentava, desde o início do terceiro mandato do marido, emplacar como secretário o influenciador René Silva, fundador do jornal comunitário “Voz das Comunidades”. Agora é esperar pra saber se a primeira dama vai aceitar essa puxada de tapete. 

NEGÓCIOS

  A nova amiga da Puma é a Anta  Ficou confuso? Calma, estamos falando de business .  As ações da Puma dispararam mais de 9% no  pre-market  após a chinesa  Anta Sports comprar 29% da marca por € 1,5 bilhão,  tornando-se a maior acionista da empresa alemã. O mercado leu o movimento como voto de confiança para a gigante esportiva num momento em que a empresa tenta se reerguer após  perder quase 50% de seu valor no ano passado . Enquanto a Puma passa a ganhar força na Europa e América Latina, o acordo faz com que a Anta acelere sua expansão no Ocidente, aumentando seu portfólio, que já conta com FILA, Salomon, Wilson, Arc'Teryx e outras.