(Foto: Divulgação)
O Maranhão teve um saldo positivo de 22.039 empregos formais em 2023, atingindo um total de 600.891 empregos formais ativos. |
Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mas se você é de qualquer cidade do interior do estado deve está se perguntando onde estão esses empregos com carteira assinada.
Ao analisar a distribuição das contratações, observou-se que o setor de serviços liderou o ranking de melhores resultados, com um aumento de 8.919 vínculos, seguido pelo comércio com 7.906. Contribuíram positivamente, também, os setores da indústria (2.961 vínculos gerados), a agropecuária (1.907) e a construção civil (346). Tudo bem, acho que ninguém discorda que o setor de serviços é muito importante no turismo, mas emprego com carteira, ninguém vê no interior.
Vejam bem, o emprego no setor de serviços foi impulsionado pelas ‘atividades de apoio à gestão de saúde’ (+947 vínculos), ‘serviços combinados de escritório e apoio administrativo’ (+880 vínculos) e ‘limpeza em prédios e domicílios’ (+659 vínculos), porém, estas contratações foram concentradas em São Luís (MA).
Já o setor do comércio foi o segundo maior gerador de novos empregos.
As atividades que se destacaram foram: ‘comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios’ (+828 vínculos), ‘supermercados’ (+635 vínculos) e ‘comércio varejista de combustíveis para veículos automotores’ (+534 vínculos).
Portanto, no interior só tem vaga para frentista (dos postos de gasolina dos ex-prefeitos) e para funcionários do Mateus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário