Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 Últimas Notícias: 📸 Uma Foto e Mil Conjecturas: 🎬🚥 Trailer Dublado de "F1 – The Movie" Já Está no Ar! Confira!✈️ Espaço Aéreo em Alerta: Aviões do Mundo Todo Desviam Suas Rotas do Irã 🚨ADVOGADOS SUSPEITOS DE MATAR CLIENTES.⚠️ ELEIÇÕES 2026. CAMARÃO QUE DORME A ONDA LEVA.🌏Acompanhe tudo no Blog Rogério Alves!

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.

quinta-feira, setembro 10, 2015

  DISCUTIMOS A MAIORIDADE PENAL: QUANDO A PRISÃO NÃO É A MELHOR SOLUÇÃO.

Nas prisões comuns há um déficit de 200 mil vagas, e 40% dos presos ainda aguardam julgamento. Desses, apenas 40% serão condenados.

“A situação carcerária brasileira é calamitosa, as unidades são superlotadas, as violências física, sexual e psicológica são enormes, falta acesso a saúde, educação e trabalho”, diz Raquel da Cruz Lima, coordenadora de pesquisa do Programa Justiça sem Muros.

 Seria esse o lugar ideal para enviar jovens de 16 e 17 anos? 

“Mesmo o sistema mais precário de medidas socioeducativas é melhor que o sistema prisional. Se o jovem tem alguma chance de se recuperar, é lá, porque passa mais pela educação do que pela punição”, explica a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella. 

De fato, o índice de reincidência dos infratores da Casa, de 15%, é menor que o das penitenciárias, com 70% — ainda que o primeiro não leve em consideração os jovens que voltam a ser pegos pela polícia, mas vão parar na cadeia. 

 Por fora, com arame farpado, guardas e grades por todos os lados, o Centro de Atendimento Socioeducativo a Adolescentes (Casa) Jardim São Luiz I, inaugurado em 2011 na zona sul de São Paulo, parece uma prisão como outra qualquer. Por dentro, suas acomodações nem de longe lembram o Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, onde três detentos foram decapitados em 2014. Ao entrar na unidade, as grades são coloridas de um amarelo vivo, há pinturas na parede e até um mural com poemas de Dia das Mães.


Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI.
Sua opinião é importante e ajuda a formar a consciência coletiva.

MATÉRIA EM DESTAQUE

É Nação que Chama? Uma Tarde Histórica!

NO INSTA

POLÊMICA NA REDE. Confira o vídeo que está circulando no Instagram

Ver esta publicação no Instagram

Se você tiver dificuldades para visualizar o vídeo, clique aqui para assistir diretamente no Instagram.