Comissários admitiram que o piloto da Ferrari deveria ter recebido punição pelo incidente no GP da Bélgica. Hamilton foi punido em lance semelhante
Por Redação Ge — Rio de Janeiro

Kimi Antonelli conquista o GP d Bélgica e soma sua sexta vitória no ano; veja
Na noite desta quinta-feira (23), a FIA realizou o primeiro de dois encontros anuais entre os pilotos e os comissários da Fórmula 1. Segundo o jornalista Jon Noble, do The Racer, os comissários teriam admitido, durante a reunião, que deveriam ter punido Leclerc pela colisão com Oscar Piastri no GP da Bélgica.
As reuniões têm o intuito de discutir como os incidentes são gerenciados e se é necessário fazer ajustes nas diretrizes de pilotagem da F1 para aumentar a consistência.
Disputa entre Charles Leclerc e Oscar Piastri, com Lewis Hamilton de fora, arranca pedaço de carro no GP da Bélgica da F1 2026 — Foto: Clive Rose/Getty Images
O incidente foi um dos principais temas debatidos no encontro. Na ocasião, o piloto da Ferrari pressionou Piastri na entrada da curva Les Combes e os dois colidiram, causando danos no assoalho do carro da McLaren.
Após revisão dos comissários, o episódio foi tratado como incidente de corrida e o monegasco não recebeu punição. Segundo eles, o australiano não tinha nenhuma chance real de ultrapassagem e que Leclerc estava seguindo a sua linha de corrida normal.
A decisão gerou muitas críticas entre os pilotos, que passaram a temer que isso abrisse um precedente para defesas cada vez mais agressivas nas zonas de frenagem. Em um incidente semelhante, Lewis Hamilton recebeu uma punição de cinco segundos por um toque com George Russell, ainda na primeira volta. A penalidade também gerou debate e foi considerada por muitos, inclusive pelo piloto da Mercedes, como um incidente de corrida.
Toque de Hamilton tirou Russell do GP da Bélgica — Foto: Christian Hartmann/Reuters
Após a corrida, Piastri falou sobre o incidente e disse que esse tipo de situação não deveria ser aceitável :
- Se pensamos que esse tipo de situação está tudo bem, então existe um problema. Uma coisa é ter contatos assim. Entretanto, saber que você pode deixar o mínimo absoluto de espaço para outro piloto e escapar disso não é exatamente a situação ideal. - disse à imprensa após o GP da Bélgica.
Leclerc também admitiu ter ido um pouco longe demais e que não quer ter esse tipo de disputa o tempo todo:
- Concordo em parte com o Oscar. No carro, tento sempre levar as coisas ao limite, mas com ele fui um pouco além. Talvez não seja a forma como quero correr sempre, porque também é arriscado para mim. Tento sempre deixar o espaço mínimo possível, e desta vez foi talvez demais. - disse o monegasco durante a conferência de imprensa antes do GP da Hungria.
GP da Grã-Bretanha terminou com safety car à frente de Leclerc, vencedor da prova — Foto: BEN STANSALL / AFP
Além disso, a reunião definiu uma mudança imediata. Os comissários passarão a adotar maior tolerância na análise de incidentes durante as relargadas após o Safety Car, considerando as dificuldades causadas pela baixa pressão dos pneus e pelo gerenciamento de energia dos carros.
A reunião contou com a presença da maioria dos pilotos, embora Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Lance Stroll, Sergio Perez e Valtteri Bottas não tenham comparecido.
Veja também
Agente do jogador vai se reunir com José Boto para debater os últimos trâmites da chegada do argentino ao Rio de Janeiro
Português de 27 anos aproveita a estrutura do clube para manter o físico
Astro de 41 anos aceita redução drástica de seus vencimentos para acertar por duas temporadas com franquia da Pensilvânia; decisão é motivada por busca de mais um título da NBA
Volante Leandro Paredes voltou a jogar pelo Boca Juniors apenas cinco dias após a derrota para a Espanha na decisão
Conversas sobre renovação com atacante holandês devem ter desfecho em breve
Próximo jogo do Fortaleza na Série B será na terça-feira (28), às 21h35, na Arena Castelão
Leão negocia 60% dos direitos do atleta, mantém participação futura e deverá ter os atletas Chico da Costa e Murillo cedidos pelo clube mineiro por empréstimo
Com tendinite no joelho, atacante não treinou nesta sexta. Alex Sandro deve reassumir a lateral
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/A/M/DBkBNbQ9GtaVTyss6Iuw/gettyimages-2286753210.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/I/h/owetZcRYKKjbsqEyw5GA/2026-07-19t132003z-1660504567-up1em7j111e0s-rtrmadp-3-motor-f1-belgium.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/d/H/es5Q91T42TUUnNQTTa9Q/afp-20260705-b9b872g-v1-midres-76432945.jpg)

Comentários