Pesquisar este blog

ULTIMAS NOTÍCIAS

🔴 ÚLTIMAS NOTÍCIAS ▶️ FLAMENGO VENCE O INTERNACIONAL NO BEIRA-RIO E ESTÁ NAS QUARTAS DA LIBERTADORES | Assista ao Compacto do jogo ▶️ Curso de medicina com nota baixa pode ter corte de vaga ou extinção: Estudante do 4° ano da graduação será avaliado a partir de 2026 ▶️ Bento Vieira fala sobre o rompimento da prefeita de Bom Lugar com o seu vice Sérgio Miranda e analisa as eleições para deputado estadual em Bacabal. ▶️ Grupo de Caxias ganha Mega-Sena: bolão premiado leva R$63 milhões ▶️ Barroso nega aposentadoria antecipada no STF e rebate críticas sobre 'ditadura do Judiciário: Mandato do ministro como presidente da Corte termina no dia 30 de setembro. 🔴 Acompanhe tudo no Rogério Alves Notícias!

06/03/2025

TRUMP AVANÇA SOBRE O MUNDO ASIÁTICO

Fonte: Reuters

A empresa de semicondutores de Taiwan TSMC planeja fazer um novo investimento de 100 bilhões de dólares nos Estados Unidos que envolve a construção de cinco instalações adicionais de chips nos próximos anos, anunciou seu CEO com o presidente Donald Trump nesta segunda-feira.

A posição dominante de Taiwan como fabricante de chips usados em tecnologia, de celulares e carros a caças, provocou preocupações de excesso de dependência da ilha, especialmente quando a China aumenta a pressão para afirmar suas reivindicações de soberania.

OPINIÃO 

POR ROGÉRIO ALVES 



O anúncio de um novo investimento bilionário da TSMC nos EUA reflete o avanço da política externa de Donald Trump no fortalecimento da independência tecnológica americana e na redução da dependência da Ásia, especialmente de Taiwan. 

Essa movimentação se alinha à estratégia de Trump de pressionar a China economicamente e reforçar laços com aliados estratégicos no Indo-Pacífico.

Taiwan é um ponto central dessa disputa, pois sua indústria de semicondutores, liderada pela TSMC, domina a fabricação de chips avançados, essenciais para diversas tecnologias, incluindo armamentos e inteligência artificial.
Para a China, a ilha não é apenas um território que reivindica, mas também um ativo tecnológico crucial. 

Por isso, qualquer tentativa dos EUA de estreitar relações com Taiwan, seja por investimentos ou cooperação militar, intensifica a rivalidade sino-americana e pode gerar reações agressivas de Pequim.

Nenhum comentário:

MATÉRIA EM DESTAQUE

ROBERTO COSTA TÁ NA MÍDIA

OUÇA NOSSA RÁDIO AQUI

🎙️ Rádio Rogério Alves Notícias – Ao Vivo

▶️ Clique em Ouvir para começar a transmissão.